Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Hilton e Fernanda Gonçalo prestigiam morte do Boi de Axixá

O ritual encerra a temporada 2017 da brincadeira axixaense

22519472_934175326736290_2059104195227841384_n

Os prefeitos Hilton Gonçalo, de Santa Rita; e Fernanda Gonçalo, de Bacabeira, participaram neste domingo (15), da morte do Boi de Axixá, que chegou a sua 58ª edição. O tradicional ritual, realizado desde sábado (14), em sua sede no município axixaense, contou com vários atrações.

Convidado para ser o padrinho do boi na próxima temporada, Hilton Gonçalo avaliou a importância do ritual para a cultura maranhense.

“O período junino já encerrou e, nada melhor do que marcar o momento da deslumbrante temporada realizando o típico ritual que reúne os brincantes e convidados para celebrar essa tradição que é preservada e faz parte da história do Bumba Meu Boi do Maranhão”, declarou.

22448310_934175340069622_5443707280810401593_n

O evento marca a conclusão de mais um ciclo festivo, em que os brincantes se empenham desde a preparação do ambiente até a encenação do ritual, é um momento de inclusão cultural e social, que demonstra o envolvimento dos participantes em torno dessa manifestação.

22448265_934175333402956_2291921279485615885_n

“Ato de aproximação” de Flávio Dino, diz Fufuca sobre nomeação de pepista para Sedel

Presidente estadual do PP no Maranhão, o deputado federal André Fufuca comentou ontem (13) a nomeação de um indicado do partido para o posto de secretário de Estado do Esporte e Lazer.

Ex-assessor do parlamentar, Heverton Rodrigues Pereira foi confirmado como substituto de Márcio Jardim (PT) na pasta.

Para Fufuca, a mudança no primeiro escalão do Governo do Estado é um “ato de aproximação” do governador Flávio Dino (PCdoB) com o PP – com quem ele sonha contar em 2018.

“É um ato de respeito e aproximação do governador com o Partido Progressista, o momento em que o mesmo escolhe um dos seus quadros para ajudar na administração”, afirmou Fufuca.

O namoro agora parece ter engrenado.

Wellington apresenta proposta de prevenção e combate a queimadas

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, proposta que tem por objetivo prevenir e combater as queimadas no Maranhão. A solicitação do deputado Wellington foi motivada por denúncias de maranhenses que passaram por rodovias e puderam constatar que as queimadas caracterizam as vias do Maranhão, vez ou outra.

Ao justificar a solicitação, Wellington, que é membro do Parlamento Amazônico, destacou a necessidade de ações conjuntas.

“Para combater as queimadas, não basta que o município, Estado ou União aja de forma isolada. É necessário que se articulem ações conjuntas, de prevenção e combate. Por isso, encaminhamos a proposta, a fim de que os entes atuem de forma efetiva. O Governo do Estado precisa agir e, assim, evitar que as rodovias continuem tendo as queimadas como realidade, já que com isso, temos uma perda significativa tanto na flora quanto na fauna”, pontuou Wellington.

Hospital Municipal de de Santa Rita amplia serviços de média complexidade

Mais uma conquista para a população de Santa Rita! O prefeito Hilton Gonçalo inaugurou novos serviços no Hospital Municipal Maria Helena Freire. Através de aquisição de novos equipamentos, mais exames de média complexidade estão sendo desenvolvidos na cidade.

A partir de agora a população de Santa Rita conta com o serviço de ultrassonografia, que foi inaugurado na última segunda-feira (9), pelo próprio prefeito Hilton Gonçalo. Na oportunidade o médico foi responsável por realizar o primeiro exame com o novo equipamento em uma gestante.

O Hospital Maria Helena Freire já conta também equipamentos modernos no setor de urgência e emergência. A equipe que trabalha na ala vermelha do hospital dispõe de equipamentos de eletrocardiograma e desfibrilador portátil emergencial.

Com os novos equipamentos, a Prefeitura de Santa Rita visa diminuir a dependência da população da rede pública de São Luís, além de ofertar atendimento com maior agilidade aos casos mais graves.

Municipalização do trânsito é tema de reunião

Reuniaõ_Hagamenon

A municipalização do trânsito foi o tema de uma reunião realizada  está semana na Procuradoria Geral de Justiça, com a coordenação do procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

Durante a reunião, o promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, titular da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Paruá, apresentou o projeto institucional do Ministério Público do Maranhão “MP na via da segurança – municipalização do trânsito em defesa da vida”, lançado em 2015.

O membro do Ministério Público, depois de apresentar números sobre a situação do trânsito no Maranhão e no país, explicou que a iniciativa objetiva diminuir a violência no trânsito, promovendo ações educativas e de fiscalização na área. Para isto, sustentou a necessidade da municipalização do trânsito. No Maranhão, apenas 58 dos 217 municípios estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, ou seja, 26, 7% do total.

Além do Ministério Público do Maranhão,  o evento contou com a participação de membros do Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Detran, Prefeitura de São Luís, Câmara de Vereadores de São Luís, Polícia Militar e organizações da sociedade civil, como o Observatório do Trânsito, SOS Vida e Plan Internacional.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça defendeu a união das instituições em favor de um trânsito mais seguro.

“Precisamos somar forças para enfrentar essa questão, que é muito grave e causa muitos problemas para as cidades e os cidadãos”, enfatizou.

O secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, chamou a atenção para o fato de os leitos de hospitais estarem sendo ocupados em grande parte por vítimas de acidentes de trânsito. “Em muitos casos são jovens que estão sendo internados, devido a acidentes de carros ou motos, retirando leitos que poderiam estar atendendo idosos”, apontou.

Ele também defendeu a importância de ações articuladas entre as instituições e propôs a criação de um Comitê Interinstitucional para Prevenção de Acidentes de Trânsito.

A sugestão foi aceita pelos participantes, que fixaram a data de 20 de novembro para a realização de uma audiência pública para tratar da questão. O juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, Douglas de Melo Martins, apresentou a proposição de que, nessa data, seja formalizada a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta com os municípios, com o propósito de implantar a municipalização do trânsito.

Já a diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, tratou da importância do trabalho de conscientização para o trânsito, aliada ao maior rigor na fiscalização, como forma de prevenir os acidentes. Segundo ela, de 2015 a 2017, foi registrada em São Luís uma redução e 60% no número de acidentes

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Na última terça-feira o(10), o trânsito também foi tema de uma audiência pública realizada  na Assembleia Legislativa. A iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Trânsito, que tem como presidente o deputado César Pires (PEN), reuniu representantes de diversas entidades ligadas ao assunto.

O promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo representou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, no evento. Ele falou sobre a atuação da instituição na garantia da segurança pública, questão que passa pelo trânsito. Além disso, o Ministério Público vem desenvolvendo projetos em todo o estado, tanto no viés educativo quanto de repressão aos crimes de trânsito.

Ao exercer a função de garantir o ordenamento jurídico, cabe ao Ministério Público, também, garantir que os gestores cumpram as leis, como o Código de Trânsito Brasileiro, que prevê o processo de municipalização do trânsito. “Sem a municipalização, não há ações de educação para o trânsito, não existe fiscalização e nem engenharia de tráfego, o que inclui a sinalização das vias”, observou.

Vice assume cargo interinamente enquanto prefeito se recupera de AVC

Na última quarta-feira (4), o prefeito de Nunes Freire, Indalécio Gago (PT), sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), às vésperas de viajar para Brasília para o encontro dos Prefeitos promovido pela Famem. Encaminhado ao hospital São Domingos, o gestor passou por uma cirurgia na quinta-feira (5), e segue se recuperando. Nesta sexta-feira (13), assumiu a administração do município, o vice-prefeito Josimar da Serraria (PMDB).

Ainda não se sabe quando Indalécio voltará as atividades e nem sei se ficará com alguma sequela do AVC sofrido, mas o prefeito interino dará continuidade aos trabalhos que vem sendo feito e comandará Governador Nunes Freire pelos próximos dias.

Durante seu discurso de posse na manhã desta sexta-feira, Josimar da Serraria enalteceu o espírito de união entre todos para trabalhar em prol de todo o município, e deixa as portas do gabinete abertas para toda a população.

Bacabeira tem ações comemorativas no Dia das Crianças

22382278_285192625302563_1288869971849760819_o

Para celebrar o Dia das Crianças, a Prefeitura de Bacabeira preparou, na manhã de ontem, uma extensa programação de eventos gratuitos, recreação, brinquedos e serviços na cidade.

A festa de comemoração dedicado aos pequenos contou com uma manhã de lazer com palhaços, brincadeiras de pula-pula, casinha de bolinhas, capoeira, pintura no rosto, brechó infantil, lanche e presentes.

22426408_285193025302523_1613552400803009088_o

A prefeita Fernanda Gonçalo que esteve prestigiando o evento, participou das brincadeiras, com seus dois filhos. Ela avaliou a datada marcada por muita diversão e alegria.

“Sou mãe e sei o quanto as crianças gostam de brincadeira e diversão. Fizemos uma programação para contemplar crianças de todas as idades”, declarou Fernanda Gonçalo, que estava acompanhada de seus pais, Antonio Carlos e Rosário, além de amigos.

22384000_285192948635864_284103095276073252_o

O evento contou ainda com centenas de pais e responsáveis. A vereadora Kellyane Calvet e os secretários municipais Ivenildes Rêgo (Mulher), Jefferson Calvet (Saúde), Ramon França (Pesca), Bira Torres (Esporte e Lazer), Fábio Torres (Desenvolvimento Social) e Yan Mendes (Coordenador da Juventude), também estiveram na festa em comemoração ao Dia das Crianças.

Seis bandidos fogem de hospitais de São Luís somente este ano

No Hospital Municipal Socorrão II, na Cidade Operária, fugiram quatro criminosos este ano (Foto: Divulgação)

De O Estado – Seis bandidos já conseguiram fugir de hospitais de São Luís este ano. Somente, no Hospital Municipal Socorrão II, na área da Cidade Operária, fugiram quatro criminosos. Um dos últimos casos ocorreu durante a madrugada de ontem e os fugitivos são internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Eles foram identificados como Tarcísio Rodrigues Alves e João Pedro Silva Rocha e até o período da tarde não tinham sido recapturados.

Segundo informações da polícia, os fugitivos estavam na ala de cirurgia do Socorrão II. Há informações que eles teriam pulando o muro e entraram em um veículo Eco Sport preto, de placas não identificadas, que estava estacionado nas proximidades da unidade de saúde.

Os agentes encontraram apenas as algemas no leito dos presidiários. A polícia foi acionada e realizou rondas pela área, mas, até a tarde de ontem. os fugitivos não tinham sido recapturados. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

A polícia também informou que Tarcísio Rodrigues faz parte de uma organização criminosa da área Itaqui-Bacanga. Ele foi criminoso foi preso no dia 26 de julho deste ano durante uma incursão da polícia na Vila Maranhão acusado de aliciar menores de idade para fazer parte de facção criminosa como também é suspeito de comercializar droga, roubo e homicídio.

Ainda segundo a polícia, o bando que Tarcísio Rodrigues faz parte chegou a exibir na internet armas de grosso calibre: pistolas ponto quarenta e fuzil. Já João Pedro Silva é acusado de ter trocado tiros com militares na capital e foi preso no dia 15 de outubro de 2015.

Inusitada

Na noite do dia 18 de junho deste ano, Teotônio Machado Araújo Filho, o Pelado, de 24 anos; e Rafael Feitosa dos Santos, idade não revelada, segundo a polícia, assaltaram posto de combustível na Ilha, trocaram tiros com guarnições da Polícia Militar, no Outeiro da Cruz, e fugiram do Socorrão II após conseguirem furtar uma ambulância e uma caminhonete de placas FMA-6487 que estava estacionada no pátio do hospital.

O veículo foi encontrado na madrugada do dia seguinte abandonado em uma das ruas do bairro Santa Clara, área da Cidade Operária. O motorista da ambulância, Vitório Araújo, disse que a ação criminosa foi muito rápida e denominada por ele como ousada.

UPA

A ainda ontem não tinham sido apreendidos os dois adolescentes do Centro de Juventude Canaã, no Vinhais, unidade de ressocialização da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). A polícia informou que os menores fugiram no dia 19 do mês passado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e há suspeita de estarem na Baixada Maranhense.

A ação, segundo a polícia, foi realizada por cinco pessoas, um deles uma adolescente, de 16 anos, que é namoradora de um dos fugitivos. Ela, inclusive, foi apreendida no mesmo dia no bairro Liberdade. A menor serviu de “olheira” para os outros criminosos, que são maiores de idade e fazem parte de uma facção criminosa.

Juiz Federal é encontrado morto em Bacabal

O juiz federal Ricardo Nohra Simões, de 54 anos, foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (12), no apartamento onde morava em Bacabal, a 240 km de São Luís. O juiz federal atuava como substituto na Vara Única da Justiça Federal.

O corpo de Ricardo Nohra Simões foi encontrado após sua esposa não conseguir contato com ele. A esposa do juiz acionou a polícia que ao chegar ao local encontrou seu corpo e logo em seguida, os policiais interditaram o apartamento para a preservação do local. Não há informações sobre a causa da morte.

Segundo a polícia não havia sinais de violência no corpo do juiz nem contra o imóvel. Pela falta de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Bacabal, o corpo foi levado para a sede do órgão em Timon e após a autópsia, o corpo será levado para o Rio de Janeiro.

Ricardo Nohra Simões é natural do Rio de Janeiro e foi empossado em janeiro deste ano após ser aprovado no 16º concurso para juiz federal substituto do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Ele era casado e deixa a esposa e filha.

Após a morte de Ricardo, a Seção Judiciária do Maranhão divulgou uma nota de pesar. Confira abaixo.

Nota de falecimento

Com profundo pesar, a Seção Judiciária do Maranhão comunica o falecimento do Juiz Federal Ricardo Nohra Simões, quinta-feira, 12 de outubro, na cidade de Bacabal/MA.

Ricardo Nohra Simões era Juiz Federal Substituto, da vara única da Subseção Judiciária de Bacabal. Tinha 54 anos, era natural do Rio de Janeiro e tomou posse como Juiz Federal em janeiro deste ano. Deixa esposa e uma filha.

O corpo foi removido para o Instituo Médico Legal em Timon para investigar a causa da morte e, posteriormente, será trasladado para o Rio de Janeiro.