Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Juiz de sai de gabinete para vistoriar área de conflito de terras em Pirapemas

O juiz Francisco Eduardo Girão Braga, titular da Comarca de Cantanhede, está mudando a rotina do Judiciário e resolveu fazer o caminho inverso dos demais colegas. No dia 20 de dezembro, a pedido dos advogados Mozart Baldez e Tufi Saad, o magistrado saiu do seu gabinete e foi pessoalmente fazer diligência in loco em área de conflito de terras no município de Pirapemas, município vizinho a Cantanhede.

12365918_927504914006818_6048692877785578521_o

A visita do juiz Francisco Eduardo Girao Braga à área de conflito de terra ocorreu a pedido dos advogados Mozart Baldez e Tufi Saad

A ação inovadora do juiz repercutiu, nas redes sociais, depois que o advogado Mozart Baldez que é presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Maranhão (SAMA), publicou em seu perfil no Facebook as fotos da visita.

— Parabéns ao magistrado, ao MP presente e aos auxiliares da justiça. Que esse exemplo seja seguido pelos pares do magistrado Francisco Eduardo Girão Braga — comentou Baldez numa publicação que teve mais de 2.418 pessoas alcançadas, 16 compartilhamentos e mais de 46 curtidas.

imagem

A ação inovadora do juiz repercutiu nas redes sociais

Enfrentar estradas de terra com seus assessores para ir aonde o povo está, foi a saída encontrada pelo magistrado para atender a população, já que a área de conflito fica na zona rural de Pirapemas e o acesso ao Fórum de Cantanhede é difícil devido às distâncias e dificuldade de transporte.

MAGISTRADO RECEBE ELOGIOS
Os internautas, por exemplo, se surpreenderam com a inovação. “A palavra convence, mas só o exemplo arrasta”, disse em comentário o internauta Sivaldo Dias Das Neves.

Na opinião da internauta Fernanda Abreu Cruz, a iniciativa é um exemplo a ser seguido. “Parabéns pela iniciativa! Um bom exemplo a ser seguido!”, declarou.

imagem213

Internautas se surpreenderam com a inovação

LÍDER NO RANKING DE CONFLITOS
Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Maranhão lidera o ranking de conflitos por terra no país, com mais de 224 registros.  O estado também é “campeão nacional” de ameaçados de morte no campo. A região de Pirapemas é conhecida pelos seus conflitos agrários, principalmente às famílias dos quilombos Pontes e Salgado que há vários anos são vítimas de vários tipos de humilhações, ameaças, intimidações sérias e violência em seu território. Os quilombolas já tiveram suas casas incendiadas e a água do poço que uma comunidade utilizava  foi envenenada. Os processos se arrastavam há mais de 12 anos, mas ao que parece, essa demanda começa a mudar de realidade.

12360002_927522397338403_1276924044433225844_n

O município de Pirapemas é conhecido pelos seus conflitos agrários

Prefeito de Anajatuba paga salário de dezembro e 13º antes das festas de final de ano

A crise econômica que atinge as contas do Governo Federal, gerando previsão de déficit primário de R$ 30,5 bilhões para 2016, vem preocupando a classe política. Os donos de mandato eletivo já entraram em consenso que, se em âmbito federal a situação é crítica, nos estados e municípios a situação é ainda mais grave.

Prefeito Sydinei Pereira superou crise pagou funcionalismo

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o parcelamento dos salários dos servidores de várias categorias a um limite de R$ 500 por parcela, dá a demonstração clara da gravidade da situação. Entretanto, na contramão da maioria das capitais e municípios brasileiros, que estão com os serviços essenciais afetados por conta da instabilidade econômica, ocasionada pela crise política, na quinta-feira(23), o prefeito de Anajatuba, Sydnei Pereira, conseguiu pagar o salário do mês de dezembro e, ainda, a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo municipal.

“Por conta do caos administrativo, desde que assumimos o comando da prefeitura, ainda no dia 13 de outubro, enfrentamos muitas intemperes, no entanto, junto com os nossos técnicos, trabalhamos duro e tivemos que adotar algumas medidas antipáticas, confesso, porém necessárias para amenizar a situação deixada pelo nosso antecessor e, assim, conseguir cumprir com as nossas responsabilidades, entre elas, pagar em dias o nosso quadro de funcionários”, assinalou o prefeito.

Nos últimos 60 dias, o prefeito precisou atuar em várias frentes, com destaque para as áreas de saúde, educação e infraestrutura. Na saúde, por exemplo, além da contratação de novos profissionais, Sydnei Pereira foi agraciado pelo Governo do Estado com um odontomóvel e, ainda, alugou uma ambulância semi-intensiva e abasteceu a farmácia básica, propiciando uma melhora significativa no serviço prestado aos anajatubenses. Várias outras ações deverão ser implementadas no início de 2016.

Moradores de Bacabeira protestam por mais segurança

Um grupo de moradores saiu às ruas do município de Bacabeira, na manhã desta segunda-feira (28), para pedir paz. Eles reclamam dos problemas de segurança pública na cidade. Os moradores seguram cartazes mostrando palavras como justiça, segurança, fé e paz.


Conforme os manifestantes, muitas casas estão sendo invadidas e os assaltos aos estabelecimentos comerciais também aumentaram nos últimos meses. Essa é a segunda vez em menos de dois dias que a manifestação acontece no município. Na noite de sábado (26), várias pessoas saíram às ruas, após uma reunião na quadra esportiva, para alertar os últimos acontecimentos que deixaram os populares revoltados.

DELITO MOTIVOU PROTESTO
O caso de um jovem de 24 anos que teve o carro roubado por dois homens, um deles armado, na noite de quarta-feira, dia 23, teria motivado os protestos. De acordo com informações, o jovem estava próximo ao carro, um Chevrolet Celta, na calçada em frente à casa da namorada, na Rua 10 de Novembro, quando dois homens em uma moto pararam ao seu lado.

A vítima que levou um tiro no rosto foi socorrida e levada para o Hospital de Urgência Emergência, Dr. Clementino Moura – Socorrão II, onde passou por cirurgia. Segundo boletim médico, o estado de saúde é estável, mas inspira de cuidados.

RODOVIA CHEGOU A SER INTERDITADA
Na manifestação de hoje, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os manifestantes chegaram a interditar um trecho do Km 50 da BR-135. Mas, logo em seguida saíram rumo à Prefeitura de Bacabeira. O trânsito já flui normalmente na BR-135. Agentes da PRF e policiais militares monitoram o protesto.

Diretora do ‘Viva Mulher’ declara apoio a Hilton Gonçalo em Santa Rita

A diretora do Programa Viva Mulher, Tereza Cristina Ribeiro Gonçalves, declarou apoio ao pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, nesse fim de semana. Companheira Cristina, como é mais conhecida na cidade santa-ritense, foi candidata a vereadora em 2008 pelo PDT e secretária Municipal da Mulher no inicio do governo do prefeito Antônio Cândido Ribeiro, o Tim (PRB). Em 2014, devido a sua posição e aliança à candidatura de Flávio Dino (PCdoB), candidato contrário ao que o prefeito Tim apoiava, Cristina foi exonerada do cargo um mês após a vitória do comunista nas urnas.

 

Como foi especulado durante as últimas semanas, a companheira Cristina deixa o PDT para ingressar no SDD ou no próprio PCdoB. A mudança ocorre, segundo informações obtidas pelo blog, para que a ex-pedetista tenha possibilidade de concorrer a uma vaga na Câmara de Santa Rita no ano que vem.

O QUE É O PROGRAMA?
O “Viva Mulher” é um programa da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), que promove ações afirmativas de gênero em municípios maranhenses. A metodologia do VIVA MULHER é baseada em quatro etapas estratégicas, que se constituem em um modelo de atenção continuada à mulher: Acolher, Formar, Incluir e Advocacy, todas com objetivos bem claros, específicos e complementares.

ACOLHER: Ao buscar serviços da rede de atenção, a mulher passa inicialmente por um serviço de acolhimento, que conhece a sua demanda, procurando resolvê-la ou dando o encaminhamento necessário. O produto final da etapa de acolhimento é um PLANO DE PROMOÇÃO FAMILIAR, no qual são registradas todas as informações relacionadas à mulher e sua família. Profissionais de apoio jurídico e psicossocial são disponibilizados para orientar a mulher em todo esse processo.

FORMAR: A formação da mulher se dá em relação aos seus direitos e deveres, sub-registro e documentação civil, ao conhecimento de programas sociais disponíveis, das políticas públicas para as mulheres, saúde da mulher, diversidade, violência contra a mulher e outras temáticas de gênero. O produto desta etapa é a MULHER CIDADÃ.

INCLUIR: Exercendo sua cidadania, a mulher permanece no processo de atendimento junto à rede Viva Mulher, buscando agora a sua inserção social, econômica, e política. Para as mulheres em situação de prisão, importante foco das ações da Secretaria, esta etapa avança pela garantia dos direitos, pela prestação de serviços de qualidade, pela humanização do sistema prisional feminino e pela reinserção de egressas na sociedade. MULHER EMPODERADA é o produto final desta etapa.

ADVOCACY: Fazer advocacy no contexto do programa Viva Mulher, é influenciar políticas públicas na defesa dos direitos das mulheres. É mobilizar a sociedade para as questões de gênero. É sensibilizar parlamentares para a necessidade de votar leis que ampliem os direitos das mulheres. Como resultado do trabalho de advocacy, desenvolvido nesta etapa, estão as POLÍTICAS PÚBLICAS de relevante impacto social, a VALORIZAÇÃO DAS MULHERES DO MARANHÃO e o RECONHECIMENTO da sociedade.

Divulgada a programação oficial do Réveillon em São Luís

O governo do Estado divulgou no domingo (27) a programação oficial do Réveillon em São Luís, que será realizada entre os dias 29 de dezembro e 3 de janeiro, na Praça Maria Aragão, na Praça Nauro Machado, no Espigão Costeiro e na Avenida Litorânea.

São shows de artistas locais, grupos do folclore maranhenses e cantores da música gospel, com programação totalmente gratuita.

Veja a lista completa abaixo:

Pré-Réveillon

Terça-feira (29)
Praça Nauro Machado
17h30 – Phill Veras

Quarta-feira (30)
Espigão Costeiro
17h30 – Flávia Bittencourt

Réveillon

Quinta-feira (31)
Avenida Litorânea
Parquinho – 19h

Maratuque
Grupo Xavecada
Confraria do Copo
Grupo Lamparina
DJ Pedro Sobrinho
*Contagem regressiva e queima de fogos à 0h

Ponto 1 – 19h (Descida do Barramar)
Príncipe de Roma
Fuzilero da Fuzarca
Gdam
Os feras
Boi de Maracanã
Grupo Bicicletinha
Escola Marambaia

Ponto 2 – 19h (local não informado)
Akomabu
Os Apaixonados
Os Tremendões
Turma do Vandico
Bloco Fênix
Boi de Guimarães
Escola Favela do Samba

Tenda na Areia
Unidos de São Bento de Taim
Caixeiras
Santa Rosa dos Pretos
Arte Nossa
Nivo
Mestre Felipe
Mestre Amaral
Maracrioula
Manto de São Benedito

Praça Maria Aragão – 19h
Anderson Freire
Trazendo a Arca
Maurício Paes
Francivaldo Borges
Joel Mistokles
Anuacir Zaquel Barros
Victor Gomes

Pós-Réveillon

Sexta-feira (1º)

Parquinho – 17h

Tássia Campos
Alexandra Nícolas
Lena Machado
Guilherme Júnior
Kadu Ribeiro
Rosa Reis
Criolina
Phill Veras
Anastácia Lia
Hip Hop Cangaceiro
Carlinhos Veloz
Tião Carvalho
Som do Mará (Chiquinho França, Mano Borges, Beto Pereira, Flávia Bittencourt, Glad Azevedo, Erasmo Dibel, Luis Carlos Dias e Milla Camões)

Sábado (2)

Parquinho – 17h

DJs Ademar Danilo
Joaquim Zaion
Célia Sampaio
Santa Cruz
Fabinho de Jah
Fabiana Rasta
Dicy Rocha
Barba Branca
Criolos D’Ifé
Banda Raja
Banda Kazamata
Raiz Tribal

Domingo (3)

Parquinho – 17h

DJ Radio Casarão
Cantinho do Choro
Fernanda Garcia
Nivaldo Santos
Patativa
Sami do Cavaco
Adão Camilo
Serrinha
César Teixeira
Joãozinho Ribeiro
Turma de Vandico
Grupo Argumento
Feijoada Completa
Vamu di Samba
Amigos do Samba
Batuka Negro
Soul Samba
As Brasileirinhas

IEMA terá cotas de 80% para estudantes

Criado para levar formação profissional às regiões do Maranhão, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) vai reservar 80% do total de 440 vagas oferecidas para 2016 aos estudantes egressos de escolas públicas. Do total, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e outros 15% para ampla concorrência.

As unidades em São Luís, Bacabeira (MA) e Pindaré-Mirim (MA) começam a funcionar em fevereiro de 2016, conforme garante o governo do Maranhão, e vão oferecer ensino médio integrado ao ensino profissionalizante.

Para concorrer a uma das vagas é necessário ter entre 14 e 17 anos e se inscrever no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) até o próximo dia 4 de janeiro. Como não há provas, a classificação leva em consideração a proximidade do aluno à unidade e outros fatores.

Cursos
Em São Luís, são 160 vagas distribuídas entre os cursos de serviços jurídicos, informática, meio ambiente e eventos.

Em Bacabeira, o Iema oferta 80 vagas para o curso de logística, 40 para mineração e 40 para administração.

Em Pindaré-Mirim, a unidade terá 120 vagas distribuídas entre os cursos de agropecuária, recursos pesqueiros e serviços jurídicos.

Novas unidades
Até 2018, garante o governo, serão 23 unidades do Iema instaladas em Balsas, Carutapera, Chapadinha, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Imperatriz, Matões, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Santa Helena, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Mateus, São Vicente Ferrer, Tutóia e Vitória do Mearim.

Dois homens assaltam agência dos Correios em Primeira Cruz

Dois homens, que ainda não foram identificados pela a Polícia, assaltaram na manhã desta terça-feira (22) a agência dos Correios da cidade de Primeira Cruz, a 100 km de São Luís. A quantia levada pelos ladrões não foi revelada.

Segundo o major Zadóqui, oficial que responde pela 1ª Regional, em Rosário, dois homens que saíram da cidade de Humberto de Campos em uma moto, chegaram a Primeira Cruz por volta das 8h30 e anunciaram assalto dentro da agência dos Correios. Os homens levaram o dinheiro que havia dentro da agência e fugiram.

A polícia foi acionada e iniciou perseguição aos suspeitos que seguiram por uma estrada em direção ao município de Santo Amaro do Maranhão. Os homens abandonaram a moto, que foi encontrada pelos policiais, e adentraram em um matagal.

“Nós estamos em busca dos suspeitos e acho que estamos perto de encontrá-los. Eles abandonaram a moto e entraram no matagal aqui”, confirmou o cabo Marques por telefone

Prefeitos protestam contra queda de repasses de recursos

Os prefeitos maranhenses se reuniram, na manhã desta terça-feira (22), para realizar um dia de protesto contra a diminuição dos repasses referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em 2015.

O ato, organizado pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), aconteceu na BR-135, próximo à Ponte da Estiva, na entrada de São Luís. O tráfego na rodovia ficou parado. A Polícia Rodoviária acompanhou a realização do protesto.

Além de queda nos recursos do FPM, os prefeitos reclamam do subfinanciamento dos programas federais e da judicialização das administrações municipais que, segundo eles, inviabilizam a gestão das prefeituras.

Servidores de hospital paralisam atividades em Bacabal

Os servidores do único hospital público municipal de Bacabal, a 240 km de São Luís, paralisaram as suas atividades. Eles reivindicam o pagamento de três meses de salários que estariam atrasados.

No Hospital Materno Infantil do município foram mantidos apenas os 30% dos funcionários exigidos por lei. A técnica em enfermagem Edijane Ramos diz que a falta de pagamento preocupa a sua vida e de sua família.

“Nós vamos passar a trabalhar sem termos como suprir as nossas necessidades. Nós precisamos do nosso básico que é sairmos de casa, deixar alimentação para os nossos filhos, deixarmos água e luz paga para os nossos filhos”, desabafa a técnica em enfermagem.

O secretario de Saúde, Kelcimar Virgino Silva, disse que houve um atraso no repasse por parte do governo federal, mas que os recursos já estão sendo disponibilizados para todos os funcionários.

“Só no dia 18 que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde fez um acordo com o Ministério da Saúde e repassou o recurso. O pessoal do Recursos Humanos já está providenciando porque a folha já está há vários dias só esperando o recurso para ser repassado aos nossos funcionários”, finaliza.

MA tem 27% dos partos em meninas de 10 a 19 anos

O Maranhão registrou 27,7% dos partos de meninas com idades entre 10 e 19 anos no país, de acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

O Estado maranhense é 6º do ranking liderado pelo Pará (29,9%), seguido pelo Amazonas (29,2%) e Alagoas. Do outro lado da lista, os Estados com menores índices são: Distrito Federal (20,4%), Minas Gerais (21,1%) e São Paulo (21,3%).

No Maranhão, 30% das adolescentes do país engravidam de novo no primeiro ano depois do parto, o que dificulta a reintegração na escola e a entrada no mercado de trabalho. Do total, 57,8% não estudam e nem trabalham.

No Brasil, são realizados mais de 12,4 milhões de partos anualmente. Destes, 474 mil (20%) são em meninas de 10 a 19 anos de idade.

Para reduzir os índices, está em discussão na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) da Febrasgo um projeto sobre a ampliação do acesso a métodos contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas com idades entre 15 e 19 anos.

A presidente da entidade no Estado, Dra. Fúlvia Estefânia Padre e Fechine, acredita que o projeto possibilite a diminuição da mortalidade materna ou de bebês prematuros, além das mudança de projetos de vida.