Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

“Troco a promessa pelo compromisso”, diz Kenaz Cristian ao lançar candidatura a vereador em São Luís

03a62ba0-0394-4fcc-8fea-e601e8b59d41

O candidato a vereador pelo PV, Kenaz Cristian que disputa com o número 43.000, fez no fim de semana o lançamento oficial da sua candidatura, contando com a presença de várias lideranças de São Luís e aproximadamente 300 amigos. No evento realizado numa chácara localizada no Bairro Cantinho do Céu, Kenaz afirmou que não estava ali para fazer promessas, mas assumir o compromisso de trabalhar muito para melhorar a realidade de bairros como Bequimão, Angelim, Cantinho do Céu, Vila Regina, Cohama, dentre outros, que estão sem representantes na Câmara de São Luís.

07f3cfe5-2748-4aac-88b5-7a8a326bfeac

“Nós estamos aqui para dizer que somos a renovação que o povo precisa. Não viemos fazer promessas, mas fazer o compromisso de trabalhar muito para melhorar a realidade dessa região central da cidade que inclui bairros como Bequimão, Angelim, Cantinho do Céu, Vila Regina, Cohama, dentre outros”, declarou.

77e86f23-9297-45b2-a0ac-17e94eaea24f

Entusiasmado com as manifestações de apoio que recebeu na cidade o candidato fez questão de gradecer o Coronel Quaresma e o Capelão Fábio Leite, ambos da Policia Militar; pastor Romualdo Fernandes, da Assembleia de Deus; Claudio, ex-candidato a deputado federal; a professora Marta e a vice-presidente do PV, Gabriela que na ocasião, representou o deputado Adriano Sarney.

cad8adbb-b5e4-45de-a680-8615d312e8f8

“Obrigado é a palavra que melhor define a confiança de cada um de vocês. Saberei retribuir essa confiança com o compromisso que assumir com cada um”, conclui.

Inscrições para vagas ociosas da UFMA abrem na próxima semana

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai realizar no começo do mês de setembro o processo seletivo de vagas ociosas por transferência, sendo 118 para o curso de medicina e 1.357 para o os demais cursos. Ao todo serão 1.475 vagas remanescentes disponíveis em todos os campi, exceto em Balsas.

As vagas para o curso de medicina estão divididas nos campi de São Luís, Imperatriz e Pinheiro. Os interessados neste curso serão submetidos a um processo de duas etapas – inscrição presencial, nos dias 5 e 6 de setembro, e análise de aproveitamento de estudo nos dias 19 e 22 do mesmo mês.

O resultado da análise de aproveitamento de estudo será divulgado no dia 26 de setembro e na mesma data haverá a convocação para matricula dos aprovados no processo seletivo será feita nos dias 29 e 30 de setembro. Veja aqui o edital completo para as vagas ociosas de medicina.

O preenchimento de vagas para os demais cursos será aberto no dia 12 e 13 de setembro e terá apenas a verificação de notas, onde o candidato pode escolher seu melhor desempenho do Enem de 2013 a 2015. No dia 16 serão convocados os candidatos aprovados que terão que se matricular no período de 19 a 20 de setembro. Veja aqui o edital mais informações para vagas ociosas dos demais cursos.

Os interessados para qualquer curso deverão ter participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 a 2015 e obtido nota diferente de zero nas quatro áreas de conhecimento e na redação. As inscrições serão gratuitas e realizadas presencialmente no campus São Luís.

Edivaldo tem 29%, Wellington, 20%, e Eliziane, 16%, em São Luís, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de São Luís:

– Edivaldo Holanda Júnior (PDT): 29%
– Wellington do Curso (PP): 20%
– Eliziane Gama (PPS): 16%
– Eduardo Braide (PMN): 5%
– Fábio Câmara (PMDB): 5%
– Rose Sales (PMB): 5%
– Cláudia Durans (PSTU): 2%
– Zeluís Lago (PPL): 1%
– Valdeny Barros (PSOL): 0%
– Branco/nulo: 12%
– Não sabe/não respondeu: 5%

A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 30 de de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sob o protocolo Nº MA-08827/2016.

Rejeição
O Ibope também apontou o índice de rejeição dos candidatos. Veja os números

– Edivaldo Holanda Júnior (PDT): 37%
– Eliziane Gama (PPS): 27%
– Fábio Câmara (PMDB): 17%
– Rose Sales (PMB): 16%
– Zeluís Lago (PPL): 16%
– Cláudia Durans (PSTU): 13%
– Eduardo Braide (PMN): 12%
– Valdeny Barros (PSOL): 12%
– Wellington do Curso (PP): 11%
– Branco/nulo: 3%
– Não sabe/não respondeu: 13%

Avaliação da administração Edivaldo Holanda Júnior
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Veja os números:
– Ótima – 6%
– Boa – 16%
– Regular – 45%
– Ruim – 10%
– Péssima – 22%
– Não sabem avaliar – 1%

Dr. Julinho arrasta multidão durante primeiro ato de campanha em São José de Ribamar

O médico Júlio Matos, o Dr. Julinho, candidato do PMDB à Prefeitura de São José de Ribamar, arrastou uma verdadeira multidão no domingo à tarde, durante o evento que marcou o pontapé inicial de sua campanha na cidade balnearia. Nas ruas Campina, Humberto de Campos, Avenida e Poço, por onde passava a comitiva composta do candidato à vice, Edson Júnior e dos candidatos a vereador era saudada com manifestações de apoio. Famílias e grupos diversos estavam nas portas de suas casas e nas esquinas das vias gritando pela vitória do 15 e quando o grupo passava, mais gente se juntava.

Dr. Julinho destacou a importância do contato com o povo, e garantiu que isso não será somente no período da campanha, mas, ao longo de todo o período em que estiver no comando da Prefeitura ribamarense.

“O nosso município terá um representante vindo do povo, que irá governar para o povo. Esse contato que estamos tendo com os ribamarenses não será somente no período eleitoral, mas em todo tempo em que eu estiver na prefeitura. Estamos dando aqui uma largada triunfante, onde o povo nos abraçou. E temos a certeza de que no dia 2 de outubro, São José de Ribamar terá um prefeito atuante e que fará uma gestão com a ampla participação popular, onde o povo terá voz e vez”, disse.

Com faixas de apoio ao candidato peemedebista, Elizabeth Correa, moradora da região, falou da alegria de ter um candidato que realmente tem a marca do trabalho em sua carreira.

“Dr. Julinho é nosso, é do povo. Sempre trabalhou por São José de Ribamar. Hoje, temos a certeza de que a esperança está voltando. O nosso município precisa de uma transformação de verdade, e isso eu sei que o Dr. Julinho é capaz de fazer. Por isso, eu e toda a minha família votamos nele, pelo trabalho, pela atenção e pela coragem que ele tem”, concluiu.

TRE já acumula 25 ações contra crimes eleitorais de Edivaldo

Blog do Marco D’Eça: Nada menos que 25 ações contra o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) – todas por crimes eleitorais supostamente cometidos por ele – abarrotam as gavetas dos juízes eleitorais maranhense,s que não se manifestam sobre o assumo.

Só a coligação “São Luís de Verdade” representou 23 vezes contra Holandinha – em denúncias que vão de compra de apoios políticos com dinheiro público até manipulação de pesquisas e abuso do poder econômico.

Outras ações levam a assinatura da coligação de Wellington do Curso (PP).

Todas as ações pedem a cassação do registro de candidatura de Edivaldo, ou a cassação do seu diploma, caso sejam julgados após o pleito.

O curioso é que o TRE-MA nunca se manifestou em nenhuma dessas ações.

Para efeito de comparação, os juízes eleitorais receberam a primeira denúncia contra Edivaldo ainda no início do mês de julho.

De lá para cá, já julgaram cerca de 15 ações interpostas pelo Edivaldo – que vão de direito de resposta a recursos contra adversários – mas nunca sequer deram andamento à representação contra ele.

O Ministério Público Eleitoral também não se manifesta sobre nenhum processo referente ao prefeito.

E a eleição começa a entrar na sua fase final…

Vigilantes terceirizados protestam em frente ao Hospital Universitário

Funcionários da empresa Alfa 5 Vigilância e Segurança, que prestam serviço terceirizado para o Hospital Universitário, organizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (25) na porta do hospital. Na pauta de reivindicações está o pagamento de salários atrasados e das férias e de alguns benéficos como ticket refeição e Vale-Transporte.

Ficou decidido de acordo com a Ata de Audiência de 17 de maio, realizada pelo Ministério Público do Trabalho, que parte do crédito do hospital deve ser usado para o pagamento de todas as parcelas devidas a todos os funcionários, o hospital deve pagar o salário do mês de abril e maio, vale alimentação, FGTS e Contribuições Previdenciárias.

Maioria do STF vota por participação de nanicos em debates

nanicos

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (25) liberar a participação de partidos pequenos em debates políticos em rádio e televisão, desde que convidados pelas emissoras de rádio e televisão. O julgamento ainda está em andamento. Se referendada a decisão após o final da votação, as emissoras ficam obrigadas a chamar os candidatos com, no mínimo dez deputados na Câmara, e podem optar por chamar nanicos.

A Corte julga em conjunto cinco ações diretas de inconstitucionalidade, quatro ajuizadas por partidos, e uma pela Abert (Associação de Emissoras de Rádio e TV).  As ações questionam o pouco de televisão para os partidos nanicos e, em alguns delas, a impossibilidade de partidos com pouca representação na Câmara participem do debate.

Segundo a nova lei eleitoral, aprovada no ano passado e válida para as eleições municipais deste ano, apenas candidatos de partidos ou coligações com mais de nove deputados federais na Câmara têm presença assegurada nos debates de rádio e TV.

Até então, quem não atingia essa cota precisava que dois terços dos adversários na eleição concordassem com a participação nos debates, além de receber o convite das emissoras. Caso de Luiza Erundina (PSOL-SP), em terceiro nas pesquisas para a prefeitura de São Paulo, e Marcelo Freixo (PSOL-RJ), em segundo lugar nas pesquisas para a prefeitura do Rio de Janeiro.

São Luís

Na capital maranhense, o tema ganhou forte repercussão ante a possibilidade de a TV Mirante não realizar debate por conta de um acordo entre candidatos que tentaria obrigar a participação de todos no programa.

A Justiça Eleitoral chegou a homologar o acerto de postulantes ao cargo de prefeito de São Luís. Com a decisão do STF, no entanto, ficam definidas regras claras para participação.

No caso da Mirante, além da regra exposta na legislação – sobre o mínimo de dez deputados na Câmara – é provável que seja estabelecido um critério de participação a partir da pontuação em pesquisa Ibope anterior à realização do debate.

(Com informações do Uol)

São Luís na rota das cidades mais violentas do país

O programa Profissão Repórter da TV Globo, coordenado pelo jornalista Caco Barcelos, exibiu na noite de quarta, 24, as entranhas do mapa da violência no país. O estudo é coordenado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde 2014, para mostrar a evolução violência em estados e municípios brasileiros.

Em São Luís, o repórter Estevão Muniz esteve acompanhado de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foi socorrer um rapaz baleado. São Luís passou a ser a capital mais violenta do país, com taxa de homicídio de 90 para cada 100 mil pessoas. A média nacional é de 29 mortes para cada grupo de 100 mil.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo, admite que houve uma alta no número de homicídios até 2014, durante a gestão da ex-governadora do estado, Roseana Sarney (PMDB). Na oportunidade, ele ressaltou que a partir do governo Flávio Dino (PCdoB), o número de assassinatos está diminuindo, por conta de investimentos feitos na área da Segurança Pública, apesar da reportagem informar o contrário.

Outras cidades também foram citadas na matéria como violentas, como é o caso de Maceió, em Alagoas, e Mata de São João, na Bahia.

Veja a íntegra da matéria

Acabou a Olimpíada, mas Edivaldo ainda não pagou artistas que se apresentaram na passagem da tocha por São Luís

BLOG DO DIEGO EMIR – No último domingo (21), a Olimpíada do Rio chegou ao fim. Uma grande festa foi celebrada no estado carioca e por todo o Brasil, através da passagem da tocha olímpica. Porém todo o glamour das apresentações feitas em São Luís ficou apenas para as autoridades públicas, uma vez que até hoje, os artistas que se apresentaram na Praça Maria Aragão, Avenida Litorânea, Cohatrac e Praça Dom Pedro II, nunca receberam os seus cachês.

De acordo com um artista que se apresentou no dia 12 de junho na programação da passagem da tocha olímpica por São Luís, a Prefeitura nunca deu uma resposta sobre o pagamento dos cachês. De acordo com o denunciante, o edital previa que o pagamento fosse feito até 15 dias após as apresentações.

O dinheiro já está no caixa da Prefeitura de São Luís desde maio, ou seja, foi depositado antes da passagem da tocha olímpica pela capital maranhense. O valor por banda seria superior a R$7 mil e de grupos de manifestação cultural popular, pouco mais de R$10 mil, segundo edital. Veja a seguir:

editaltocha

No Portal da Transparência, o valor do convênio é de 250 mil reais. O Ministério da Cultura fez o repasse da verba para o município de São Luís no dia 25 de maio, ou seja, 20 dias antes da passagem da Tocha Olímpica pelo Maranhão.

editaltocha2

Até quando Edivaldo Holanda Júnior vai continuar enganando a população de São Luís?

“O trabalho tem que continuar”, diz vereador Chaguinhas em lançamento de candidatura à reeleição

O vereador Francisco Chauinhas (PP), disse no último domingo (21), durante o lançamento de sua candidatura à reeleição, que faz política porque acredita numa sociedade mais justa e igualitária. O parlamentar declarou que estava pleiteando um novo mandato para continuar o trabalho que desenvolve a quinze anos, levando para a sociedade vários projetos que beneficiam toda a camada popular de nossa Ilha.

Chaguinhas é aclamado no lançamento de sua candidatura à reeleição

“O trabalho tem que continuar. Faço política porque acredito numa sociedade mais justa e igualitária. Há quinze anos levo para a sociedade vários projetos que beneficiam toda a camada popular de nossa Ilha. É lamentável. Hoje, olhamos para o nosso município e vemos que, durante a gestão atual, nunca houve um projeto social real, que pudesse beneficiar aqueles que mais precisam. Eu, sem o apoio do Executivo, consegui implantar vários projetos em doze comunidades. Continuarei desta mesma forma, responsável e lutando em defesa dos ludovicenses que tanto precisam. Por isso, deixo o meu nome à disposição, para que possamos seguir em frente até a vitória”, afirmou em seu discurso.

O ato realizado no auditório da Casa da Família reuniu centenas de pessoas do bairro Jardim São Cristóvão e contou com a presença de candidatos da coligação do qual Chaguinhas faz parte.