Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Pesquisas mostram resultados divergentes em Bacabeira

Duas pesquisas divulgadas hoje mostram resultados divergentes. Enquanto a Instituto Data M mostra o prefeito de Bacabeira, Alan Linhares (PCdoB),  na frente na disputa, o levantamento divulgado  pelo Instituto Nacional Opinião Pública (INOP) mostra a candidata Fernanda Gonçalo (PMN) na liderança.

Na pesquisa DataM, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MA – 03240/2016 e contratada pela Associação Comercial de Bacabeira, Alan Linhares aparece com 52,5% das intenções de voto contra 39,3% de Fernanda Gonçalo (PMN). Um grupo de 3,6% preferiu não responder ou não sabe em quem votar. 4,6% responderam que não votariam em nenhum deles.

Pesquisa DataM mostra cenário em Bacabeira

Já no levantamento do INOP, contratado pela Class Mídia – Comunicação & Marketing Ltda, registrada no TSE sob registro MA-03908/2016, Fernanda Gonçalo possui 48,68%% contra 40,87% do atual prefeito Alan Linhares (PCdoB). 10,45% dos entrevistados disseram que votam em nenhum dos dois e não souberam responder.

IMG-20160920-WA0111

Pesquisa INOP aponta quem a população acha que vai comandar a Prefeitura

No quesito rejeição, Alan Linhares é o mais rejeitado com 41,80%, enquanto Fernanda Gonçalo possui apenas 31,48%. Não sabem ou não responderam representa 26,72%.

O INOP ouviu 756 eleitores em três bairros e onze povoados de Bacabeira. A pesquisa foi registrada no TSE sob registro MA-03908/2016 e tem margem de erro de 5% com intervalo de confiança de 95%.

Irene Freire lidera em Paulino Neves com 48,1% das intenções de votos

Em Paulino Neves, a candidata Irene Freire (PCdoB) lidera com folga a disputa pela prefeitura do município, de acordo com pesquisa do instituto Prever contratada pelo Blog do Clodoaldo Corrêa.

pesquisapaulinoneves

Irene lidera com 48,1% das intenções de votos. O segundo colocado, Roberto Maues (PP) aparece com 37,2%. Não souberam ou não opinaram somam 9,5% e brancos e nulos são 5,2%.

A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de setembro e registrada com o número MA-08149/2016. Foram entrevistadas 330 pessoas. A margem de erro é 5.33% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Inserção de Fábio Câmara mostra como Edivaldo Júnior usa aparência para enganar eleitor

Sucesso absoluto da propaganda eleitoral nesta campanha, Fábio Câmara, candidato do PMDB à prefeitura de São Luís, desmascarou nesta segunda-feira, 26, mais uma farsa da campanha do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

Em uma inserção que já virou ‘meme’ nas redes sociais – e que, certamente, Edivaldo vai tentar tirar do ar, usando o TRE – “Tio Fábio”, como está sendo chamando na capital, mostra como é feita a farsa das supostas caminhadas do prefeito pelas ruas de São Luís.

De acordo com a inserção do peemedebista, Edivaldo grava as caminhadas em estúdio, andando em uma esteira, usando técnicas de TV.

Para parecer que está andando nas ruas, a propaganda de Edivaldo usa o Chroma-key, que permite inserir imagens, artificialmente, em um fundo verde.

– Essas são as eleições das aparências. Aparência de ser, aparência de fazer; para te passar a falsa ideia de ser ativo, dinâmico e trabalhador – diz o ator, para desmascarar Edivaldo.

– Aqui eu caminho, caminho, sem sair do lugar – afirma o ator, revelando como é feita a farsa.

A revelação está repercutindo fortemente nas redes sociais.

Dois corpos carbonizados são encontrados em Pio XII

Dois corpos completamente carbonizados foram encontrados no interior de um veículo na tarde de domingo (25), em uma estrada vicinal do município de Pio XII, situado a 270 km de São Luís.

Veículo estava parado a poucos metros da BR-316, no Maranhão.

Segundo informações da Polícia Militar, o carro com os dois corpos ainda não identificados pelos policiais estava parado a poucos metros da BR-316. As vítimas estavam no banco de trás do veículo incendiado.

Ainda de acordo com detalhes dos policiais, pessoas que residem nas proximidades disseram terem visto quatro motocicletas deixando o local em alta velocidade e logo após avistaram a fumaça no veículo.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Santa Inês, a 250 km da capital. O que restou dos dois corpos foi recolhido pela Polícia Civil e enviado para o Instituto Médico Legal (IML) em São Luís ainda no domingo.

Decisão judicial proíbe saque na ‘boca do caixa’ no Maranhão

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, decidiu proibir a retirada de dinheiro direto “na boca do caixa” por gestores de contas públicas no Banco do Brasil e Bradesco em todo o Maranhão. A medida visa coibir o uso de verba destinada à administração pública para outros fins.

A decisão atende a um pedido do Ministério Público que argumentou ser a prática mais comum para “escamotear a gestão irregular de recursos”. O órgão também disse que há uma imensa dificuldade de se recuperar os recursos desviados através dessa prática, pois os destinatários são desconhecidos.

O juiz disse que de acordo com Art. 37 e 70 da Constituição Federal, o Estado tem a obrigação da publicidade, transparência, moralidade, controle e com o dever de prestar contas na administração de recursos públicos.

Portanto, só poderão ser “retirados exclusivamente mediante crédito em conta corrente das pessoas que receberem os valores, as quais devem ter seus nomes, conta bancária e CPF/CNPJ identificados pelo banco, inclusive no corpo dos extratos”.

De acordo com a decisão, também fica proibida qualquer transferência de valores mantidos nas referidas contas “para a conta única do Tesouro Municipal, Tesouro Estadual ou quaisquer outras contas de titularidade de municípios maranhenses e do Estado”, bem como “operações como emissão de TED’s, DOC’s e transferências com destinação não sabida e movimentações por meio de rubricas genéricas, como “pagamento a fornecedores” e “pagamentos diversos”.

O descumprimento da decisão judicial acarretará multa de R$ 10 mil.

IFMA prorroga prazo de inscrição para o Processo Seletivo 2017

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) prorrogou até o dia 6 de outubro o período de inscrições no Processo Seletivo 2017 para os cursos técnicos de nível médio. A data da prova permaneceu a mesma e o restante do edital não foi alterado.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 7 de outubro e, em função da greve dos bancários, deverá ser paga nas agências dos Correios em todo o estado. A prova será aplicada nas cidades de Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís (Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

O IFMA está ofertando 5980 vagas em 37 cursos distribuídos em 24 cidades maranhenses. O seletivo está sendo realizado nas unidades do IFMA em Os cursos serão oferecidos nas formas integrada, concomitante e subsequente.

Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos de escola pública. Dessas, metade é reservada aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Para mais informações clique aqui.

Cursos
O IFMA tem vagas para os cursos técnicos nas áreas de Administração, Agenciamento de Viagem, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Alimentos, Análises Químicas, Aquicultura, Artes Visuais, Automação Industrial, Biocombustíveis, Comunicação Visual, Cozinha, Design de Móveis, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Florestas, Geoprocessamento, Guia de Turismo Nacional, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Petróleo e Gás, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho e Vestuário.

Hilton Gonçalo deve ser eleito prefeito de Santa Rita com quase 90% da preferência do eleitorado

Hilton Gonçalo já pode ser considerado o próximo prefeito de Santa Rita. Pelo menos é o que aponta a pesquisa desenvolvida pelo Instituto Econométrica. De acordo com os números divulgados, o ex-prefeito tem 89,7% da preferência do eleitorado na disputa contra 4% do Dr Gaspar (PP) e 2% de Antônio César. 3% do eleitorado diz não votar em nenhum dos dois candidatos e 1,3% disseram não saber ou não responderam em quem vão votar.
img-20160923-wa0156

No quesito espontâneo, Hilton Gonçalo possui 85,7% da preferência, contra 3% do Dr Gaspar e 1,3% de Antônio Felipe, mesmo percentual de Ariston e Felipe Serve Bem. Não sabem ou não responderam representam 9% e nulo 1%.
img-20160923-wa0158

Rejeição

A Econométrica também aferiu a rejeição dos principais nomes que podem disputar a Prefeitura de Santa Rita. Antônio César tem 64%, o médico Gaspar ficou com 24%; Antonio Cesar. Já Hilton Gonçalo é o menos rejeitado com apenas 2,7%. Não sabem ou não responderam 9,3%.

A pesquisa da Econométrica foi registrada sob protocolo MA-05323/2016 e realizada no dia 18 de setembro. Foram aplicados 300 questionários.

Segurança nas eleições é tema de reunião no TRE no Maranhão

A segurança nas eleições foi o tema central de uma reunião realizada nesta terça-feira (20) na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) no Maranhão, situada no bairro Areinha, em São Luís. No local, o presidente do TRE do Estado, Lourival Serejo, discutiu as medidas que serão adotadas para garantir a segurança no pleito eleitoral deste ano.

A reunião contou ainda com a presença do procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, do corregedor Raimundo Barros de Sousa, do procurador regional eleitoral, Thiago Ferreira de Oliveira, das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército, Gabinete Militar do Governo do Estado, Promotoria de Justiça e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Durante a reunião ficou acertado que as instituições vão compartilhar os seus planejamentos de atuação no pleito eleitoral. Também ficou acordado um plano de ação conjunta para garantir a segurança de forma preventiva em todas as zonas eleitorais maranhenses.

Além do debate sobre medidas de segurança, o encontro no TRE-MA ainda abordou os critérios para atender aos pedidos de reforços nos municípios com situações de insegurança ou que demandem atenção especial durante a votação.

VLT entrará nos trilhos através da estrutura ferroviária entre Estiva e Tirirical, diz Fábio Câmara

O candidato do PMDB a prefeito de São Luís, Fábio Câmara 15, afirmou nesta terça-feira (20), em sabatina promovida pelo O Imparcial, que, se for eleito, vai usar a estrutura de trilhos da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no trecho entre os bairros Estiva e Tirirical, para colocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para funcionar.

img_20160920_143314-325544

– A bitola métrica dos trilhos e dormentes desta rede ferroviária é a mesma utilizada pelo VLT, que está jogado em um galpão no Tirirical. O serviço, a um custo-benefício excepcional para o alcance do projeto, vai beneficiar milhares de pessoas na Zona Rural, os que mais precisam de transporte efetivo – frisou o candidato do PMDB.

Inicialmente, o VLT seria implantado entre o Centro e o Anjo da Guarda, em um trecho de pouco mais de aproximadamente dez quilômetros. Uma parte final chegou a ser criada, atrás do Terminal de Integração da Praia Grande, mas foi desmontada após a Secretaria Municipal de Meio Ambiental (Semmam) cancelar o licenciamento ambiental da obra, alegando supostas irregularidades em sua concessão. Sem uso, os dois vagões principais foram transportados para um galpão da Empresa Transnordestina.

– Na nossa gestão o VLT não ficará guardado em galpão. Nós já temos um projeto viável que é a utilização da infraestrutura já existente da antiga RFFSA, no trecho Tirirical-Estiva. Com uma reforma no sistema de trilhos já implantado, conseguiremos fazer a utilização daquele trecho de 24 quilômetros, colocando o VLT à disposição daquelas comunidades que estão no eixo da BR-135, o que será um ganho – declarou.

Durante 55 minutos, o peemedebista apresentou as propostas de sua coligação, com destaque para áreas de saúde, segurança, geração de emprego e renda, educação e mobilidade urbana.

Auxiliar penitenciário é preso em Imperatriz

Na noite de segunda-feira (19), um auxiliar de agente penitenciário lotado em um presídio de Imperatriz foi preso. Juscelino Sena foi apresentado no Plantão Central da Delegacia Regional de Segurança pelos próprios colegas de trabalho.

Juscelino foi flagrado quando tentava levar um celular para uma das celas do presídio. A unidade prisional fica  localizada próximo ao Residencial Itamar Guará.

O auxiliar trabalhava na unidade há nove meses e vinha sendo monitorado a algum tempo devido suspeitas contra ele.