Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Prefeitura de Santa Rita garante circulação monetária com antecipação de salários

O prefeito Dr Hilton Gonçalo autorizou uma nova dinâmica de pagamento dos salários dos servidores municipais com intuito de promover circulação monetária e deixar a economia local pujante.

O pagamento do mês de junho poderia ocorrer até o dia 6 de julho, porém desde o dia 26 de junho, a Prefeitura de Santa Rita iniciou o depósito dos salários.

A quitação do vencimento foi concluído no dia 28 de junho. A estratégia é dividir o pagamento por segmentos, primeiro administração e demais Secretarias, segundo a Secretaria da Saúde e por fim a Educação.

Hilton Gonçalo informou que esse planejamento foi desenvolvido para ajudar a aquecer a econômia local, fortalecendo o comércio, facilitando o serviço dos bancos e evitando ocorrência de assaltos devido a grande demanda de valores com a também distribuição do pagamento dos servidores.

Os fornecedores também vem recebendo os pagamentos em dia, sempre entre os dia 30 e 10 de cada mês.

O prefeito Dr. Hilton Gonçalo de Santa Rita cumpre seu dever de pagar os servidores em dias e dentro do mês trabalhado, valorizando ainda mais todo corpo de funcionários públicos.

Pedro Lucas fortalece pré-campanha para deputado federal em três municípios

2018-06-27-PHOTO-00003382

O vereador de São Luís, Pedro Lucas Fernandes (PTB), que é pré-candidato a deputado federal seguiu, nesta-terça feira (26), cumprindo intensa agenda pelo Maranhão.

Na cidade de Arari, juntamente com o prefeito Djalma Melo (PTB), e o ex-secretário-chefe da Casa Civil, deputado Marcelo Tavares, participou da cerimônia de entrega da 7º Unidade Básica de Saúde (UBS) – João Gregório de Oliveira Pires.

Na ocasião, a UBS também foi contemplada com uma ambulância, destinada ao município de Arari pelo deputado federal Pedro Fernandes (PTB/14), através de emenda parlamentar.

“Nossa admiração e respeito pela gestão competente do amigo e prefeito Djalma, e pelo seu compromisso com a saúde do município, qualificando e melhorando o atendimento aos usuários, à população”, elogiou Pedro Lucas.

2018-06-27-PHOTO-00003384

Ainda no município, o vereador visitou o Centro de Ensino da Cidade Arari, escola que atingiu as melhores metas de qualidade do Ideb, no Maranhão. Na oportunidade, conversou com os alunos e gestores sobre as necessidades da instituição, assumindo o compromisso de levar as reinvindicações junto ao Governo do Estado.

Em Vitória do Mearim, Pedro Lucas parou para uma conversa produtiva com os vereadores George e Oziel, parlamentares de grande atuação no município.

Nesta quarta-feira (27), a convite do prefeito Aluisinho, o vereador Pedro Lucas participou das comemorações de aniversário de 64anos de Emancipação Política da cidade de Esperantinópolis.

As comemorações foram marcadas pela inauguração do “Estádio Municipal vereador Zé”, e o anuncio da construção de 47 casas populares no povoado Lagoinha, no município.

2018-06-27-PHOTO-00003385

Destaque para o asfaltamento do povoado de Palmeiral e Bom Princípio, que será executado por meio de um Convênio celebrado entre a Prefeitura de Esperantinópolis e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). A verba destinada para pavimentação asfáltica no município, também é oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Fernandes e da deputada estadual Ana do Gás junto ao Governo do Estado.

2018-06-27-PHOTO-00003387

“Estas importantes obras da Prefeitura de Esperantinópolis é uma grande conquista dos desportistas e da população esperantinopense. A prefeitura tem trabalhado com objetivo de melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida município. Nosso desejo de prosperidade a cidade”, destacou Fernandes.

Diante do ABC, Sampaio busca vaga inédita na final do Nordestão

Sampaio enfrenta o ABC nesta quinta (28). (Elias Auê / Sampaio Corrêa FC)

Sampaio enfrenta o ABC nesta quinta (28). (Elias Auê / Sampaio Corrêa FC)

Chegou a hora da verdade para o Sampaio Corrêa. Depois de iniciar as semifinais da Copa do Nordeste com uma vitória por 1 a 0 sobre o ABC, em São Luís, a Bolívia Querida volta a enfrentar o Alvinegro Potiguar na noite desta quinta-feira (28), no Estádio Castelão, precisando de um novo triunfo ou um empate para avançar à decisão da competição regional pela primeira vez na história. O duelo entre ABC e Sampaio será disputado a partir das 21h45, no Estádio Frasqueirão, em Natal (RN).

Apesar de ainda atravessar momentos de instabilidade no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa faz uma Copa do Nordeste impecável desde a chegada do técnico Roberto Fonseca. Depois de eliminar o Vitória, um dos representantes nordestinos na Série A, a Bolívia Querida iniciou as semifinais com um triunfo e uma atuação dominante diante do ABC. Agora, o bom momento tricolor no Nordestão será colocado à prova contra o Alvinegro, que promete pressão dentro e fora de campo, mas o elenco do Sampaio garante foco total em busca da classificação inédita para a final.

Roberto Fonseca fez mistério no último treino do Sampaio Corrêa, mas a tendência é que o Tricolor não tenha grandes mudanças em sua formação e conte com o retorno de três titulares: além do volante Willian Oliveira e do atacante Rodrigo Fumaça, que cumpriram suspensão na partida contra o Atlético (GO), pela Série B, o Tubarão terá o reforço do lateral direito Bruno Moura, recuperado de lesão no tornozelo.

O ABC, por sua vez, vive um momento de pressão na Copa do Nordeste. Depois de passar pelo Santa Cruz sem maiores dificuldades, o Alvinegro foi derrotado pelo Sampaio Corrêa na abertura das semifinais e acumulou três tropeços consecutivos no Campeonato Brasileiro Série C. Para se classificar no Nordestão, além do apoio da torcida, o ABC aposta em uma formação mais ofensiva, com a entrada do atacante Matheus Carvalho, mas o técnico Ranielle Ribeiro ainda tem uma dúvida no gol: o titular Rodrigo Carvalho se recupera de lesão, Edson está em fase de transição, e a titularidade pode cair no colo do jovem Gomes, de 18 anos.

FICHA TÉCNICA

Local: Estádio Frasqueirão (Natal – RN)

Horário (de São Luís): 21h45

Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE)

Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

ABC: Rodrigo Carvalho (Gomes); Arez, Tonhão, Samuel e Igor; Anderson Pedra, Felipe Guedes e Higor Leite; Matheus Carvalho, Luan e Leandrão. Treinador: Ranielle Ribeiro

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Bruno Moura, Joécio, Maracás e Alyson; Willian Oliveira, Diego Silva, Fernando Sobral e Danielzinho; Rodrigo Fumaça e Uilliam. Treinador: Roberto Fonseca

Honorato fala sobre ações do Mandato e luta em defesa da Democracia

IMG_20180625_134758964-300x225

O presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís, vereador Honorato Fernandes, em entrevista ao programa Resenha da TV Difusora, voltou a alertar sobre ações do Governo Federal contra o trabalhador brasileiro e a perda de direitos conquistados no Governo Lula e Dilma. O vereador destacou ainda a necessidade da luta pela democracia, que vem sofrendo ataques sistemáticos.

“O que estamos vendo é o cerceamento do direito de defesa do ex-presidente Lula. A cassação de uma presidenta legitimamente eleita sem nenhuma prova. Temos que lutar para fazer valer os nossos direitos. Lula Livre é democracia Viva”, disse Honorato.

Mandato– Durante entrevista Honorato falou das ações do seu mandato. Destacou as demandas em relação a Zona Rural de São Luís e Audiência Pública realizada sobre Moradia no Centro Histórico e Privatização da Eletrobras, entre outras.

“No mês de Julho vamos retomar a discussão em torno da privatização da Eletrobras. Temos que debater este assunto pois é de interesse coletivo e vai impactar na vida de todos”, disse.

Quanto a sua atuação junto a Zona Rural Honorato destacou que tem visitado várias localidades e encaminhado algumas demandas.

“A Zona Rural é uma área muito importante da nossa cidade. Tenho encaminhado várias demandas através do mandato e algumas já estão em execução como no Residencial 2000 e Rio Grande”, explicou Honorato Fernandes que destacou ainda demandas que vem encaminhando nas áreas de saúde e educação.

“Buscamos sempre atender a todos que nos procuram. Este é um mandato popular. Onde recebemos a demanda e junto com a comunidade buscamos o melhor encaminhamento”, frisou Honorato Fernandes.

Laudo sobre incêndio em prédio vai ser divulgado em 30 dias

whatsapp-image-2018-06-27-at-09.32.14

O laudo que apontará as causas do incêndio registrado na manhã de ontem, em um prédio comercial na Avenida dos Holandeses, em São Luís, deverá ser expedido em até 30 dias. A informação é de O Estado.

Levantamento inicial do Corpo de Bombeiros do Maranhão indicou que um curto-circuito em uma fonte de ar-condicionado desencadeou as chamas. De acordo com pessoas que estavam na parte interna do prédio, os detectores de fumaça não foram acionados e os extintores não funcionaram. Nenhum representante do prédio quis falar sobre a ocorrência.

Segundo os bombeiros, ontem a estrutura foi isolada e toda a parte elétrica passou por verificação. Os funcionários foram liberados. Até o fechamento desta edição, o Corpo de Bombeiros ainda não havia informado sobre reabertura do centro comercial para atendimento ao público.

A reportagem esteve no local na manhã de ontem e constatou que o incêndio ocorreu no segundo andar, em uma das salas que abriga o escritório de uma empresa ligada à construção civil. Pelo menos 20 pessoas ficaram isoladas no prédio e precisaram aguardar dentro das salas até a chegada dos bombeiros. Outras duas mulheres, que não tiveram os nomes revelados, precisaram de atendimento médico por inalarem fumaça considerada tóxica. Elas foram encaminhadas para um hospital particular da cidade e passavam bem.

De acordo com o registro do Ciops, os bombeiros tiveram conhecimento do incêndio às 8h32 e chegaram ao local às 8h42. “Foi um desespero só, sem dúvida, um grande susto”, disse uma funcionária de sala do centro comercial que preferiu não ser identificada.

Laudo

De acordo com o major Ronilson Rocha, do Corpo de Bombeiros, as pessoas que permaneceram isoladas no prédio até o controle total das chamas serão acompanhadas. “Elas constarão no laudo que será elaborado pelos bombeiros”, disse. Ele avaliou como positiva a ação dos bombeiros. “Tivemos o controle rápido das chamas e nossa ação foi considerada exitosa”, afirmou o major.

Por WhatsApp

Um fato inusitado chamou a atenção no incêndio. Pessoas que estavam no prédio informaram a O Estado que somente souberam do fato por mensagens do WhatsApp. “Não houve o disparo de qualquer alarme, nada mesmo. Quando começaram a chegar as mensagens em meu celular, no início, pensei que fosse um boato. Mas com as fotos, comecei a acreditar”, disse outro funcionário vizinho à sala onde o incêndio começou que também pediu para não ter o nome revelado. Ele disse que, por um instante, temeu pela própria vida. “Somente ouvíamos os gritos do lado de fora e pensei por um momento que algo mais grave fosse acontecer”, disse.

Morre o jornalista Jânio Arley


Morreu na tarde desta quarta-feira (27), o jornalista Jânio Arley. Ele ficou famoso na década de 90 e início dos anos 2000 ao apresentar o programa policial Bandeira 2 na Tv Difusora, afiliada do SBT.

Janio Arley teve duas paradas cardíacas e foi levado ao Socorrinho do Cohatrac, porém não sobreviveu mesmo com as manobras de ressuscitação.

O ex-apresentador do Bandeira 2 chegou a morar em Brasília por um ano, e atualmente morava na região do Cohatrac.

‘Projeto capaz de mudar destinos’, diz vereador de São Luís sobre Bombeiro Mirim

2018-06-25-PHOTO-00000831

Durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Luís, na tarde desta segunda-feira, para comemorar os 30 anos do Curso de Formação de Sargentos (CFSPM), o vereador Ricardo Diniz (PRTB), aproveitou a oportunidade para tecer elogios aos serviços prestados nestes 30 anos à população da capital e do Maranhão pelos policiais militares e bombeiros militares.

Em seu pronunciamento, no plenário Simão Estácio da Silveira, o parlamentar destacou um importante projeto desenvolvido pelo Capitão Lucas de Jesus Lindoso, o Capitão Lucas (PSL), um dos homenageados: o Bombeiro Mirim que é realizado no município de Bacabeira há 9 anos.

“Em tempos em que vivemos uma inversão de valores, projetos como o Bombeiro Mirim é uma influência capaz de mudar destinos, pois é uma iniciativa que além de levar educação, promove a disciplina”, destacou Ricardo Diniz.

Em 19 anos de existência, o Bombeiro Mirim, que é idealizado pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão, já treinou mais de 25 mil crianças. Atualmente, o trabalho é desenvolvido em 17 polos por todo o Maranhão, com um público de faixa etária entre 10 e 16 anos. Em Bacabeira, a iniciativa é conduzida pelo Capitão Lucas, que atualmente é Chefe de Gabinete da Prefeitura de Bacabeira. Ele explicou a importância da ferramenta de orientação vocacional e cidadania.

bombeirinhos (18)

Bombeiro Mirim pode ter título de utilidade pública concedido pela Câmara

“Damos noções de cidadania e condutas sociais, além disso, instruções de bombeiros e práticas que realizamos nos quartéis, claro, voltadas para esse público de crianças e adolescentes, porque não estamos formando militares, mas cidadãos”, disse.

Secretário de Bacabeira é um dos homenageados pelos 30 anos do Curso de Oficiais

Sem título

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Bacabeira, Lucas de Jesus Lindoso, o Capitão Lucas (PSL), foi um dos homenageados na sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Luís, na tarde desta segunda-feira, para comemorar os 30 anos do Curso de Formação de Sargentos (CFSPM). Durante a cerimônia que aconteceu no plenário Simão Estácio da Silveira, Capitão Lucas que é oficial do Corpo de Bombeiro, recebeu das mãos do vereador Ricardo Diniz (PRTB) uma placa em reconhecimento aos serviços prestados nestes 30 anos à população de Bacabeira, da Capital, e do Maranhão.

“Eu estou muito feliz com esse reconhecimento. É muito gratificante receber de uma Casa como essa, que representa o povo da capital do estado, esse carinho e reconhecimento. Só temos a agradecer”, declarou Lucas.

O secretário bacabeirense que ingressou na corporação através do concurso público de 1988, foi um dos 112 aprovados e formados pelo Centro de Formação de Praças e depois pelo Centro de Formação de Oficiais, dos quais vinte foram incorporados no Corpo de Bombeiros e os demais na Polícia Militar do Maranhão. O reconhecimento aos vivos veio na forma de entrega de certificados a tenentes-coronéis, coronéis, tenentes, majores e sargentos da reserva e da ativa, tanto homens quanto mulheres.

2018-06-25-PHOTO-00000833

Ao todo, foram 79 policiais militares e dezenove bombeiros. Dentre eles, dezesseis estavam presentes à sessão e receberam os certificados presença de colegas das duas corporações. Os demais não puderam comparecer por estarem de serviço na capital e no interior, mas seus certificados serão enviados pelos comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, e da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo, que foi representado no evento pelo subcomandante, coronel Pedro Ribeiro. O primeiro a receber o certificado foi o coronel Célio Roberto.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Ricardo Diniz e contou com a aprovação unânime de seus pares na sessão que apreciou a matéria. O próprio vereador presidiu e secretariou a sessão. Ao justificar a sua proposta, Ricardo Diniz frisou que durante três décadas os homenageados contribuíram na formação de novos membros das duas corporações e que como profissionais são fundamentais na proteção da vida e da sociedade, embora haja quem considere o contrário.

SUGESTÃO
Ele lembrou que recentemente foi a uma escola pública na Cidade Operária e, ao chegar ao local, sentiu insegurança por ser informado de que os grupos de pessoas estranhas postadas ali, ao lado do prédio, eram do Bonde dos 40 e do PCC. “Este fato me deu mais convicção sobre a importância, para a sociedade, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A meu ver, além da Escola Militar Tiradentes, na Vila Palmeira, mais escolas públicas deveriam ser entregues à gestão da Polícia Militar do Maranhão”, opinou.

Ao falar da tribuna da Câmara, o subcomandante da PMMA, Pedro Ribeiro, frisou que aquela era o tipo de solenidade que o alegrava “porque, embora eu não esteja relacionado para a homenagem, o trabalho da Polícia Militar está sendo reconhecido no tempo presente, por meus colegas, e isto é muito bom”. Já o coronel Célio Roberto destacou que aquele gesto da Câmara representava algo muito profundo a cada homenageado. “Este ato de reconhecimento, para nós, significa que cumprimos com a nossa missão. Às vezes os gestos, ainda que pequenos, têm grande significado. Neste caso, é o reconhecimento ao esforço de cada um”, resumiu.

Segunda Turma do STF manda soltar ex-ministro José Dirceu

BRASÍLIA – Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26) suspender a execução da condenação do ex-ministro José Dirceu a 30 anos de prisão na Operação Lava Jato. Com a decisão, Dirceu deverá ser solto. Ele cumpre a pena na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

A decisão foi tomada a partir de um habeas corpus protocolado pela defesa de Dirceu. Votaram pela soltura o relator, Dias Toffoli, e os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no STF, votou contra a concessão da liberdade. A maioria entendeu que o cálculo da pena pode ser revisto e Dirceu pode aguardar em liberdade o julgamento do recurso contra a condenação.

José Dirceu foi preso no mês passado após ter a condenação confirmada pela segunda instância da Justiça Federal, com base no entendimento do STF, que autorizou a execução provisória da pena, após o fim dos recursos na segunda instância.

Sessão

O julgamento desta terça-feira foi marcado por várias trocas de farpas entre os ministros Dias Toffoli e Edson Fachin, que pediu vista do habeas corpus, mas os demais integrantes da Segunda Turma decidiram encaminhar a votação.

O procedimento não é usual no STF. Em geral, quando integrantes pedem vista de um processo, os demais chegam a adiantar o voto, mas o resultado fica suspenso e não é proclamado.

Em dos trechos do julgamento, ao discordar do voto de Toffoli, Fachin sustentou que o ministro estaria descumprindo a decisão do plenário que autorizou a prisão após o fim dos recursos em segunda instância. No entanto, Toffoli divergiu das ponderações e passou a rebater os argumentos de Fachin.

“Mas aí não tem a ver com execução imediata da pena, Vossa Excelência está fazendo um contraponto, eu estou falando A, Vossa Excelência está falando B. Vamos colocar as coisas nos devidos lugares”, disse Toffoli.

Em seguida, Fachin respondeu: “Nós dois estamos entendendo o que nós estamos falando”.

A troca de farpas entre os ministros ocorreu um dia após o ministro Edson Fachin enviar ao plenário, e não à Segunda Turma, o recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também pedia para suspender a execução da condenação na Lava Jato.

Além de Dirceu, também conseguiram recursos favoráveis na sessão de hoje da Segunda Turma o deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP), a senadora Gleisi Hoffmann e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, e o ex-tesoureiro do PP, João Claudio Genu, condenado na Lava Jato.

MDB vai controlar prefeitura de Bacabal após cassação de Zé Vieira

Depois da cassação do prefeito eleito de Bacabal, Zé Vieira, e de seu vice, Florêncio Neto, a Câmara de Vereadores do município já articula antecipar a eleição da Mesa Diretora da Casa para contemplar membro do MDB, ligado ao deputado estadual Roberto Costa, que ficou em segundo lugar, na eleição de 2016.

Alguns blogs de Bacabal já dão como certa que a eleição na Câmara deve ocorrer ainda nesta semana e tem como principal candidato à reeleição, o atual presidente do Legislativo bacabalense, Edvan Brandão.

Após ser eleito para mais um biênio na Câmara, Brandão deve oficializar uma nova eleição no município, cujo eleito deve tomar posse com a cassação do gestor cassado, Zé Vieira.

Até a semana passada, Vieira e seus aliados ainda acreditavam que conseguiriam sobreviver a mais um adiamento na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).