Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Dr. Elizabeth Gonçalo e Ariston recebem declaração de apoio de 9 vereadores de Bacabeira

39124605_1777611488960330_891823708174286848_n

Os candidatos a deputado federal Dr Elizabeth Gonçalo (Avante) e a deputado estadual Ariston (Avante), receberam neste sábado (11), a declaração de apoio de nove vereadores de Bacabeira. Reunidos com a prefeita Fernanda Gonçalo (Avante) e o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Avante), os parlamentares declaram que agora vão acompanhar um dos grupos político com maior número de trabalho e êxito no Maranhão.

Os vereadores Tchabal, Ademir Castro, Romualdo, Magno, Meu Povo, Arrumadinho, Jefferson Calvet, Vanderlan e Carvalho declararam apoio a dupla que vai tentar pela primeira vez uma vaga na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

O apoio a Dr Elizabeth Gonçalo e Ariston é resultado do bom trabalho desempenhado pelos prefeitos Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo em Santa Rita e Bacabeira, respectivamente, que acaba ecoando em toda a região.

Dr Elizabeth Gonçalo e Ariston já estão sendo cotados como um dos favoritos para disputa e os nomes que estão entre os mais fortes na região do Munim.

MP aciona prefeita de São João dos Patos

O Ministério Público do Maranhão ingressou, na última terça-feira (14), com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita de São João dos Patos, Gilvana Evangelista de Souza, e a empresa R. de Oliveira Dias – ME. A ação foi motivada por irregularidades na contratação da empresa para a prestação de serviço de transporte escolar.

A empresa acionada foi a única participante e vencedora do Pregão Presencial n° 25/2017, firmando contrato com o Município no valor de R$ 786.533,12. As investigações do Ministério Público apontaram, no entanto, uma série de irregularidades no procedimento licitatório e na execução do contrato.

Entre os problemas da licitação estão a autorização em data anterior às cotações de preços, informações orçamentárias e elaboração do termo de referência; assinatura do edital feita por pregoeiro sem atribuição; impropriedades e cláusulas restritivas no edital e falta de divulgação do certame.

Além disso, uma das empresas utilizadas na pesquisa prévia de preços pertence ao assessor contábil do Município, que atuou no pregão. Outra das empresas pesquisadas sequer tem a prestação de serviço de transporte escolar entre os seus objetivos sociais.

A Promotoria de Justiça de São João dos Patos verificou, também, que apesar de ter sido contratada para prestar o serviço utilizando ônibus, micro-ônibus e vans, a empresa R. de Oliveira Dias – ME não dispõe desses veículos. O transporte escolar estava sendo feito em 21 veículos sublocados e inadequados, os chamados “paus de arara”. Alguns dos veículos, inclusive, têm mais de 20 anos de uso.

O próprio contrato assinado entre a empresa e a Prefeitura de São João dos Patos previa que a subcontratação de serviços seria proibida, constituindo cláusula de rescisão do contrato. Além disso, ao analisar o valor pago à R. de Oliveira Dias – ME e o que foi repassado aos proprietários dos veículos utilizados, verifica-se uma diferença superior a R$ 200 mil, o que constitui prejuízo aos cofres municipais.

Uma fiscalização realizada pela equipe do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOp Educação), com apoio da Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça, constatou irregularidades como veículos sem documentação e com itens de segurança vencidos, superlotação, motoristas não habilitados e sem curso de capacitação para atuar no transporte escolar, entre outras. A ação é uma das etapas do Projeto Pau de Arara Nunca Mais, desenvolvido pelo MPMA.

“A ré Gilvana Evangelista de Souza homologou a licitação e assinou contrato fundado em fraude montada por servidor nomeado por ela para ocupar a presidência da CPL, como também não cobrou da empresa vencedora o cumprimento adequado do que fora efetivamente contratado. De outro lado, a ré R de Oliveira Dias – ME participou da licitação forjada e também não prestou os serviços da forma contratada, tendo subcontratado sem expressa autorização no instrumento convocatório e no contrato”, explica o promotor de justiça Renato Ighor Viturino Aragão, autor da ação.

Caso sejam condenados por improbidade administrativa, os envolvidos estarão sujeitos ao ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Honorato Fernandes e Rubens Júnior realizam encontro com amigos em São Luís

O vereador Honorato Fernandes (PT) e o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), que estão na disputa proporcional pela Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, realizaram um encontro na noite desta terça-feira, dia 14, em São Luís.

O evento que ocorreu no Hotel Gran São Luís, foi organizado por Celso Brandão, diretor do TAA, com o propósito de alinhar as forças dos pré-candidatos às vésperas do período oficial da corrida eleitoral. O auditório do espaço ficou completamente lotado, com a presença de correligionários, lideranças políticas, aliados e amigos dos dois candidatos.

Em seu discurso, Honorato justificou o seu projeto de candidatura a deputado estadual, por acreditar na política como canal de transformação das classes populares.

“A política é um instrumento de transformação da vida das pessoas e eu ainda acredito nesse propósito. Por isso, aceitei este desafio, para dar continuidade ao nosso projeto, na Assembleia”, disse o petista.

Ponto comum na fala de ambos os pré-candidatos, a defesa do presidente Lula também foi destaque no discurso do deputado federal, Rubens Pereira Júnior, que é candidato à reeleição.

“É com orgulho que venho aqui e digo que, nas últimas eleições, fui o deputado federal mais votado do Maranhão, sou ficha limpa, e um parlamentar atuante. Minha posição sempre foi ao lado do povo. Fui contra o impeachment da ex-presidente Dilma, sou contra o governo Temer e todas as medidas nefastas dele, como a reforma da previdência, a reforma trabalhista e o projeto de privatização das nossas estatais”, destacou Rubens Júnior,

QUEM SÃO ELES?

HONORATO FERNANDES – No exercício do segundo mandato de vereador de São Luís, Honorato Fernandes, de 42 anos, é analista de sistemas e especialista em gerenciamento de projetos, com formação pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Ele é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara da capital.

O candidato a deputado pelo PT é filho da saudosa professora Ieda Batista, lendária ativista de movimentos populares e uma das fundadoras do PT no Maranhão. Apesar do forte vínculo com o petismo (a mãe dele foi candidata a deputada federal pela sigla), só se filiou oficialmente ao PT em 2011. Em 2012, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com 3.664 votos.

Em 2016, experimentou um crescimento de quase 30% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 4.609 votos.  No Processo de Eleições Diretas (PED) que o levou à presidência do PT Municipal, conquistou 52% do eleitorado e ainda se mobilizou pela eleição de Augusto Lobato, eleito presidente estadual da agremiação partidária.

RUBENS JÚNIOR – Começou a carreira política ao ser eleito deputado estadual pelo PRTB em 2006, sendo reeleito em 2010 pelo PCdoB. O deputado federal que concorre à reeleição é advogado, mestre em Direito Constitucional e político brasileiro. Ele é filho do ex-deputado Rubens Pereira e da ex-prefeita de Matões Suely Pereira (PSB). Foi deputado estadual (2007–2015).

Foi eleito deputado federal pelo PCdoB em 2014 com um total de 118.115 votos, sendo o terceiro mais votado. Entre as cidades mais votadas estão Caixas, São Luís, Matões e outros municípios do Leste Maranhense. Durante quatro anos em Brasília, permaneceu como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC).

Esmam publica livro com discurso de Osmar Gomes na posse de Cleones Cunha na Academia Ludovicense de Letras

PHOTO-2018-08-15-19-58-06

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam-MA) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) lançou, este mês, uma obra literária intitulada “Na Casa de Maria Firmina dos Reis”. A publicação em duas versões, impressa e digital, inclui, como registro histórico, dois discursos: um redigido pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, por ocasião de sua posse na Academia Ludovicense de Letras e outro proferido pelo juiz Osmar Gomes dos Santos, escolhido para fazer um pronunciamento de recepção à chegada do colega de magistratura na instituição de cunho literário e linguístico da capital maranhense.

Autor do livro ‘Lembranças e Emoções’, Osmar Gomes é membro da Academia Ludovicense de Letras, sendo titular da cadeira de número 14, que tem como patrono Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo. Além disso, o magistrado é membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e ocupa a cadeira de número 18. O titular da 1ª Vara do Júri da Comarca de São Luís também é membro da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras.

ACERVO JURÍDICO
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), além de cursos de aperfeiçoamento, oferece rico e atualizado acervo jurídico, compatível com sua política de ensino. Estão disponíveis na biblioteca da escola milhares de títulos jurídicos, reunindo livros, obras de referência, acervo especial de autores maranhenses, periódicos, folhetos, guias, CD-ROMs e fitas de vídeo.

O serviço de empréstimo domiciliar de obras é exclusivo para desembargadores, juízes, alunos do curso de preparação à magistratura, ex-alunos e funcionários da Escola. Esse serviço obedece a prazo para devolução de 15 e sete dias consecutivos, respectivamente. O espaço possui, ainda, seção destinada à pesquisa local, composta por dicionários, enciclopédias, catálogos, coleções, guias, manuais e códigos.

CULTURA E ARTE
Além disso, a entidade também realiza projetos voltado para as artes. Atividades como recitais, bate-papo literário e exposições integram o Esmam Cultural, criado para estimular a inclusão de aspectos humanistas à formação dos magistrados e servidores do Judiciário maranhense.

Roberto Rocha confirma Graça Paz como vice

graça-e1534288589219-768x440

O senador Roberto Rocha confirmou nesta terça-feira, 14, sua candidatura ao Governo do Maranhão, tendo como vice a deputada estadual Graça Paz, do seu mesmo partido, o PSDB.

Graça é mulher do ex-deputado, ex-secretário e ex-candidato a prefeito de São Luís, Clodomir Paz, um dos mais importantes quadros da política maranhense.

A deputada tem atuação efetiva na Assembleia Legislativa desde que assumiu a vaga.

Além de Graça Paz na vice, foram confirmadas as candidaturas do ex-governador José Reinaldo Tavares e do deputado estadual Alexandre Almeida ao Senado.

Com a confirmação de Roberto Rocha, todos os candidatos a governador estão devidamente registrados na Justiça Eleitoral.

Que vai abrir, agora, prazo para impugnações.

Pegadores: Justiça arquiva inquérito que investigava Carlos Lula

O secretário de Saúde do Maranhão, o advogado Carlos Lula, comemorou a decisão da Justiça Federal, que determinou o arquivamento de um inquérito que investigava o gestor.

A decisão foi do desembargador federal Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que decidiu pelo arquivamento do inquérito que estava baseado na 5ª fase da Operação Pegadores da Polícia Federal.

Vale destacar que o Ministério Público Federal já havia solciitado o arquivamento das investigções, por entender que não existiam provas do envolvimento do secretário com o desvio milionário que foi detctado pela Polícia Federal, no Governo Flávio Dino.

A Operação Pegadores acabou atingindo em cheio o Governo Flávio Dino no fim de 2017, quando a Polícia Federal confirmou o desvio de mais de R$ 18 milhões na Saúde, no período entre 2015 e 2017. Durante a operação foram mais de dez prisões, algumas de gestores que foram nomeados pelo comunista e que ocuparam cargo de confiança na gestão, como a ex-secretaria adjunta da Saúde, Rosângela Curado.

Bárbara recebe Roseana e mostra força política

A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) recebeu a visita na última segunda-feira (13), em sua casa, no São Cristóvão, da ex-governadora Roseana (MDB), candidata ao governo do Maranhão e o deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) que é candidato ao Senado.

Ao lado do marido, o radialista e ex-vereador (por quatro mandatos) Albino Soeiro, correligionários e a comunidade do bairro e da Zona Rural, Bárbara mostrou a sua força política na capital.

“A manifestação da presença de Deus em minha vida se concretiza quando me vejo rodeada de amigos. Pra hoje, só o meu muito obrigada!”, disse Bárbara.

Roseana destacou o trabalho de Bárbara Soeiro em defesa da mulher, dos animais, da cultura, do esporte e na busca permanente por melhorias para a população mais carente em São Luís.

“A Bárbara é uma guerreira, como mulher, mãe, amiga, companheira e política, eu tenho a certeza que será uma grande deputada estadual,na Assembleia Legislativa. E ajudará muito o Maranhão”, disse Roseana.

Bárbara Soeiro é candidata a deputada estadual e tem percorrido todo o Maranhão e é, sem dúvida uma das opções para a renovação da bancada feminina na Assembleia Legislativa.

MPMA lança campanha por transporte escolar de qualidade

Aconteceu na manhã de ontem, 13, na sala dos Órgãos Colegiados do Ministério Público do Maranhão, em São Luís, o lançamento da campanha “Pau de arara nunca mais: o MP na defesa do transporte escolar de qualidade”. A campanha é a segunda etapa de um projeto desenvolvido pela instituição e parceiros, desde 2015, buscando garantir transporte escolar seguro para os estudantes de todo o estado.

A promotora de Justiça Sandra Soares de Pontes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOp Educação) apresentou a campanha ressaltando que a melhoria do transporte escolar precisa ser um compromisso de todas as instituições e da sociedade. Nessa etapa, o Ministério Público e instituições parceiras realizarão um trabalho de georreferenciamento, buscando identificar focos de utilização dos paus de arara, outros tipos de transportes irregulares, rotas de difícil acesso e a relação entre a quantidade de alunos e de escolas nos municípios.

Outro foco da campanha é fomentar na sociedade a importância de denunciar os casos de transporte escolar irregular, como veículos sem segurança ou em péssimo estado de conservação ou mesmo a utilização do transporte escolar fora de sua função. As denúncias podem ser feitas por meio do app do Ministério Público do Maranhão (MPMA Cidadão, disponível gratuitamente) ou pela Ouvidoria da instituição. Auditorias realizadas em 35 maranhenses desde 2015 apontaram que somente um deles não utilizava paus de arara.

Sandra Pontes enfatizou, também, a importância de consolidar parcerias com as instituições responsáveis pela fiscalização do transporte escolar, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Recomendações

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, assinou recomendações que foram entregues aos promotores de Justiça que atuam na área da educação nos municípios da Comarca da Ilha de São Luís e aos representantes das prefeituras. O secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, recebeu o documento, bem como a secretária de Educação da Raposa, Zélia Pereira e a chefe da Controladoria do Município de São José de Ribamar, Maria Helena Costa.

Também receberam a recomendação, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Arari, Djalma Melo; o tenente-coronel Carlos Frank, representando a Polícia Militar; o delegado Márcio Henrique, pela Polícia Civil; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão, Paulo Moreno.

Luiz Gonzaga Coelho lembrou que o projeto que teve sua segunda fase lançada ontem é um dos finalistas do Prêmio CNMP, bem como outros três iniciativas do Ministério Público do Maranhão. Para o procurador-geral de justiça, essa não é apenas uma vitória do MPMA, mas de todos os parceiros que têm atuado de forma coordenada na busca pela melhoria da educação no Maranhão.

Ele enfatizou que o transporte escolar é um importante mecanismo de acesso à educação, evitando a evasão escolar. Elementos como veículos sucateados, sem segurança e conforto, péssimas condições de estradas vicinais e motoristas não habilitados são problemas comuns e que precisam ser combatidos, de acordo com o procurador-geral de justiça. “Precisamos unir nossas forças e inteligências para uma ação uniforme e efetiva que ponha fim a essa triste situação”, observou.

O presidente da Famem, Djalma Melo, parabenizou o MPMA pela iniciativa, destacando que o transporte escolar é um dos itens que precisam melhorar para alavancar os indicadores da educação no Maranhão. O prefeito ressaltou a importância de uma ampla discussão, envolvendo diversos setores da sociedade, dispondo-se a visitar os municípios do estado mediando a discussão com os gestores municipais.

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio José Sousa Bonfim, observou que a atuação do Ministério Público e instituições parcerias na busca pela melhoria do transporte escolar é, também, uma forma de defender a dignidade das crianças. O promotor de justiça também reforçou o apoio da Associação a iniciativas que “garantam uma sociedade mais livre, justa e solidária”.

Comunicação debate implantação de novos projetos e fortalecimento da imagem e ações de Osmar Filho

PHOTO-2018-08-13-07-06-54

O noticiário legislativo da Câmara Municipal de São Luís cresceu consideravelmente nos últimos três anos. Nesse período, foram lançadas várias novidades para veiculação das atividades legislativa junto à imprensa: informativos no rádio e na TV, transmissão ao vivo das sessões através do dial AM, modernização do portal do órgão na internet, informativo digital diário, além do jornal bimestral com um resumo das principais ações dos parlamentares.

Os instrumentos de comunicação além de aproximar o cidadão do Poder Legislativo vêm permitindo, também, que o trabalho dos vereadores adentrem a residência não só dos ludovicenses, mas de milhares de maranhenses nos quatro cantos do estado, por meio das ondas do rádio. Diante dessa nova realidade, e da necessidade de estabelecer cada vez mais um elo de ligação entre o Parlamento e a Sociedade, ganhou importância no parlamento ludovicense um novo personagem: o assessor de comunicação.

Visando aproximar ainda mais o cidadão do dia a dia do trabalho legislativo, a jornalista Itamargarethe Corrêa Lima, que comanda a Diretoria de Comunicação (Diretcom), reuniu assessores de imprensa e jornalistas que fazem a cobertura diária da Casa para traçar estratégias que possam possibilitar ainda mais a participação da sociedade nos debates da cidade.

Para Itamargarethe, o assessor parlamentar tem duas grandes missões. A primeira, de aproximar a população do assessorado. E a segunda, estabelecer um canal direto com a imprensa mostrando de forma clara e direta o que está sendo discutido na Câmara, já que é uma Casa de Leis.

“A comunicação tem um papel importantíssimo, pois além de aproximar a população da Casa, tem ainda à responsabilidade de divulgar as proposições que podem mudar a vida do cidadão em todas as áreas da administração. Aqui são debatidos temas que vão de um pedido de asfaltamento à construção de escolas e hospitais. Além disso, tem também a aprovação das leis que beneficiam toda a população”, afirma.

No encontro, que contou com a presença das jornalistas Tamara Cristina e Giuliana Soares, assessoras do vereador Osmar Filho, que a partir do ano que vem assume o comando da Casa, para o biênio 2019-2020, Itamargarethe pediu empenho das colegas para trabalhar nesses últimos cinco meses, o fortalecimento da imagem e as ações do futuro chefe do legislativo.

“Estamos aqui não apenas para alinhar as ações que deverão ser trabalhadas até o dia 31 de dezembro do ano em curso, mas, também, para começarmos a definir as estratégias que serão adotadas para fortalecer a imagem e as ações do próximo presidente da Casa”, afirmou a diretora.

De forma sucinta, Itamargarethe externou as jornalistas que comandarão a assessoria do vereador Osmar Filho, sua preocupação em relação ao próximo gestor.

“Muito embora não tenha sido assim desde o início, mas na atualidade, o presidente Astro de Ogum possui uma imagem muito forte, não só dentro do parlamento, como no meio politico e na sociedade, também. Por isso a importância de definirmos uma estratégia diferenciada em relação ao vereador Osmar Filho, haja vista que, assim como o atual presidente, o futuro não possui um perfil midiático”, pontuou.

RADIO ONLINE E WEBTV
Durante a reunião de trabalho, Itamargarethe apresentou dois novos projetos que poderão ser operacionalizados até o final da gestão do presidente Astro de Ogum (PR): a rádio online que, inclusive já está crida, e a transmissão das sessões ao vivo pela WebTV, no canal da Câmara pelo Youtube. Ela informou que o primeiro projeto está na fase de levantamento dos custos, como montagem do estúdio e aquisição de equipamentos.

Essas duas novidades, segundo a jornalista, somam-se as demais que já estão em plena execução.

“Intervenções inovadoras e arrojadas marcaram a gestão do atual presidente. Fomos pioneiros em muitas ações, com resultados extremamente positivos para o Parlamento Municipal. Por isso estamos trabalhando para tornar realidade mais esses dois novos projetos, os quais irão somar as outras novidades implantadas no plenário, como a modernização do sistema elétrico, além das instalações do painel e bancada eletrônica, que serviu para agilizar os trabalhos”, concluiu Itamargarethe.

Disputa eleitoral pode mudar composição da Câmara de São Luís

Na Câmara Municipal de São Luís, 11 dos 31 vereadores estão na disputa eleitoral de outubro deste ano (Foto: Reprodução)

Na Câmara Municipal de São Luís, 11 dos 31 vereadores estão na disputa eleitoral de outubro deste ano (Foto: Reprodução)

Um total de quatorze suplentes de vereadores nas eleições de 2016 na capital maranhense devem estar tão ou mais ansiosos que alguns parlamentares que vão disputar cargos nas eleições deste ano. É que a vitória dos titulares nas urnas no dia 7 de outubro vai significar para eles o passaporte para conquistar um mandato de dois anos na Câmara Municipal de São Luís.

Após o encerramento no último domingo (5) do prazo para as convenções, 07 partidos aprovaram candidaturas de onze dos 31 dos vereadores da capital maranhense para a disputa proporcional, seja pela Assembleia Legislativa ou pela Câmara dos Deputados, abrindo a possibilidade para a mudança de quase 40% das cadeiras.

Se eleitos nas novas funções públicas, os parlamentares dos partidos PSC, PRTB, PSDB, PT, PHS, PTB e PDT deixam suas cadeiras vagas no Legislativo municipal e seus suplentes assumem definitivamente a função de vereador pelos próximos dois anos.

Entre os que tiveram os nomes homologados na disputa proporcional pela Assembleia Legislativa estão vereadores Estevão Aragão (PSDB), Bárbara Soeiro (PSC), Honorato Fernandes (PT), Marcial Lima,  Ricardo Diniz, Silvino Abreu, Gutemberg Araújo e Gengival Alves, ambos do PRTB.

Para o Congresso, devem marcar presença no pleito de outubro, os vereadores Sá Marques (PHS), Pavão Filho (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB). Dos nomes certos na disputa pelo Legislativo Estadual, três fazem parte da Mesa Diretora da Câmara de São Luís, são os eles: o 1º secretário Honorato Fernandes (PT), o 3º vice-presidente Ricardo Diniz (PRTB), a 4ª Secretária Bárbara Soeiro (PSC) e o 5º secretário Estevao Aragao(PSDB)

Com muitos vereadores concorrendo no pleito de outubro, é bem provável que teremos uma configuração bastante diferente para o biênio 2019 e 2020 no Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do legislativo da capital. Na lista dos suplentes que podem se efetivar no cargo já a partir do ano que vem estão nomes conhecidos como do ex-vereador Armando Costa (DC) que integrou a Casa na legislatura anterior. Além dele, constam ainda Joãozinho Freitas (PTB) e Irmão Domingos (PEN), que já assumiram mandatos na atual legislatura.

Um dos prováveis substitutos dos 11 parlamentares ludovicenses que podem herdar dois anos de mandato na Câmara de São Luís caso titulares sejam eleitos para cargos em disputa está o ex-vereador Vieira Lima (SD), que anda na torcida para que Honorato Fernandes (PT) possa conquistar uma vaga de deputado estadual.  Vieira Lima hoje é primeiro suplente de uma coligação formada por PT e PTC que elegeu Honorato e Edmilson Jasen, que faleceu no inicio da legislatura, tendo a vaga ocupada por Antônio Garcez.

Outro que também pode se gabar de ter chance dupla de conquistar uma cadeira política é Dr. Cosmo que vive na expectativa da eleição do vereador Sá Marques (PHS) que é candidato a deputado federal. Basileu Barros e Zeca Medeiros vão torcer para que os vereadores Genival Alves e Silvino Abreu, ambos do PRTB, conquistam as vagas para Assembleia Legislativa.

O ex-vereador Armando Costa (DC) e Pintinho Itamaraty (PSDB) também fazem torcida em dobro para que Gutemberg Araújo (eleito pelo PSDB e hoje no PRTB) possa conquistar sua cadeira no parlamento estadual. Nelsinho, por sua vez, fica na expectativa pela eleição do vereador Estevão Aragão (eleito pelo PSB e hoje PSDB).

Além deles, Joãozinho Freitas (PTB) e Irmão Domingos (PEN) estão na expetativa das eleições de Pedro Lucas Fernandes (PTB), candidato a deputado federal e Marcial Lima (eleito pelo PEN e hoje no PRTB), candidato a deputado estadual. Já Rommeo Amin (PCdoB) e Batista Matos (PTC) vão torcer para que Ricardo Diniz (eleito pelo PCdoB e hoje no PRTB) e Bárbara Soeiro (PSC) também conquistem suas vagas no Palácio Manoel Beckham, sede do legislativo estadual.

Por fim, Paulo Victor (PROS) e o ex-vereador Barbosa Lages (PDT) vão ficar na torcida para que o vereador Pavão Filho (PDT) possa conquistar o mandato no Congresso no pleito de outubro. O primeiro que já está no exercício do mandato, sonha em se efetivar no cargo. Já o segundo, aguarda o desfecho eleitoral para que possa aproveitar a licença do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) e assumir por pelo menos um ano.

2º SUPLENTE TAMBÉM NA TORCIDA
Existe situação em que o próprio suplente também figura como candidato, abrindo ainda mais a torcida para que o 2º da reserva alimente a esperança de ascender ao cargo. É o caso, por exemplo, de Vieira Lima (SD) e Batista Matos (PTC) que devem concorrer nas eleições deste ano pelos seus respectivos partidos.

Em caso de vitória nas urnas de Vieira quem herdará a vaga de Honorato, caso seja eleito, é Osvaldo Muller (PT). Se Batista também lograr êxito nas urnas, será o ex-vereador professor Lisboa (PCdoB) que fica na expectativa de assumir nas vagas de Barbara Soeiro ou Ricardo Diniz, já que Rommeo Amin – que é o 1º suplente – é secretário municipal de Esporte e provavelmente poderia assumir e em seguida se licenciar.

CÂMARA DOBRA Nº CANDIDATOS
O número de candidaturas no parlamento municipal aumentou em mais de 50% em relação à legislatura anterior. Em 2014, dos 31 representantes do Palácio Pedro Neiva de Santana, cinco estiveram na disputa proporcional, seja pela Assembleia Legislativa ou pela Câmara dos Deputados. Na época, foram candidatos os vereadores Fábio Câmara (PSL), Ivaldo Rodrigues (PDT), Isaías Pereirinha (PSL), Josué Pinheiro (PSDB), Sérgio Frota (PR) e Rose Sales (PMN). Destes, apenas Sérgio Frota conseguiu se eleger e deixou a Câmara, abrindo vaga para a primeira suplente nas eleições de 2012, Eidimar Gomes (PSDB).

SUPLENTES NA EXPECTATIVA

Dr. Cosmo na torcida por Sá Marques

Joãozinho Freitas e Irmão Domingos estão torcendo por Pedro Lucas e Marcial

Paulo Victor e Barbosa Lages na torcida por Pavão Filho

Basileu Barros e Zeca Medeiros vão torcer por Genival Alves e Silvino Abreu

Armando Costa e Pintinho Itamaraty na torcida por Gutemberg Araújo

Nelsinho na expectativa por Estevão Aragão

Rommeo AminBatista Matos e Professor Lisboa vão torcer por Barbara Soeiro e Ricardo Diniz

Vieira Lima e Osvaldo Muller torcem por Honorato Fernandes