1531499363-77275499

De O Estado – O déficit da Previdência maranhense tem sido tema de constantes cobranças dos deputados Adriano Sarney (PV), Eduardo Braide (PMN) e Wellington do Curso. Eles têm tentado obter, via Assembleia, informações do Governo do Estado sobre a real situação das aposentadorias do Estado, sem sucesso.

Durante a semana, a base governista barrou um requerimento solicitando informações do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) sobre a real situação da Previdência estadual e outro solicitando a presença de Joel Benin, presidente do Iprev, na Assembleia para prestar esclarecimentos sobre esses saques.

“Alertei na semana passada, assim como venho alertando desde o início do meu mandato, que o governo comunista vem consumindo os investimentos do fundo dos aposentados (FEPA) para pagar os benefícios, quando deveria buscar no tesouro estadual os recursos para sanar o déficit na previdência”, afirmou Adriano.

Para Wellington do Curso, falta transparência. “Falta transparência, falta moralidade, falta impessoalidade. Quantos ofícios já protocolamos e solicitamos informações e tivemos não em resposta do Governo do Estado. Um pedido de esclarecimento é algo tão simples e, ao negar o requerimento solicitando informações, está negando ao servidor público, está negando ao aposentado. Claro que o Governo quebrou a Previdência do Estado e tem metido a mão no dinheiro do aposentado”, denunciou Wellington.

Braide, por outro lado, vê com preocupação a baixa de recursos de rendimentos de aplicações do Fepa. “Cabe a esta Casa a responsabilidade de trazer luz a esse assunto. Porque o que eu nós viemos denunciando já há um tempo nesta tribuna, desde o remanejamento de recursos do Fepa, é que o governador Flávio Dino está quebrando a Previdência do Estado do Maranhão”, finalizou.