Alimentação natural garante qualidade nutricional aos alunos de Bacabeira

Spread the love

50067365_518700841951739_1467251254555049984_n

Melhorar o cardápio da merenda escolar com a aquisição de produtos da agricultura familiar, como determina a Lei Federal 11.947/2009, foi o principal objetivo de uma reunião no dia 15 deste mês, na Prefeitura de Bacabeira, entre representantes das Secretarias de Educação, Agricultura e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Pela lei, 30% da compra deve ser feita na produção local. Os produtos agrícolas ganham especial distinção e a lei determina que eles sejam priorizados na compra para a merenda escolar. Com o dispositivo, as crianças passaram a ter acesso a alimentos de qualidade e os agricultores, receberam um estímulo a mais para avançar na produção.

A secretária Ivanildes Rêgo (Educação) destacou que a determinação da prefeita Fernanda Gonçalo é que o cardápio seja planejado para garantir os benefícios de uma alimentação saudável, levando em consideração a realidade local. “Vamos garantir refeições baseadas nas recomendações nutricionais das crianças, com produtos comprados dos pequenos produtores de Bacabeira para elevar a renda e a produção do município”, reforçou a secretária no encontro que contou com o secretário Ruck Pires (Agricultura), da presidente do CAE, Mônica de Jesus e da nutricionista Jakeline Lopes.

Ruck Pires explicou que as compras são feitas dos produtores locais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Além de continuar valorizando produtores locais, vamos implantar hortas nas escolas para que os hortaliças e verduras possam complementar a alimentação dos alunos”, disse o secretário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>