Conferência define sugestões para melhoria do SUS em Bacabeira

Spread the love

Prioridades foram avaliadas durante encontro que debateu ações para Saúde com elevada participação

6e1eb9ee-1bf0-4abf-af08-aa00caa642ca

A Prefeitura de Bacabeira e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta sexta-feira, 12, no prédio da Primeira Igreja Batista (PIB) a 8ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde” com os eixos temáticos Saúde como direito; Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde, Lucas de Jesus Lindoso, o Capitão Lucas, enfatizou que nesta etapa municipal do evento são analisadas as prioridades locais de saúde e formuladas propostas no âmbito dos municípios, Estados e União referentes ao tema e aos eixos temáticos da 16ª Conferência Nacional de Saúde, com base em Documento Orientador. “Por isso é importante de todos os segmentos da sociedade, para que possamos colocar as nossas prioridades para melhoria do SUS”, destacou.

5b698fda-eda5-48d4-9f65-882656cb5982

A expectativa do secretário é conseguir apoio financeiro do Estado e da União para a área da saúde local. Ele disse ainda que a conferência é importante porque as informações chegam ao Ministério da Saúde que passa a entender mais das demandas dos municípios e tem como planejar mais organizadamente as ações que serão aplicadas para o setor.

No evento, estavam presentes também o presidente do Conselho de Saúde, Nerino de Almeida Filho; o vice-prefeito Ubirajara Torres; os vereadores Dino Neto e Romualdo, que representaram a Câmara Municipal; os secretários municipais Ivanildes Rêgo (Educação) e Ruck (Pesca); o gestor regional de Saúde de Rosário, Wiliam Anceles; a representante dos usuários do SUS, Elizângela Marques; a palestrante da Secretaria de Estado da Saúde, Silvia Viana; o pastor Gilson, presidentes de associações, entidades e pessoas das comunidades de Bacabeira.

39a68e7e-1883-4ce8-ab03-44a3d26c04d1

A 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, vai reunir milhares de representantes em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>