Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Coluna Fatos e Notas de 15/01/2015

CORPO A CORPO  

Em campanha para a presidência da Câmara Federal, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) desembarcou hoje em São Luís para uma conversa com a bancada federal. Ele será recebido às 19h no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e pelos deputados eleitos pelo Maranhão, para um jantar. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) participará do encontro.

EM CAMPANHA 

   

Na semana passada, outro presidenciável, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), esteve na capital maranhense para um encontro com a bancada federal maranhense. Na ocasião, o peemedebista conseguiu apoios e prometeu conduzir a Casa com independência, caso seja eleito para o comando da Mesa Diretora da Câmara Federal.

NINHO ALTERNATIVO

O PROS já tem novo comando no Maranhão. Trata-se do ex-ministro Gastão Vieira que está deixando oficialmente o PMDB. Deputado federal até fevereiro, Vieira conseguiu chegar ao comando do partido, superando outros interessados como o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e até o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PDT). A informação é do blog do jornalista Diego Emir.

PESO POLÍTICO    

Com a diplomação de Julião Amim como deputado federal, realizada ontem (14), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o PDT maranhense terá direito a mais uma vaga na bancada federal, que já tem Weverton Rocha (PDT).

SANTO FORTE  

Com Julião Amim à frente da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária, há chances de o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), que não foi eleito, ocupar a vaga de deputado federal. Isso só foi possível graças à decisão do ministro  do TSE, Dias Toffoli, de validar os 56.171 votos recebidos pelo pedetista que passa a assumir o posto de primeiro suplente.

DIREITO DE NASCER

Além da superlotação dos leitos, há outra área da saúde com muitas dificuldades: a obstetrícia. Nascer em São Luís de parto normal virou romaria para muitas mães. Algumas delas, em contato com o blog, contam que poucas são as unidades que vem socorrendo parturientes, mesmo sob ameaça de superlotação. Além dos problemas já existentes, elas relatam ainda que encontrar obstetra de plantão virou outra complicação. São poucos os que preferem apostar em parto normal, o que acabou criando cenário de acomodações nos berçários. Pelo visto, a ordem é abrir o berreiro de criança ou apelar para as benditas parteiras.

CANAL DE NEGOCIAÇÃO

Mais uma entidade associativa acaba de ser criada no serviço público. Trata-se da Associação dos Servidores do Poder Legislativo do Município de São Luís (Aspolem-SL). A entidade surgiu com a necessidade de um canal de abertura desde a administração passada, quando, por força de uma ação interposta pelo Ministério Público, a Justiça determinou a exoneração de 387 servidores que foram admitidos sem concurso público após a promulgação da Constituição de 1988.  “Os servidores ficaram atônitos e isolados, já que não houve nenhum órgão representativo que os defendesse ou que pelo menos buscasse dialogar com a Presidência da Câmara, em busca de uma alternativa”, disse Djalma Rodrigues, ao justificar a criação da Aspolemsl.

GALOPE NA QUALIDADE     

 

A qualidade do combustível vendido em alguns postos de abastecimento em São Luís está sendo questionada. Ontem era relatada a história de um consumidor que abasteceu o seu automóvel num desses locais e, ao sair por aí, o seu veiculo galopava parecendo um cavalo. Com a palavra o Inmetro.

PESO FINANCEIRO    

Se no dia 10 de julho de 1994 (data de lançamento do Plano Real) você tivesse depositado 100 reais na poupança, teria hoje mais de R$ 2 mil reais. Se ao mesmo tempo, na mesma data, tivesse sacado 100 reais no Cheque Especial, hoje estaria devendo mais de 500 mil reais. Ou seja, 100 reais no Cheque Especial e você estaria devendo hoje o equivalente ao preço de 20 carros populares. Já com o mesmo valor numa poupança, pelo mesmo tempo, estaria com dinheiro para comprar apenas 13 pneus.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*