Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Moradores de Alcântara fazem protesto após morte de jovem grávida

Moradores de Alcântara, a 53 km de São Luís, fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (30) após a morte da jovem Naires Rodrigues, de 19 anos, e seu bebê, na tarde de ontem após ela não ter conseguido fazer uma cesariana na cidade.

Naires deu entrada na Unidade Mista Dr. Neto Guterres às 6h40. Como o local não está realizando cesarianas, a equipe tentou fazer um parto normal na jovem. Após complicações durante o parto, Naires foi encaminhada para um hospital em Pinheiro, na baixada maranhense.

Segundo a família, Naires não teve o atendimento necessário quando entrou em trabalho de parto, e denuncia a falta de estrutura do hospital e até de ambulância para realizar a transferência da jovem para São Luís.

Como a unidade só possui uma ambulância, e que estava em uso, Naires foi transportada em um veículo de um morador da cidade. No meio do caminho Naires começou a ter convulsões vindo a óbito juntamente com o bebê.

Segundo uma testemunha que preferiu não se identificar, este não é o primeiro caso de óbito de gestantes na cidade por falta de infraestrutura hospitalar.

O secretário municipal de saúde de Alcântara, Raimundo Neto, disse ao G1 que a unidade tomou todas as medidas cabíveis. “Só temos uma ambulância em Alcântara. Nós tínhamos um paciente em estado mais grave para encaminhar a São Luís, já que quando Naires deu entrada a sua gestação não tinha complicações”, disse o secretário.

Questionando sobre a falta de infraestrutura da unidade mista de Alcântara o secretário informou que o Centro Cirúrgico está fechado, pois o Ministério da Saúde só tem encaminhado R$25 mil para a manutenção do local. “Já falei com o Secretário de Estado de Saúde para pedir um apoio à saúde de Alcântara. Enquanto esse repasse não for revisto situações como essa continuarão acontecendo”, finalizou.

Category: Uncategorized

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*