Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Vaga de vice-prefeito também pode acirrar disputa em Bacabeira

Exceto os casos envoltos em polêmicas ou em que o segundo na linha de sucessão assume o cargo no afastamento do titular, os vices nem sempre ganham destaque nos mandatos. A história de Bacabeira, pelo menos, tem se mostrado assim. No entanto, conhecer quem está ao lado do seu candidato na disputa eleitoral pode ajudar a transparecer posturas e dar indicativos de ações de partido e das coligações. Em diferentes graus, ele poderá participar das decisões do eleito, além de ter a função constitucional de assumir os compromissos oficiais quando o prefeito precisar se ausentar ou estiver impossibilitado de exercer o cargo.

Almoço entre lideranças politicas tem como cardápio as eleições de Bacabeira, por onde Fernanda, esposa de Hilton Gonçalo, pretende concorrer ao cargo de prefeita

No que se refere a estratégias, o vice costuma ser o representante do segundo partido dos que compõem o governo, amarrando as alianças políticas. Sobre o perfil a adotar, há uma corrente da ciência política convicta de que não deve ter ambições próprias para evitar que faça sombra ao titular. Mas há especialistas que defendem que os dois devam governar juntos, com o mesmo grau de relevância.

Nesta reportagem, o blog apresenta os prováveis candidatos a vice-prefeito dos pretensos prefeituráveis na cidade bacabeirense. Existem os mais discretos e os mais afoitos em aparecer. Também há os que buscaram holofotes cedo demais e tiveram de recuar. Há quem se mantenha em absoluto silêncio, mas que nem precisa dizer. Nos bastidores, porém, as movimentações para a escolha do companheiro de chapa são igualmente intensas tanto quanto a definição do nome do ‘cabeça’ de chapa.

A pouco mais de um oito meses do início das convenções partidárias, os pré-candidatos e grupos intensificaram nas últimas semanas as articulações de olho na disputa à Prefeitura de Bacabeira. Mas como os cenários já estão traçados, as costuras para o cargo de vice também se adiantam.

REJEIÇÃO COMPLICA ARTICULAÇÃO 
O grupo que atualmente está no poder enfrenta uma situação emblemática. Além do racha que está prestes a acontecer, o prefeito Alan Linhares (PTB) terá uma grande dificuldade na escolha do vice. É que com a alta rejeição do governo petebista, ninguém tem coragem de ir para o sacrifício. Homem discreto, o atual vice-prefeito José Benedito, o Arrumadinho (PSDB), por exemplo, pode não ser escalado para continuar na chapa.

Situação de Alan Linhares é tão complicada que ele resolveu convocar uma reunião para colocar algumas questões a limpo.

Temendo ficar sem mandato, o tucano começa a ‘arrumar’ uma saída e pode deixar o petebista numa situação ainda mais complicada. No entanto, caso fique sem opções, fontes no PTB e no PROS – acreditam na possibilidade de uma chapa “puro sangue”, tendo o presidente da Câmara, Romualdo ou, ainda, outro vereador de um dos partidos [depende em qual o prefeito vai se filiar], como companheiro de chapa.

INDECISÃO E FALTA DE OPÇÃO
As chapas dos pré-candidatos Gilvan Luna (PCdoB), Ubirajara Torres, o Bira (PDT) e Francisco Moura (PTN) ainda não terminaram as costuras, que podem indicar tanto o vice das próprias chapas quando a de outras siglas.

FERNANDA É CORTEJADA
Líder nas pesquisas divulgadas até aqui pelo blog, a empresaria Fernanda Gonçalo (PMN), ainda não definiu ainda o nome de quem será o vice. Mas com a aceitação do nome da nas alturas, a escolha pela indicação acaba esquentando a disputa.

Nos bastidores os nomes mais comentados para ocupar o posto são da vereadora Dineide Ramos (PR), o do empresário Resende Bastos (PSB); do Capitão Lucas (PSL), da ex-primeira-dama Olga Calvet (PV) e do ex-vereador Jefferson Calvet (PSC), que, diga-se de passagem [e para não ser injusto com a história], foi o primeiro a apoiar a empresaria em 2012 quando todos não acreditavam que ela poderia surpreender numa disputa que por pouco não tirou o mandato do sucessor de Venancinho. Com exceção de Jefferson, todos os prováveis indicados já sentaram com Hilton Gonçalo – esposo da pré-candidata – para buscar entendimento na definição do nome.

Category: Uncategorized

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*