Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Coluna Fatos e Notas de 27/01/2015

O PEQUENO GIGANTE


Apesar de ser sigla pequena, o PCdoB ganhou um apelido nas rodas onde se trata de política. Está sendo chamado agora de “O pequeno gigante” por ter emplacado representantes no Maranhão e Brasília. Aqui, além de o governador Flávio Dino ser do partido, a legenda ocupa secretarias no primeiro escalão do governo e, com Dilma, tem um ministério.

POLICIAIS ENTOCADOS


Está aí uma boa queda de braço! A Secretaria da Segurança Pública do Maranhão estaria organizando um levantamento da lotação de PMs que não estão nas ruas ou em quartéis. Se caso vier ocorrer, seria bom começar pela Assembleia Legislativa e os órgãos do Tribunal de Justiça. Não é necessária a presença de PMs por lá? Claro que sim, mas pode estar havendo um overbooking.

DEPOIS DO CARNAVAL


A disputa no Congresso Nacional paralisou o processo de nomeação para os escalões inferiores pela presidente Dilma Rousseff, principalmente nos estados. No Maranhão, as indicações para as delegacias dos ministérios e superintendências das autarquias estão em compasso de espera. Por enquanto, quem entrou, entrou; quem não entrou ainda, só depois do Carnaval. O governo quer esperar a eleição da Câmara e do Senado, e suas respectivas mesas, para definir os nomes dirigentes nos estados.

SOLTANDO FOGO


O deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB) anda “soltando fogo pelas ventas”, como se diz no popular. O motivo da “zanga” do comunista é o tratamento que lhe foi dispensado pelos aliados durante a divisão de forças – e de prestígio – na Assembleia Legislativa. O deputado aderiu ao comunismo ainda em 2013 e marchou ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB) desde a sua pré-candidatura. Mas viu colegas de parlamento “que só chegaram agora” abocanhar fatias maiores (e melhores) do bolo na Casa.

OUTRO MODELO


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, adiantou a palavra de ordem de sua gestão. “Celeridade, celeridade, celeridade, este será o nosso modelo”, o magistrado, lembrando que o Tribunal realiza suas primeiras sessões plenárias do ano hoje, a partir das 16h, para julgar processos administrativos e judiciais. Além de Froz, a Corte Eleitoral está composta também pelo desembargador, Guerreiro Júnior, vice-presidente e corregedor; Clodomir Sebastião Reis, diretor da Escola Judiciária Eleitoral; José Eulálio Figueiredo de Almeida, ouvidor; Alice de Sousa Rocha; Daniel Leite e Eduardo Moreira. O procurador regional eleitoral é Régis Richael Primo da Silva.

PSB SEM PRESSA


Fontes ligadas ao senador diplomado Roberto Rocha que, continua como vice-prefeito de São Luís até fevereiro, revelou ontem que o PSB só discute em 2016 se apoia a reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ou integra o palanque de outro candidato.

NA MIRA DO TJ-MA


O prefeito de Anajatuba, Hélder Lopes Aragão (PMDB), está na mira do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ontem, em decisão proferida pelo desembargador Jamil de Miranda Gedeon, o TJ negou o pedido de liminar no habeas corpus impetrado pela renomada banca de advogados, encabeçada pelo ex-procurador do Estado – Marcos Coutinho Lobo, formulada em favor do prefeito.

ALVO DO MP-MA


a ex-presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, Francisca Gomes Aguiar também é alvo de investigação do MP-MA, que apura supostas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na prestação de contas do exercício financeiro de 2007. Ajuizadas pelo promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa, as ações têm o objetivo de garantir o pagamento do montante total de R$ 31.174,89 ao erário.

ROMARIA A MINISTÉRIO


O ministro Gilberto Kassab (CIdades) está em alta. Governadores de todos os partidos estão em campo para derrubar resolução do Tribunal de Contas da União. Ela proibiu a assinatura de “aditivos de compensação”, levando à rescisão de contratos e à realização de nova licitação. As obras param, mesmo 80% prontas. Kassab está reunindo dados. Para a maioria dos gestores, a resolução do TCU transformou o país em um cemitério de obras. Vão enterrar os elefantes brancos.

CERIMÔNIA DE POSSE


Os 42 deputados estaduais eleitos em outubro último darão início às atividades de seus mandatos a partir do próximo domingo, dia 1º de fevereiro, quando tomam posse de seus cargos em solenidade na Assembleia Legislativa. Marcada para 9h30, a sessão também contará com a votação da Mesa Diretora da Casa e a posse dos suplentes que cumprirão mandatos devido ao licenciamento de parlamentares que assumiram pastas no Executivo.

Category: Uncategorized

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*