Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Em operação, PF cumpre mandado de busca e apreensão no MA

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta sexta-feira (26) mandados judiciais por meio da Operação “O Recebedor”, no segundo desdobramento da Operação Lava Jato, no Maranhão. A operação foi iniciada após dados obtidos na delação premiada e acordo de leniência de um dos investigados da Lava Jato, que apura esquema de corrupção na Petrobras. Há suspeita de pagamento de propina em obras das ferrovias Norte-Sul (FNS) e de Integração Oeste-Leste (Fiol).

No Maranhão, a empresa Agropecuária e Industrial Serra Grande II (Agro Serra), com sede em São Raimundo das Mangabeiras, no sul do estado, é investigada pela PF. Uma equipe com um delegado, um agente e um escrivão se deslocou de São Luís para a sede da empresa.

O advogado da Agro Serra informou que o mandado de busca e apreensão não é contra a empresa, e sim contra um ex-prestadores de serviços. Ele afirmou ainda que atualmente o ex-funcionário que está sendo investigado pela operação Lava Jato tem negócios no estado de Goiás.

Além do Maranhão, a Operação “O Recebedor” foi realizada também nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal. Em todo o Brasil, foram cumpridos sete mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir à delegacia prestar depoimento) e 44 de busca e apreensão, com objetivo de recolher provas do pagamento de propina na construção das ferrovias, prática de cartel e lavagem do dinheiro obtido com superfaturamento das obras públicas.

FNS e Fiol
Projetada para promover integração no país, a FNS corta os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Desde 2006, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. – uma das investigadas pela PF – expandiu o trecho de Açailândia (MA), tornando-se subconcessionária responsável pela conservação e operação do trecho ferroviário. Já a Fiol, com 1,52 mil km de extensão, fará a interligação entre o Tocantins e o porto de Ilhéus (BA).

Category: Uncategorized

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*