Os estudantes do povoado do Alto do Bonito, na área rural de São Luís, estão sem transporte escolar há cerca de seis meses. A escola mais próxima fica a 5 Km do povoado e para grande parte das crianças esse percurso tem que ser feito todos os dias a pé.

Sem título

A falta de transporte escolar tem deixado os moradores da região indignados. Segundo a moradora Gleicilene dos Santos, os ônibus pararam de circular desde o ano passado. “Tinha ônibus, mas desde outubro tiraram. Queremos saber o porquê, pelo menos uma explicação do que está acontecendo”, desabafou Gleicilene dos Santos.

A dona de casa Dorismar do Lago disse que a rotina de levar os filhos para a escola é algo cansativo. “É uma distância imensa. Já venho estupidamente cansada de casa. A minha filha foi ontem para a escola e chegou com febre. Eu estou levando ela porque não tenho com quem deixar”, contou.

Francisco Valentim leva seus dois filhos para a escola de bicicleta.  Foi a forma que ele encontrou para chegar mais rápido até o local. “Aqui não tem nenhum tipo de veículo. Esse aqui é o melhor transporte para levar as crianças para o colégio”, disse.

Robson Serra optou por transportar seus filhos na garupa, uma viagem arriscada para as crianças. “Todo santo dia é isso. Para quem não tem um veículo é sofrido de levar e trazer [as crianças] todo santo dia”, contou.

Para quem tem dinheiro, o frete de carros particulares é uma opção para substituir a ausência dos coletivos, porém, os pais reclamam dos valores altos cobrados pelos motoristas. “São carros pequenos, mas agora eles estão cobrando R$ 80,00 [por viagem] e para quem tem dois filhos, três filhos não tem condição”, reclamou Leticia da Silva. Já os motoristas de carro particular dizem os altos preço dos combustíveis não compensa o serviço.

Outro problema que agrava a situação do transporte no bairro é má conservação das ruas, que estão esburacadas e com o grande volume de água por causa das chuvas. “Aquele desfiladeiro fica com uma correnteza muito forte e com certeza corre risco dessas crianças serem arrastadas pela correnteza no período de chuva”, opinou o morador Gerson Nunes.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís (Semosp) informou que está fazendo um levantamento sobre as comunidades ainda não beneficiada com melhorias na infraestrutura e vai inserir o povoado de Alto do Bonito na programação da equipe responsável pelas vistorias.

Sobre a falta de uma escola no povoado Alto do Bonito, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) informou que a comunidade é atendida pela Unidade de Ensino Básico do Major José Augusto Mochel e que realiza estudos de viabilidade para melhorar a rede de ensino da região. Com relação a falta de transporte escolar na região a Semed informou que vem adotando providências para regularização do serviço em toda a zona rural de São Luís.