Isaías Rocha

Compromisso com a verdade, compromisso com você

Isaías Rocha - Compromisso com a verdade, compromisso com você

Coluna Fatos e Notas de 12/01/2015

BOLETIM DA MUDANÇA


Além de anunciar as primeiras 17 Medidas Provisórias do seu governo, o governador Flávio Dino (PCdoB) estuda criar um sistema para que as secretarias sejam avaliadas com notas. O governo vai ser avaliado por notas alta, média e baixa. Como uma fonte do Palácio dos Leões fez questão de explicar, o secretário que tirar nota alta vai ajudar o governador a passar de ano, e o que tirar nota baixa será ‘reprovado’ e deve ser convidado a deixar a equipe.

ELE É O MAIS COTADO


O deputado Othelino Neto (PCdoB) é o mais cotado para assumir a função de líder do Governo na Assembleia Legislativa, segundo deputados da base governista. Além de Othelino Neto, Raimundo Cutrim e Professor Marco Aurélio também foram eleitos pela sigla.

APROPRIAÇÃO INDÉBITA


A deputada estadual eleita Andrea Murad (PMDB) condenou hoje (12), em postagem na sua página pessoal no Facebook, o fato de o governo Flávio Dino (PCdoB), anunciar como novidade a suposta criação de uma central única de regulação dos serviços de Saúde. Para Andrea Murad, é “vergonhoso” o atual governo tentar se apropriar de feitos da gestão passada.

CLIMA APREENSIVO


É de total apreensão o clima na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) depois que o governador Flávio Dino (PCdoB) acenou com a possibilidade de criação da Consultoria do Estado, pasta a ser ocupada por um advogado – não necessariamente um procurador – para prestar auxílio ao Executivo em demandas judiciais e emitir pareceres sobre temas polêmicos. Ocorre que essa função já é realizada pelos procuradores de carreira e a criação do novo posto seria, portanto, inconstitucional.

ATRASO NO CRONOGRAMA


O superintende do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís – SET, Luís Cláudio Siqueira, afirmou em nota à imprensa que haverá atraso no cronograma para a substituição de 250 ônibus por veículos novos na capital. Segundo ele, a culpa é do “calendário das montadoras”. Dos primeiros 250, os empresários já entregaram 31 novos ônibus. Eles têm até o dia 31 deste mês para concluir a primeira etapa.

TRANSPORTE PÚBLICO


Falando nisso…. Manifestações contra o reajuste já começam a agitar o País. Na última sexta-feira, ocorreram protestos nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Outros atos também estão sendo organizados por entidades da sociedade civil que defendem o fim da cobrança de tarifas nos transportes públicos para os estudantes. Em São Luís, os empresários já requereram à SMTT o reajuste da passagem, alegando aumento dos custos. A prefeitura, por sua vez, diz não ver necessidade de reajustar a tarifa. O caso, mais uma vez, deve parar na Justiça.

DESENGAVETANDO


O Hospital de Urgência e Emergência Dr. Jackson Lago ainda não saiu do papel, após dois anos da atua gestão do PTC. O prefeito Edivaldo Júnior, quando eleito, prometeu que iria inaugurar a unidade para melhorar o sistema de saúde do município. Só agora no inicio de 2015, a Prefeitura resolveu desengavetar a promessa: está em vias de comprar um prédio de uma cooperativa de médicos para colocar em funcionamento a tão esperada unidade de saúde. Segundo as informações, o prédio que está pronto para ser hospital custará a bagatela de R$ 150 milhões. O imóvel fica na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em frente à antiga estátua de Manoel Beckman, popularmente chamada de “Roque Santeiro”.

OU MUDA OU ACABA


É difícil no “ninho” petista admitir que na maioria dos estados onde Dilma amargou derrotas nas urnas foi por conta do voto anti PT e não pró Aécio. Como destacou a senadora Martha Suplicy, em entrevista ao Estadão, “ou o PT muda ou acaba.” Mais fácil, diante desta constatação será jogar pedra na senadora, que deve deixar o partido, além de distribuir críticas. Mas vários setores petistas começam a reconhecer a fadiga da sigla.

SAÚDE FISCAL


O jornal Correio Braziliente atestou no último domingo (11), em reportagem na versão impressa, que o Maranhão é um dos poucos estados brasileiros que não têm dificuldade de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Neste quesito, o estado é o terceiro colocado, com apenas 39,6% das receitas comprometidas com gastos com pessoal – atrás apenas da Bahia (38,6%) e do Rio de Janeiro (31,2%).

RECADASTRAMENTO NA CÂMARA


Terá início nesta quarta-feira, (14) até o próximo dia 30, das 08h30 às 14h30, um processo de recadastramento dos servidores da Câmara Municipal de São Luís. O anúncio foi feito, no final da manhã desta segunda-feira, (12), pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PMN), durante uma reunião realizada no plenário do Legislativo Ludovicense, para a qual conclamou todos os funcionários…

AS AÇÕES DE ASTRO


…Além da realização do primeiro concurso público da Câmara Municipal para o mês de maio, Astro também anunciou a instalação do painel eletrônico de votação; da Rádio Câmara, que irá transmitir as atividades do Legislativo logo na primeira sessão após o retorno do recesso parlamentar; a implantação da tribuna do povo, quando representantes de segmentos da população ocuparão a tribuna para apresentar suas solicitações; e o apoio à reestruturação da Associação dos Servidores do Poder Legislativo Municipal.

DATAS COMEMORATIVAS


A presidente Dilma sancionou cinco leis que instituem novas datas comemorativas nacionais. No dia 12 de abril será celebrado o Dia do Humorista; no dia 20 de maio, o Dia do Pedagogo; em 13 de outubro, o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional; em 16 de novembro, o Dia de Atenção à Dislexia; e, por fim, em 24 de fevereiro, será comemorado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Não são, contudo, feriados.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*