Entre os dez candidatos que desistiram de disputar as eleições, três deles eram prefeitos que estavam no mandato e buscavam a reeleição

 

Desde o fim do prazo das convenções partidárias, no dia 5 de agosto, até a última segunda-feira (16), quando terminou o período de julgamento de registros de candidaturas pela Justiça Eleitoral, o cenário político em várias cidades do Maranhão passou por mudanças.

Em dez municípios do estado, por exemplo, candidatos ao cargo de prefeito desistiram de participar das eleições de outubro. Os casos ocorreram em Alcântara, Axixá, Barreirinhas, Buritirana, Colinas, Formosa da Serra Negra, Itinga do Maranhão, Pio XII, Rosário e São Mateus do Maranhão.

Alguns postulantes abandonaram a disputa para apoiar outros candidatos, enquanto outros nomearam substitutos para suas respectivas vagas. Além disso, polarizações em torno de outros nomes que disputam o comando das administrações ou imbróglios judiciais também levaram à inelegibilidade de candidaturas.

Imbróglios na Justiça  

No município de Formosa da Serra Negra, a candidatura à reeleição do prefeito Cirineu Costa (PL) foi retirada por decisão da Justiça. A decisão foi fundamentada na condenação criminal do gestor, que o tornou inelegível com base na Lei Complementar n.º 64/1990. Ele foi condenado a 10 anos de reclusão por estupro de vulnerável, baseado em sentença confirmada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em julho de 2024. Apesar da interposição de embargos de declaração pelo prefeito, a Justiça considerou que esse recurso não suspende a inelegibilidade, conforme a legislação eleitoral.

3º mandato é barrado

No caso de São Mateus do Maranhão, o anúncio foi feito no dia 16 deste mês após o prefeito Ivo Rezende (PSB) ter seu pedido de registro impugnado porque estaria inelegível por considerar que sua candidatura caracterizaria um terceiro mandato. Ele foi substituído pelo seu tio, Miltinho Aragão, que será o novo candidato a prefeito do PSB.

Desistiu para apoiar rival

Em Barreirinhas, o prefeito Amilcar Rocha (PCdoB), oficializou sua desistência das eleições deste ano no dia 4 deste mês, informando sua saída do páreo. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele disse que não dava mais para fazer corrida para ver quem pode chegar melhor e após ouvir conselhos, decidiu se aliar a Léo Costa (Podemos).

“Não dá mais pra ficar esperando. Depois de ouvir a minha família, meus amigos, aliados, nós resolvemos fazer essa grande aliança e vamos pedir o empenho de cada um. O mal é grande, mas o bem sempre vai prevalecer e é isso que nós acreditamos”, afirmou.

Confira a lista dos desistentes:

1. Paulo César (PSDB) em Alcântara

2. Assis Simas (PSB) em Axixá

3. Dr. Amilcar (PCdoB) em Barreirinhas*

4. Ismael dos Reis (PMB) em Buritirana

5. Dra. Shamia (Novo) em Colinas

6. Cirineu Costa (PL) em Formosa da Serra Negra*

7. Jamel (Republicanos) em Itinga do Maranhão

8. Zé do Povo (PSDB) em Pio XII

9. Edivaldo Bazolão (Mobiliza) em Rosário

10. Ivo Rezende (PSB) em São Mateus do Maranhão*

* Prefeitos que estavam no mandato e buscavam a reeleição

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com