Lixão irregular é alvo de denúncia em Icatu

Um morador do conjunto “Santana”, no município de Icatu, denuncia verdadeiro “lixão” às margens da estrada vicinal de acesso a comunidade. Em vídeo, ele relata que o acúmulo de resíduos virou um problema constante há cerca de dois anos.

Segundo Ribamar Araújo – o Ribão, lixo doméstico, pedaços de móveis, pneus todo tipo de desejos são jogados nos terrenos que ficam próximos as unidades residenciais. Donos das áreas não limpam e a Prefeitura icatuense também não toma providências.

“Fiz uma denúncia na Sec. Estadual de Meio Ambiente – SEMA, órgão responsável pela preservação e fiscalização do meio ambiente, sobre processo nº 1909180046 desde 20 de setembro de 2019, e até a presente data não tivemos qualquer resposta do órgão”, relatou.

Além de prejudicar a aparência da região, lixão também se transforma em criadouro para insetos transmissores de doenças e animais peçonhentos que colocam em risco a vida de quem reside nas redondezas.

“Com a chegada das chuvas cresce o risco de contaminação, pondo em risco pessoas inocentes e que contribuem através do pagamento de seus impostos”, completou.

O blog apurou que desde 2019 existe um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), projeto do Governo do Estado, promovido por meio da AGEM – Agência Executiva Metropolitana, para nortear o processo de planejamento aplicado à gestão de resíduos sólidos, que inclui os 13 municípios que integram a Região Metropolitana da Grande São Luís.

Com a proposta, o Aterro Sanitário da Titara virou solução para um problema histórico da maioria das cidades maranhenses: o descarte de resíduos sólidos.

O aterro recebe, atualmente, os descartes dos municípios de Rosário, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Axixá, Morros, Icatu, Bacabeira, Santa Rita, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. Alcântara é uma situação à parte, por conta de sua localização.

Com o acordo de cooperação a maioria das cidades da Região Metropolitana conseguiram resolver a gestão dos serviços de transbordo, transporte e disposição final de resíduos sólidos urbanos a serem depositados no aterro adequado.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.