Liderando as intenções de votos entre os prefeituráveis, de acordo com a pesquisa EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião divulgada nesta terça-feira, 23, o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (PP), perderia as eleições na cidade santa-inesense, em caso de união entre todos os rivais.

De acordo com o levantamento contratado pelo Jornal Pequeno, Felipe dos Pneus aparece com 43,7% na disputa eleitoral, mas numericamente não superaria os votos de todos os rivais que, juntos, somam 45,5%.

Ou seja, para vencer a eleição, Felipe dos Pneus precisa obter uma vantagem de quase 2 pontos percentuais sobre todos os adversários somados e impedir o crescimento de Solange Almeida (PL) que, com 23,5%, aparece na segunda colocação sendo a única com possibilidades reais de ameaçar a reeleição do mandatário santa-inesense. Valdevino Cabral surge na terceira posição com 19,4%.

Abaixo de 2% aparecem Joe Rodrigues (1,4%) e Tenente-Coronel Vieira Oliveira (1,2%). Brancos, nulos ou nenhum destes representam 3,9% das intenções de voto, enquanto 7% dos eleitores ainda não decidiram seu voto.

A situação do prefeito é tão insegura no pleito vindouro, por exemplo, que somente com a união do 2º, 3º e 4º colocados, já impediria uma eventual vitória nas urnas. A aliança de “SoVaJo” faria o trio chegar a 44,3% podendo fazer o ‘Pneu’ de Felipe furar com os 43,7% ao final da disputa.

Há quem diga que a estratégia de “dividir” a oposição em Santa Inês prejudicaria o atual gestor. O estudo da EPO, entretanto, mostrou que o maior beneficiado da divisão seria mesmo o próprio mandatário municipal.

Para Felipe dos Pneus, dizem, quanto menos candidatos, pior. Ele é favorito, mas as chances de vitória seriam reduzidas com a diminuição dos prefeituráveis e a campanha ficaria mais cara para ele, que até mês passado era o líder da rejeição.

Metodologia

A EPO entrevistou 515 eleitores, entre os dias 11, 12, 13 e 14 de julho de 2024, na Sede e Zona Rural de Santa Inês. A pesquisa tem margem de erro de 4,30 pontos para mais ou para menos e está registrada do TSE sob o seguinte registro nº: TSE: MA-00791/2024.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com