“Ouvi o comandante do Corpo de Bombeiro Militar dizer que levou quatro minutos para chegarem ao Rio Anil Shopping, mas foi tempo suficiente para que se perdesse duas vidas e não perdemos mais por causa dos bombeiros civis que estavam lá”, pontuou Iomar Santos

O sindicato que representa os bombeiros civis no Maranhão repercutiu a tragédia do Rio Anil Shopping que deixou 2 mortos e 13 feridos e disse que a situação não foi pior, por causa dos profissionais que lá estavam.

A declaração ocorreu na audiência pública que reuniu, nesta sexta-feira (24), na Câmara de São Luís, representantes do poder público e da sociedade civil, para um debate sobre possíveis alterações da Lei Municipal nº 6.227/17, que dispõe sobre a obrigatoriedade na contratação dos bombeiros civis em estabelecimentos públicos e privados com grande circulação de pessoas.

Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado do Maranhão (Sinbocivil/MA), Iomar Santos de Jesus ressaltou que o bombeiro civil é um profissional capacitado e pronto para atuar, que está onde um bombeiro militar não consegue chegar no momento da ocorrência, porque esse já está no local do sinistro.

“Ouvi o comandante do Corpo de Bombeiro militar dizer que levou quatro minutos para chegarem ao Rio Anil Shopping, mas foi tempo suficiente para que se perdesse duas vidas e não perdemos mais por causa dos bombeiros civis que estavam lá”, pontuou.

O representante da categoria reivindicou que a lei não exija somente a contratação de bombeiros civis, mas que o número desses profissionais seja proporcional ao tamanho do estabelecimento. “Imaginem só, dois bombeiros por turno em um estabelecimento como aquele shopping, com dois pavimentos e mais o subsolo”, justificou.

Extrema importância

O evento no Legislativo ocorreu por iniciativa do vereador Álvaro Pires (PMN). Na oportunidade, o parlamentar voltou a expressar o seu pesar às vítimas do incêndio e familiares.

“Este é um momento de extrema importância para discutirmos a obrigatoriedade da contratação desses profissionais em estabelecimentos privados e públicos, justamente para evitar que tragédias como a que aconteceu no Rio Anil Shopping voltem a acontecer na nossa cidade”, disse o autor do requerimento que originou a audiência pública.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.