Nenhum maranhense vai relatar Orçamento Geral da União para 2024 / Foto: Reprodução

Nenhum dos 18 deputados federais ou dos três senadores maranhenses foi lembrado entre os nomes do Congresso Nacional que serão responsáveis pelas relatorias setoriais do projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 (PLN 29/2023).

Os relatores setoriais são responsáveis pelas 16 áreas temáticas do Orçamento federal (veja quadro abaixo). Eles são indicados entre os membros das comissões temáticas correspondentes no Senado e na Câmara dos Deputados. Um parlamentar também pode ser indicado para uma relatoria setorial se tiver “notória atuação parlamentar” na respectiva área, mesmo se não for membro de comissão.

Por regra, o Senado tem direito a seis relatorias setoriais. Estes são os senadores escolhidos e suas áreas temáticas:

Infraestrutura, Minas e Energia: Irajá (PSD-TO), membro suplente da Comissão de Infraestrutura (CI)

Saúde: Marcelo Castro (MDB-PI), membro suplente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS)
Educação e Cultura: Beto Faro (PT-PA)

Turismo: Wilder Morais (PL-GO), membro suplente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR)

Ciência & Tecnologia e Comunicações: Efraim Filho (União-PB), membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT)

Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio: Mecias de Jesus (Republicanos-RR), membro titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

Após a elaboração do relatório preliminar pelo relator-geral do PLOA, os relatores setoriais levam as suas áreas para debate nas comissões. Eles também são responsáveis pela alocação de parte dos recursos destinados às emendas parlamentares reservadas às bancadas estaduais e às comissões.

Os relatórios setoriais devem ser apresentados em até 10 dias após a votação do relatório preliminar, e devem ser votados pela CMO em até dez dias depois da apresentação. Os relatórios finais embasam o trabalho do relator-geral na elaboração do parecer final ao projeto da lei orçamentária.

O relator-geral do PLOA 2024 é o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), e a relatora da Receita é a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). A presidente da CMO é a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com