DataM aponta vantagem de Paulo Marinho Jr. em Caxias

O Instituto DataM traz levantamento sobre as eleições municipais na cidade de Caxias. A pesquisa, que foi encomendada pela Rádio Mirante e pelo portal Imirante, mostra vantagem do pré-candidato do PL, Paulo Marinho Júnior, em três cenários que foram apresentados aos eleitores.

A pesquisa foi feita nos dias 4 a 7 de julho e ouviu 451 eleitores de Caxias. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo MA -07040/2024, a margem de erro é de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

O primeiro cenário apresentado é o espontâneo (quando não é apresentado nome de candidatos ao eleitor). Assim, a DataM mostra que a disputa lá está assim: Paulo Marinho Júnior aparece com 24,2% seguido por Gentil Neto (PP) com 17,5%, depois Lycia Waquim com 2,7%, Fábio Gentil (atual prefeito) com 1,6% e Edmilson Sanches, 0,9%. Nenhum, branco e nulo somam 6,7% e indecisos e não responderam 46,6%.

Dois cenários estimulados foram feitos pelo instituto. No primeiro, Paulo Júnior tem 39%, Gentil Neto aparece com 28,8%, Lycia Waquim com 4,4%, Edmilson Sanches com 1,1%.

Já no segundo cenário estimulado, os números são esses: Paulo Marinho Júnior foi a opção de 42,4% dos eleitores e Gentil Neto, 29,7%. Nenhum dos candidatos, branco e nulo somaram 14,%, mesmo resultado dos eleitores indecisos e que não responderam.

Sobre a rejeição, a maior é do candidato Gentil Neto. Neste cenário, 30,4% dos entrevistados disseram não votar em Neto, Paulo Júnior é a opção de 17,5% dos ouvidos, Edmilson Sanches, 12,6%, e Lycia Wanquim, 11,3%.

Avaliação

O DataM também ouviu os eleitores sobre a avaliação da gestão de Fábio Gentil em Caxias. Pelo resultado, 57,2% disseram que não aprovam a administração municipal, 31,7% falaram que aprovam e 11,1% não sabem ou não responderam.