A quantidade de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que vem sendo atendida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), para receber benefícios socioassistenciais e de transferência de renda, acabou motivando uma troca de farpas entre o vereador Astro de Ogum (PCdoB) e o assessor jurídico da pasta, Paulo Ribeiro.

O quiproquó ocorreu durante audiência pública na Câmara que debateu sobre o planejamento urbano na gestão de riscos e na prevenção de desastres da capital maranhense. Na oportunidade, a secretária interina da Semcas, Lúcia de Fátima Marques Ribeiro Moreira, prestou informações dos benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda para as famílias afetadas pelas enchentes, alagamentos, desmoronamento e deslizamento de terra nas áreas de risco.

Em seguida, Astro de Ogum questionou a quantidade de pessoas atendidas em relação ao orçamento da pasta. Após o questionamento, Paulo Ribeiro subiu à tribuna para esclarecer que os números informados pela interina da Semcas eram referentes ao tema da audiência pública. Nesse momento, o clima esquentou e o vereador destacou que não estava no ato para ofender ninguém, mas apenas para cumprir seu papel de fiscal.

Quem participou?

O evento também contou com a participação dos secretários David ColDebella, titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp); Marcos José de Moraes Affonso Júnior, titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc); e do superintendente Municipal da Defesa Civil de São Luís, Alexsandro Nogueira.

O debate foi mediado pelo presidente da Câmara, Francisco Chaguinhas (Podemos) e contou com os vereadores Raimundo Penha (PDT) e Concita Pinto (PCdoB) nas secretarias dos trabalhos da Mesa. O encontro foi proposto pelo vereador Marquinhos Silva (PSC).

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.