Segundo Ribeiro Neto, a ação objetiva encontrar soluções para efetivação de políticas públicas sobre o tema, além de dialogar sobre os desafios cotidianos desta temática. / Leonardo Mendonça

A Câmara Municipal de São Luís aprovou na última segunda-feira (8), durante sessão ordinária, a realização de uma audiência pública sobre o tema: “Novembro Azul: dê um toque de atenção à sua saúde”, buscando conscientizar, informar e dialogar sobre a relevância da priorização da saúde do homem para os cuidados de prevenção ao câncer de próstata.

O pedido que foi requerido pelo vereador Ribeiro Neto (PMN), por meio do Requerimento nº 1705/21, deverá ocorrer no Plenário Simão Estácio da Silveira, mas ainda não tem data e nem horário marcado para acontecer.

Segundo o parlamentar, a ação objetiva encontrar soluções para efetivação de políticas públicas sobre o tema, além de dialogar sobre os desafios cotidianos desta temática.

“A audiência pública proporcionará o compartilhamento de importantes informações a respeito da saúde do homem, além da distribuição de panfletos, laços de símbolos de luta e esperança, palestras, além de depoimentos de superação”, disse.

Para debater essa questão, serão convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – Seccional Maranhão, do Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo – Imoab/Fundação Antônio Jorge Dino (Cacon), entre outras entidades.

Novembro azul

O objetivo da campanha Novembro Azul é orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com maior frequência. A estimativa do INCA – Instituto Nacional de Câncer é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.