Ministro Gilmar Mendes, do STF, pede informações à Câmara sobre suspensão de mandato de vereador ribamarense / Foto: Reprodução

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, 3 de abril de 2024 – O vereador de São José de Ribamar, Rangleyson Dias (PSD), entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja anulado o processo legislativo que culminou com suspenção por trinta dias do seu mandato. Saiba mais aqui.

Em síntese, o parlamentar que é acusado de cometer suposto abuso contra uma menor de idade, foi afastado temporariamente do cargo pela Comissão de Ética da Câmara Municipal.

No pedido, protocolado nessa terça-feira (2), no STF, a defesa alega suposta afronta ao teor da Súmula Vinculante 46, no processo legislativo que resultou no afastamento temporário.

A reclamação, que pede uma providência em caráter liminar (imediata e provisória), foi distribuída para a relatoria do ministro Gilmar Mendes. Em despacho publicado nesta quarta-feira, 3, o relator determinou que a Câmara preste informações, no prazo de 48 horas, sobre as alegações do vereador ribamarense.

Usada pela defesa do parlamentar para buscar a anulação da suspensão, a Súmula Vinculante 46, diz que “a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União”.

Clique aqui e leia o despacho

Rcl 67028

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com