Saiba quem são os vereadores que foram ‘promovidos’ como deputados / Foto: Leonardo Mendonça

Desde 1970, quando começaram a ser contabilizadas as legislaturas na Câmara Municipal de São Luís (CMSL) ao longo de 400 anos de história, os vereadores da capital maranhense sempre competiram por outros postos de representação política nas eleições gerais. Nesse período, o Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo ludovicense, testemunhou a eleição de vários vereadores para a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e Câmara dos Deputados, sendo que quatro das candidaturas bem-sucedidas, foram de ex-presidentes.

O primeiro chefe do legislativo municipal que foi “promovido” pelas urnas a outros cargos de representação política nas eleições gerais foi Enoc Vieira, que se elegeu vereador na pela ARENA em 1970 e 1972 chegando à presidência da Câmara. Ele se elegeu deputado estadual em 1974 e 1978, sendo eleito presidente da Alema em 1979. Em seguida, migrou para o PDS no ano seguinte com o fim do bipartidarismo.

Enoc Vieira

O ex-deputado Manoel Ribeiro, que começou a carreira política em 1976 ao ser eleito vereador de São Luís, também presidiu a Câmara Municipal de São Luís entre 1982 e 1989. Nas eleições de 1990, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1994, 1998, 2002 e 2010. Ele foi presidente da Assembleia Legislativa entre 1993 e 2003. Tentou a reeleição em 2014, quando candidatou-se a deputado estadual pelo PTB, sem lograr êxito.

Manoel Ribeiro

O saudoso João Evangelista, pai do deputado Neto Evangelista e sogro da vereadora Thay Evangelista (União), foi o terceiro presidente da Câmara Municipal, que ascendeu no parlamento estadual. Ele foi eleito vereador de São Luís em 1988 e reeleito em 1992, período em que também comandou o legislativo da capital maranhense. Em seguida, foi eleito por quatro vezes deputado estadual (1995–2010) e presidiu a Assembleia Legislativa entre 2005 a 2009.

João Evangelista

Osmar Filho foi o último presidente da Câmara Municipal de São Luís a ser promovido pelas urnas para outros postos de representação política durante as eleições gerais. Ele comandou a Casa nos biênios 2019-2020 e 2021-2022, ano em que foi eleito deputado estadual pelo PDT com 50.117 votos.

Osmar Filho

Um caso incomum

Edivaldo de Holanda Braga, pai do ex-vereador, ex-deputado federal e ex-prefeito Edivaldo Júnior, é um caso incomum. Eleito vereador de São Luís pela ARENA em 1976, migrou para o PDS com a restauração do pluripartidarismo em 1980 e no ano seguinte foi escolhido presidente da Câmara Municipal. Na sua nova agremiação partidária, ele ficou como primeiro suplente de deputado estadual em 1982, mas exerceu o mandato durante a maior parte da legislatura, após o então governador Luís Rocha nomear o deputado estadual Mauro Fecury como prefeito da capital maranhense.

Edivaldo de Holanda

Pode integrar o seleto grupo

Paulo Victor, de 38 anos, o presidente do Legislativo mais jovem na história de quatrocentos anos da instituição, tem a possibilidade de se juntar a este seleto grupo, caso opte por disputar uma das 42 vagas na Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano. Ele e Osmar Filho se tornaram os presidentes da Câmara mais jovens. Paulo nasceu em março de 1986, enquanto o seu antecessor em novembro do mesmo ano.

Paulo Victor

Vereadores eleitos deputados

Adicionalmente aos presidentes, a Câmara também registrou outras “promoções” de vereadores durante as eleições gerais. São casos de parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa ou foram guindados à Câmara Federal, perfazendo mais de 14 candidaturas bem-sucedidas. Além dos citados acima, a lista inclui ainda nomes como Pavão Filho, Helena Huly, Telma Pinheiro, Lourival Mendes, Pedro Fernandes, Edivaldo de Holanda Júnior, Cleber Verde, Pinto Itamaraty, Costa Ferreira e Pedro Lucas.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com