Qualidade da água do Rio Tocantins foi testada após queda de caminhão com acido sulfúrico

A Agência Nacional de Águas (ANA) emitiu, nesta terça-feira (24), um novo parecer técnico informando que não há risco de contaminação nas águas do Rio Tocantins em virtude da queda de caminhões com que 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), ocorrido no domingo, 22.

O anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nas redes sociais. Segundo ele, o órgão informou que o consumo de água na região, captada pela Caema no rio, é seguro.

“Com isso, informo que a captação da água para abastecimento de Imperatriz será retomada imediatamente. Outras análises seguem sendo realizadas, com apoio das equipes do nosso Governo do Maranhão, para garantir a segurança integral de todos”, destacou Brandão.

Conforme nota da ANA, o foco das análises foi no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A agência informou também que, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão,  determinou os parâmetros básicos de qualidade da água e coletou amostras para as análises ambulatoriais visando detectar “os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d´água do rio Tocantins”.

Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Ministério da Saúde.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com