Demonstrando preocupação com a educação pública de São Luís, uma professora denunciou, na noite desta quarta-feira, 13/04, durante participação no Programa Tá Na Pauta, da Rádio Nova FM (93.1 MHz), a situação de abandono de diversas escolas da rede municipal.
A participação da educadora ocorreu durante o “Fala, aí!” – quadro onde os ouvintes tratam sobre os assuntos debatidos na da atração radiofônica. Ao se manifestar, a professora parabenizou os apresentadores do programa pela abordagem sobre o tema, relatou a triste situação vivida por alunos e os profissionais do magistério e afirmou que o prefeito Eduardo Braide (sem partido) está “desconstruindo” a educação.
“Agradeço os comentários assertivos de vocês em relação ao trabalho da educação em São Luís e também por mostrar a desconstrução da educação pelo prefeito Eduardo Braide. Eu, como milhares de pessoas, também votei nele e estou muito arrependida”, declarou.
A docente também revelou que muitas unidades de ensino seguem sem previsão de retorno na capital maranhense. Ela citou como exemplo a UEB Profª Camélia Costa Viveiros, no Coroado; e a UEB Profº Rubem Almeida, no Coroadinho.
Além disso, a ouvinte denunciou ainda o déficit de professores na rede municipal e revelou que a situação afeta o aprendizado dos alunos que, segundo ela, estão sendo retidos em escolas para passar falsa ideia de que estão tendo aulas. “Só quem está no chão da escola é que sabe a realidade”, desabafou.
Por fim, enviou fotos da situação da UEB Profº João Lima Sobrinho, no Conjunto Dom Sebastião, próximo ao Parque Timbira. As imagens mostram vários problemas com a inadequação de mobiliários em desuso, ausência de climatização, pisos e escadas que comprometem a mobilidade, cadeiras e mesas quebradas ou enferrujadas colocando em risco, inclusive, a saúde dos discentes.
Ouça a participação da ouvinte:
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Essa professora fala a verdade. A realidade das escolas municipais é desanimadora; embora esses problemas foram herdados da gestão passada, a gestão atual faz muito pouco para sanar os problemas. A atual cúpula da Semed é quase inoperante, pois a impressão que se tem é que o prefeito nomeou as pessoas pela sua incompetência em vez do contrário. A secretária não consegue dar uma solução nem para os vigilantes da Transporter que vigiam as escolas à noite cujos atrasos salariais é recorrente. Os vigilantes, que ficaram felizes qd Braide foi eleito, constataram que o prefeito vencedor é uma continuação da gestão de Holanda Júnior. Eles queriam que a Semed contratasse outra empresa que respeitasse os direitos trabalhistas, mas em vez disso o prefeito renovou o contrato da Transporter e os problemas continuam. Enfim, os problemas são intermináveis e quem está dentro das escolas é que sabe a atual realidade. A propaganda da prefeitura tem a função de convencer a população de que as coisas estão caminhando bem, mas não estão.