PINHEIRO, 8 de junho de 2024 – Pesquisa do Instituto INOP Previsão, contratada pelo jornal O Imparcial e divulgada nessa sexta-feira (7/6), aponta que o empresário André da RalpNet tem quase o dobro da rejeição que o deputado João Batista Segundo, seu principal concorrente. Segundo o levantamento, 15,63% do eleitorado pinheirense diz não votar no empresário de jeito nenhum, enquanto somente 8,10% rejeitaram voto no deputado. Portanto, a rejeição a RalpNet é mais do que o dobro a Segundo.
Neste cenário, quem aparece em primeiro lugar é Dr. Kaio, que de longe é o mais rejeitado, com 52,73% dos entrevistados afirmando que não votariam no pré-candidato do prefeito Luciano Genésio em hipótese alguma. Os menos rejeitados foram Filho de Coqueiro (3,39%), Geraldo Junior (3,01%), Josias do Açaí ((2,82%), Coronel Senilson (1,88%) e Prof. Dimas (1,32%). Não Sabe/Não Opinou pontou em (11,12%).
Soma dos adversários supera André da RalpNet
Liderando as intenções de votos para prefeito de Pinheiro, de acordo com a pesquisa, André da RalpNet perderia as eleições na maior cidade da Baixada Maranhense, em caso de união entre todos os rivais.
De acordo com o levantamento, o empresário aparece com 45,57% na disputa eleitoral, mas numericamente não superaria os votos de todos os rivais que, juntos, somam 47,83%.
Ou seja, para vencer a eleição, RalpNet precisa obter uma vantagem de quase 3 pontos percentuais sobre todos os adversários somados e impedir o crescimento de João Batista Segundo que, com 25,99%, já começa a preocupar o ‘líder’ da pesquisa. Em seguida, aparece Dr. Kaio com 12,81%, seguido por Geraldo Junior (2,82%), Coronel Senilson (2,45%), Filho de Coqueiro (2,07) e Prof Dimas (1,69%). Josias do Açaí não pontuou. Nenhum deles (0,94%) e Não sabe/Não Opinou somaram 5,66%.
Há quem diga que a estratégia de “dividir” a oposição em Pinheiro favorecia o pré-candidato do prefeito Luciano. O estudo da Inop, entretanto, mostrou mais uma vez que o maior beneficiado da divisão seria mesmo o próprio empresário do ramo de internet.
Para RalpNet, dizem, quanto menos candidatos, pior. Ele é favorito, mas as chances de vitória se reduziriam com a diminuição dos prefeituráveis e a campanha ficaria mais cara já que a rejeição dele é maior que a do Segundo.
Metodologia
A pesquisa registrada no Tribunal Superior eleitoral sob o Nº 09105/2024, foi realizada na sede e zona rural de Pinheiro, entre os dias 25 e 28 de maio, obtendo 531 entrevistados. O levantamento foi encomendado por O Imparcial junto ao Instituto INOP Previsão.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com