Um mês após garantir a permanência no mapa do Turismo Brasileiro, cuja atualização foi divulgada no dia 14 de março, o município da Raposa, bateu recorde de turistas e de visitações aos seus atrativos no Dia das Mães, comemorado no último domingo (8).

Os números refletem também os investimentos do prefeito Eudes Barros (PL) em infraestrutura e logística, melhorando os acessos ao destino, considerado hoje uma das rotas mais procuradas do Maranhão.

Além disso, as ações de promoção dos atrativos raposenses nos perfis da prefeitura nas redes sociais contribuíram para ampliar horizontes de visitantes durante o último final de semana. Os bares e restaurantes comemoram os bons resultados.

Para se ter uma ideia do volume de visitantes, o Restaurante ‘Praia do Mangue Seco’, localizado na Estrada da Raposa, nº 17, no Alto do Farol, foi um dos mais procurados. É que além da boa culinária, os clientes do estabelecimento tem direito a banho no rio gratuito.

LUGAR INDESCRITÍVEL

Raposa, que fica bem próximo do centro de São Luís (MA), é uma autentica cidade, com aspecto de vilarejo de pescadores, com destaque para as praias de Mangue Seco, Pucal e Carimã. Em seu contexto único, cercado por preservados manguezais, inúmeros igarapés navegáveis, ilhas semi desertas, e dunas moldadas pela força do vento e magia no ar, que fazem da cidade um lugar único na ilha de Upaon-Açu.

O Município que em um passado bem próximo era conhecido somente como uma vila de pescadores, ainda é um lugar que apesar da proximidade com a capital, mantém seu charme de vila. Os nativos e moradores que são íntimos e cúmplices da natureza, interagem com as pessoas que visitam esse paraíso.

ONDE A ARTE VIRA MODA

Mesmo com a proximidade de São Luís e a especulação imobiliária, o município ainda preserva aspectos de cidade pequena onde quase todos se conhecem, e tem como principais fontes de renda a pesca artesanal, o comércio, e o turismo que vem se tornando importante fonte geradora de emprego, renda e inclusão social.

Outro seguimento de destaque na economia local é o trabalho artesanal realizado pelas tradicionais rendeiras de bilro, rico em cores e detalhes. Em um pequeno trecho da Avenida dos Pescadores, o Corredor das Rendas concentra bucólicas residências que foram transformadas em pequenas lojas de artesanato.

ATRATIVOS NATURAIS

Desbravar a cidade de Raposa é um convite a uma aula ao ar livre. O lugar possui um impressionante cenário natural com um vasto litoral de belas praias, igarapés, ilhas, dunas móveis com suas lagoas paradisíacas no período das chuvas, e uma vasta extensão litorânea repleta de manguezais bem preservados.

O passeio náutico, realizado pelos canais que cercam a maior parte do município de Raposa, é uma excelente opção de contemplação à natureza, associada a uma experiência inesquecível de lazer e entretenimento, repleta de vivências naturais e culturais que jamais serão esquecidas.

Esses passeios são realizados em Bianas Tradicionais ou Catamarãs, que geralmente partem da Rampa de Embarque que fica no Bairro do Garrancho, do Cais do Porto do Braga, ou do Porto do Carvão. E podem durar entre duas ou quatro horas, dependendo da tábua de maré, e da preferência e disponibilidade de tempo do visitante.

Durante o passeio, é possível observar a fauna e flora local, visitar um Criatório de Ostras com opção de degustação, tomar banho na Crôa do Sarnambi, no Igarapé do Afoga Burro, caminhar pelas Dunas de Carimã, que dependendo do período chuvoso, poderá propiciar até mesmo um banho em lagoas naturais, além de uma visita a Praia de Carimã.

Os passeios de seis ou oito horas, possibilitam conhecer em detalhes algumas atividades realizadas diariamente pela comunidade local, dentre elas a despesca de currais, visita a rancho de pescadores, visita com opção de banho na Ilha de Itaputíua e Praia de Curupu, ou até mesmo participar de uma vivência na catação de Sarnambi, Sururu ou Tarioba, em determinados locais.

Os Agentes de Receptivo Náutico, oferecem serviços opcionais que recomendamos combinar antes, tais como: Fornecimento de Peixe ou Camarão Grelhado, além de água, refrigerantes e cervejas. E outras exigências do cliente.

É importante que o visitante utilize roupas leves, boné ou chapéu, óculos de sol, protetor solar, consuma alimentos leves e beba muita água. Além de utilizar coletes salva-vidas, e seguir corretamente as orientações repassadas pela tripulação da embarcação. E não esquecer de comunicar à tripulação, caso seja alérgico a frutos do mar, e não saiba nadar.

OS SABORES DO MAR

Os peixes e mariscos são os principais ingredientes da culinária raposense. O camarão grelhado e o caldeirada de caranguejo é de tirar o fôlego. Há também a saborosa mariscada, e a anchova grelhada servida com arroz de camarão.

PERMANÊNCIA NO MAPA

Com vastidão de belezas naturais e culturais, a cidade raposense continua no Mapa do Turismo Brasileiro, publicado recentemente pelo Ministério do Turismo (Mtur).

O Mapa garante maior visibilidade e captação de recursos através do Mtur e direciona o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Para continuar no Mapa, a cidade pesqueira cumpriu uma série de requisitos exigidos pelo Programa de Regionalização do Turismo, que categoriza os municípios de vocação turística no Brasil.

No Maranhão são dez polos turísticos e 63 municípios presentes no Mapa. Raposa integra o Polo São Luís, conforme documento publicado pela Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), no início do mês passado.

GESTORES COMEMORAM

O prefeito Eudes Barros e o secretário Municipal de Turismo, Alisson Penha, comemoraram o número de visitações aos atrativos do lugar com vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação e Assuntos Metropolitanos (SEMCAM), comandada pelo secretário Udes Filho.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.