A campanha do governador Carlos Brandão (PSB) traça uma estratégia para atrair o chamado “voto útil” ainda no primeiro turno da eleição – ou seja, buscar eleitores de outros candidatos que podem mudar de opção diante da possibilidade de a disputa não ter um segundo turno.
A ofensiva, segundo apurou o blog, é para conquistar o eleitor fora do campo da direita e da esquerda e que ainda não tem convicção do voto em outros concorrentes. Isso ficou claro, por exemplo, na pesquisa Econométrica/O Imparcial divulgada nesta quarta-feira (17).
Questionário do levantamento tentou identificar se os eleitores estão convictos sobre qual candidato irão votar em outubro. O objetivo era saber se sobre a candidatura a governador apresentada como opção o eleitor diria que “vota nele com certeza”, “pode vir a votar”, “não vota nele de jeito nenhum” ou “não conhece o suficiente para opinar”.
Com isso, o núcleo de campanha de Brandão espera identificar e atrair parte desses eleitores fazendo acenos mais ao centro. Contudo, os números neste cenário não foram divulgados, ficando impossível analisar os que podem ou não mudar suas escolhas até o pleito.
Colégios eleitorais excluídos do mapa
Outro dado curioso no levantamento é a exclusão das cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Chapadinha, do Mapa pesquisado. Os municípios são três dos maiores colégios eleitorais do Maranhão. Os detalhes, entretanto, vamos destacar na próxima matéria.
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