As eleições gerais de outubro podem provocar apenas uma mudança na composição da Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR), já que somente um dos 21 vereadores ribamarenses está disputando uma das 42 vagas para a Assembleia Legislativa. Se eleito, Juliano Soares (PRTB) será substituído pelo suplente do antigo partido.
Conforme a Resolução nº 23.611/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “serão suplentes do partido político que obtiver vaga todos os demais candidatos que não foram efetivamente eleitos, na ordem decrescente de votação”, em acordo com artigo 112 do Código Eleitoral.
Com 796 votos computados nas eleições de 2020, para o Legislativo Municipal, Augusto de Jesus é o primeiro suplente do partido Republicanos. Caso o vereador Juliano Soares, seja eleito para a Assembleia Legislativa, Augusto de Jesus deverá ocupar o seu lugar no Parlamento.
Além do teste das urnas, o parlamentar ribamarense também poderá avaliar o seu índice de popularidade junto às suas bases eleitorais, tanto na cidade balneária, como nos municípios que devem visitar, em busca de diálogos com as comunidades. E, caso não seja eleito deputado, ele continua cumprindo seu mandato de vereador normalmente, uma vez que a Lei Eleitoral não obriga a desincompatibilização das atividades legislativas.
Em contato com o titular do blog, Juliano Soares explicou que essa é a hora de alçar voos mais altos e levar o trabalho já desenvolvido no município ribamarense para o resto do Estado. “Em defesa dos idosos, da juventude, das pessoas com deficiências e trabalhadores, para que possamos reproduzir as ações para todo o Maranhão”, afirmou.
Para quebrar o tabu
O nosso personagem concorre ao cargo de deputado estadual com o nº 28789 e, caso venha lograr êxito nas urnas, ele pode ser o primeiro vereador ribamarense a quebrar um tabu na disputa proporcional estadual. O assunto, inclusive, chegou a ser abordado pelo vereador Clovis do J. Câmara (Agir), no mês de abril durante pronunciamento na Câmara Municipal.
“Somos o único grande município que ainda não quebrou esse tabu. Bacabal, Caxias, Imperatriz e Timon já tiveram representantes tanto na Assembleia quanto na Câmara Federal”, disse Clovis.
Quem é ele?
Juliano Soares, que é servidor público federal do INSS, está em seu segundo mandato de vereador. Ele conquistou uma cadeira na Câmara Ribamarense em 2016 e, atualmente no exercício do segundo mandato parlamentar, trabalha para ser candidato a deputado estadual em outubro. No pleito de 2018, em sua primeira tentativa de chegar ao Palácio Manuel Beckman, conquistou mais de 6 mil votos.
Para a disputa eleitoral de 2022, o postulante ao cargo aposta em fatos históricos, diz que a dificuldade numa eleição proporcional é muito maior para vereador que para deputado, mas demonstra confiança na possibilidade de conquistar o mandato estadual.
“Poucas pessoas sabem, mas o presidente da Assembleia, Othelino Neto, não conseguiu se eleger vereador em São José de Ribamar. A deputada Mical Damasceno nunca logrou êxito na disputa para a Câmara de Viana. Ou seja, se a Assembleia tem deputado que nunca se elegeu vereador por quais motivos um vereador não pode se eleger deputado?”, questionou ao concluiu sua avaliação em contato com o titular do blog.
Suplente na expectativa
Juliano Soares | PRTB – candidato à Assembleia Legislativa / Suplente do REPUBLICANOS que fica na expectativa de assumir na Câmara Municipal: Augusto de Jesus.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.