Cerca de 450 famílias foram afetadas diretamente pelos alagamentos causados por temporais em Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhense, a 260 km de São Luís. 150 delas tiveram que deixar suas casas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente do Município – Rafael Freitas – em relato à imprensa, a cidade vem enfrentando dificuldades após as fortes chuvas.

A prefeitura de Barreirinhas também não consegue chegar localidades atingidas na zona rural, pois estima-se que 15 pontes estejam submersas. A população cobra apoio do Governo do Estado, com a doação de cestas básicas e de água, e apoio da Defesa Civil para chegar as áreas afetadas.

A Cruz Vermelha do Maranhão está envolvida com campanha de arrecadação, tendo disponibilizado pontos de coleta de doações em São Luís, bem como divulgado pontos de coleta e chamadas nas redes sociais:

Campanha da Cruz Vermelha pede doações para Barreirinhas nas redes sociais. Créditos – Instagram/Reprodução

35 municípios decretaram situação de emergência em todo o Maranhão. Embora o volume da água tenha baixado, a cidade ainda sofre com as consequências das chuvas. À imprensa, moradores relataram que ao menos 15 bairros ainda estão sendo afetados devido às últimas chuvas na região. (Mais após a lista)

Veja a lista de municípios afetados:

Formosa da Serra Negra
São Roberto
São João do Sóter
Tuntum
Monção
Pindaré-Mirim
Conceição do Lago Açu
Lago da Pedra
Lagoa Grande do Maranhão
Carutapera
Governador Nunes Freire
Boa Vista do Gurupi
Trizidela do Vale
Cantanhede
Palmeirândia
Bacabal
Jenipapo dos Vieiras
Cachoeira Grande
Buriticupu
Arari
Satubinha
Anapurus
Grajaú
Barreirinhas
Colinas
Matões do Norte
Pedro do Rosário
Peri Mirim
Tufilândia
São Bento
Barra do Corda

Governo do Maranhão nega alagamentos

Apesar dos dados divulgados, imagens feitas e presença de equipes de TV tendo registrado a situação em Barreirinhas, o Governador do Maranhão Carlos Brandão ressaltou – em suas páginas oficiais nas redes – que nenhuma cidade do Maranhão está coberta pelas águas, segundo a Coordenação de Proteção e Defesa Civil. Brandão informou ainda que todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas.

“Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão”, postou o governador.