Cesba contribui para o desenvolvimento da Região do Munim – Foto: Reprodução

Construir uma carreira de sucesso e planejar um futuro feliz são desejos comuns a pessoas de todas as idades. Embora cada um busque sonhos à sua maneira o caminho é sempre o mesmo: a educação. Esse é o meio mais seguro para transformar não só uma vida, mas toda a realidade em que se vive.

Todo mundo sabe que as mudanças na vida são inevitáveis. Mas a instrução caminha ao lado desse processo de evolução, pois permite modificar a realidade. Seja intelectualmente, com técnicas, seja pessoalmente, se desenvolvendo enquanto ser humano. Em linhas gerais, a educação é sempre um caminho transformador.

Neste sentido, o Centro de Ensino Superior de Bacabeira (Cesba), que surgiu a partir da Escola Técnica de Bacabeira (Etecba), é responsável desde 2009 pela formação de milhares de graduados nas áreas de Bacharelado, Licenciatura e Cursos Técnicos na Região do Munim.

Biblioteca da instituição também possui espaço amplo, climatizado e moderno

A inovação trazida pela instituição para Bacabeira e municípios da região de um curso superior com mensalidade acessível, bom ambiente educacional, professores conceituados e acesso a um portal acadêmico online possibilitaram o ingresso de muitas pessoas à faculdade.

Em entrevista ao blog do Isaías Rocha, a presidente do Cesba, professora Nubia Costa Bastos, disse que a empresa contribui para o desenvolvimento da região. Ela também destacou a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a faculdade ofertar o curso de Enfermagem e falou sobre os desafios dos dois anos de pandemia.

Sala de aula com espaço amplo, confortavel, climatizado e equipado com tvs e/ou datashow (Foto: Reprodução)

Diminuir a distância

Segundo a professora Núbia, a primeira faculdade instalada em Bacabeira, tem o intuito de proporcionar o acesso ao ensino superior aos moradores da região e adjacências, não sendo mais necessário o deslocamento até a capital São Luís.

Dessa forma, conforme ela pontou, ao tornar-se acadêmico da instituição, o aluno economizaria tempo e dinheiro, além de desfrutar de todo o conforto e qualidade sem comprometer o orçamento mensal familiar, garantindo, assim, a busca por algo melhor para sua vida no futuro profissional.

“Além de proporcionar educação técnica, o Cesba também oferece ensino superior e visa diminuir a distância entre o aluno e o tão sonhado diploma”, destacou.

Laboratório de Informatica é equipado com computadores modernos e outras midias para melhor aproveitamento das aulas (Foto: Reprodução)

JOGO RÁPIDO

ISAÍASComo a senhora avalia a autorização do MEC para o Cesba ofertar o Curso de Enfermagem?

NÚBIA – Marco muito importante para a região. Esse curso já estava sendo aguardado a bastante tempo, onde muitas pessoas terão a oportunidade de realizar seus sonhos.

ISAÍASImaginou algum dia que a instituição fosse se tornar uma referência no ensino superior no interior do Maranhão?

NÚBIA – Poxa nunca, mas é gratificante, pois através do Cesba muitas pessoas estão mudando suas vidas e realizando sua carreira profissional. Esse é o 6º curso que iremos ofertar.

ISAÍAS – Muitos jovens que concluíram o ensino médio nos municípios da região estão tendo oportunidade de buscar uma formação técnica ou superior graças ao Cesba. Alguns deles afirmam que a chegada da instituição trouxe facilidade, pois o custo para estudar em São Luís, por exemplo, seria mais desafiador. Qual o teu sentimento quando ouve depoimentos como estes?

NÚBIA – Muito feliz em poder estar contribuído com a educação e desenvolvimento da região.

ISAÍAS – Além de Bacabeira, a instituição está presente em outras cidades?

NÚBIA – Sim. Estamos com polos em outros municípios com os cursos técnicos.

ISAÍAS – O Cesba também oferta cursos à distância na modalidade EAD?

NÚBIA – Ainda não, mas será a nossa próxima etapa do nosso projeto em 2022.

ISAÍAS – Quantos alunos o grupo educacional (Cesba e Etcba) já formou nesses anos de existência?

NÚBIA – Nossa, nem tenho o quantitativo. Só sei lhe dizer que o curso de técnico em enfermagem já estamos na turma 77, isso para você ver quantas pessoas já colocamos no mercado de trabalho.

ISAÍAS – Tem uma média mais ou menos levando em conta os anos de existência?

NÚBIA – Foram mais de 10 mil alunos ao longo dos 12 anos de existência do Etecba.

ISAÍAS – Por fim, qual foi maior desafio de manter o ensino dos alunos respeitando as medidas sanitárias contra a Covid? Como a Cesba e o Etecba tiveram que se reinventar nessa pandemia?

NÚBIA – Estamos com as nossas aulas remotas, os desafios foram diversos desde o uso de uma plataforma, capacitar os professores e alunos a uma nova realidade. Apesar disso, estamos vencendo e esperamos em breve poder estarmos juntos novamente.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.