PEDRO DO ROSÁRIO, 20 de fevereiro de 2024 – Um dado divulgado nesta quarta-feira, 21, na pesquisa divulgada pelo Instituto Exata, empresa sem registro no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre5), sobre as eleições no município de Pedro do Rosário, chamou a atenção do blog do Isaías Rocha. O levantamento revelou que a maioria do eleitorado pedrorosariense aprova a gestão do prefeito Toca Serra, mas ainda avalia se quer a reeleição do mandatário municipal.

Em um dos cenários estimulados, quando apresentados nomes de possíveis candidatos, Toca Serra apareceu com 61% das intenções de votos contra 25,75% de Rony de Arnold e 3,5% de Jorge Lobato. Nenhum, branco e nulo foram 4,5%, enquanto não sabem ou não responderam totalizaram 5,25%.

O problema, entretanto, é que a margem de intenção de votos ficou menor que a avaliação de governo. Neste quesito, 72% aprovam a gestão do atual prefeito, enquanto 24% reprovam.  Não sabem ou não responderam foram 4%.

Os números revelam uma espécie de perda na popularidade, que deve ser um fator de “preocupação” para aquele que busca a reeleição. A situação é curiosa, pois pode expor um processo (de queda das intenções de voto) ainda pequeno, mas matematicamente contínuo, o que acompanha, na boa medida, a relativa perda de popularidade de avaliação do governo.

Opositor cresce mais que prefeito

O caso parece bastante preocupante para Toca Serra, principalmente, quando analisamos alguns cenários de confrontos entre os possíveis candidatos de oposição. No confronto com Rony de Arnold, o prefeito sobe apenas 1 ponto, saindo de 61% para 62% das intenções de votos. O opositor, entretanto,  cresceu mais de 3 pontos, pulando de 25,75% para 28,25%. Neste cenário,  nenhum, branco e nulo foram 4,75%; não sabem ou não responderam, 5%.

Metodologia

O Instituto Exata ouviu 400 pessoas com idade a partir de 16 anos, moradoras de 16 povoados e cinco bairros. O levantamento foi feito nos dias 15 e 16 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa foi de 4,29 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiabilidade. O estatístico responsável é Vitor Emmanuel Boucas da Silva e a pesquisa foi registrada no TSE sob o número MA-03768/2024.