SANTA INÊS, 7 de maio de 2024 – Liderando as intenções de votos entre os prefeituráveis, de acordo com a pesquisa Exata divulgada nesta terça-feira, 7, o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (PP), perderia as eleições na cidade santa-inesense, em caso de união entre todos os rivais.
De acordo com o levantamento contratado pelo pelo Portal Imirante e pela Rádio Mirante, Felipe dos Pneus aparece com 37,86% na disputa eleitoral, mas numericamente não superaria os votos de todos os rivais que, juntos, somam 51,57%.
Escondendo a rejeição
Há outro fato estranho e curioso na pesquisa de intenção de votos para o comando da prefeitura santa-inesense: não há qualquer registro sobre os índices de rejeição de nenhum dos candidatos. Trago à tona esse tema por entender que é fundamental esse detalhe, seja aqui ou em qualquer parte do mundo, para uma análise realista do quadro.
Há modos e modos de se divulgar os resultados de uma pesquisa. Cada um escolhe o que mais lhe convém. Como nas decisões judiciais, convencionou-se dizer que critérios editoriais não se discutem, em nome do direito sagrado da liberdade de imprensa.
Tudo bem, mas também não é preciso exagerar nem achar que ninguém vai perceber a manipulação. É por essas e outras que algumas pessoas comparam pesquisa a um biquíni: mostra o principal, mas esconde o essencial.
Será se ‘dos Pneus’ acha que pode ser reeleito escondendo sua enorme rejeição? Se fosse assim, Roberto Rocha tinha sido reeleito senador e Bolsonaro estaria no seu novo mandato de presidente.
O que quero dizer com isso? É que às vezes a rejeição é tão consolidada que impede qualquer crescimento do candidato. Por tanto, por enquanto, por falta desse dado, é prematuro qualquer análise favorável ou desfavorável para qualquer candidato à prefeitura de Santa Inês.
Metodologia
A Exata ouviu 700 eleitores nos dias 22 a 25 de abril, sendo registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA 09430/2024. A margem de erro é de 3,33 pontos e o nível de confiabilidade de 95%
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com