O ex-governador e atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o seu sucessor no Maranhão, Carlos Brandão (PSB), se encontraram na manhã deste domingo (09). Eles acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma visita ao estado para sobrevoar áreas atingidas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Este é o primeiro encontro oficial de Dino e Brandão desde a diplomação, quando a Justiça Eleitoral atestou que eles estavam aptos a tomar posse nos respectivos cargos de senador e governador. Na solenidade de hoje, em uma das imagens que circulam na internet, os dois aparecem distantes e não foi registrado nenhum cumprimento.

Esta também é a primeira visita de Lula ao estado desde que assumiu seu terceiro mandato. Embora não tenha registro de cumprimento, as “expressões corporais e faciais” entre ministro e governador chamaram atenção.

A “rádio fofoca” que girava em torno dos aliados políticos ganhou mais uma pauta: Flávio Dino e Carlos Brandão foram flagrados com Lula quase sempre separados. O próprio presidente percebeu o clima e teria comentado com a senadora Eliziane Gama (PSD), que algo tinha mudado. “Na campanha eles não estavam assim”, teria confidenciado o petista, segundo revelou uma fonte ao blog.

Embora não tenham trocado palavras, as expressões corporais e faciais de Dino e Brandão fizeram parte do que chamamos de comunicação não verbal. Isso significa que os movimentos do corpo e do rosto dos dois acabou interferindo na interpretação da mensagem, mesmo que ambos estivessem em silêncio um com o outro.

Nesse sentido, é fato que, nessa ocasião, os gestos do ministro com o governador acabaram comunicando muito mais do que as palavras que ele não proferiu ao aliado. Isso mostra que a linguagem não verbal foi tão importante quanto a verbal e, por isso, pode ter sido fundamental para explicar imagens dos aliados que apareceram ‘juntos, mas separados’.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.