Em uma semana, o município de São José de Ribamar registrou 635 casos por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os dados são referentes aos dias 4 a 11 de julho, justamente no período em que o prefeito Júlio Matos – o Dr. Julinho (PL) passou a adotar uma série de medidas sanitárias para combater a propagação do vírus.
O levantamento oficial do órgão estadual de saúde é a prova de que o médico Dr. Julinho está correto ao adotar diversas regras e normas visando à proibição de festas ou qualquer tipo de evento que promova aglomerações na cidade pelo período de 16 dias, que vai de 08 a 24 de julho.
Segundo o boletim epidemiológico emitido pela SES, o número de infectados também aumento no Maranhão. Em todo o estado, de acordo com os levantamentos, foram registrados 3.665 casos e nove mortes da doença.
Desde o início da pandemia, 447.353 casos e 10.897 mortes causadas pelo novo coronavírus ocorreram em todo o estado, sendo 6.876 apenas em São José de Ribamar. Na última segunda-feira (11), por exemplo, foram contabilizados 1.091 casos na Grande Ilha de São Luís, 15 em Imperatriz e 440 nas demais regiões.
Já o número de casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) chegou a 4.335. Desses, 4.198 pacientes foram orientados a ficar em isolamento domiciliar, 81 estão internados em enfermarias e 56 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Sem fraude e fake news
Os números oficiais divulgados pelo governo estadual comprovam que Dr. Julinho não fraudou os casos de covid-19 na cidade balnearia para decretar medidas restritivas. Pelo contrario: comprovam exatamente a preocupação do chefe do executivo ribamarense com uma nova onda não apenas na cidade, mas em todo o estado.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.