Acompanhado dos deputados Leandro Bello e Cláudio Cunha, Álvaro Pires esteve no IBGE solicitando informações sobre o Censo

A Superintendência Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Maranhão enviou, na última terça-feira, dia 11 de julho, documento à Câmara Municipal de São Luís (CMSL), para esclarecer questionamentos do vereador Álvaro Pires (PMN) sobre dados do Censo 2022 na capital maranhense, divulgado no dia 28 do mês passado.

A manifestação ocorre em resposta ao oficio nº 003/2023 protocolado no órgão pelo parlamentar pedindo explicações sobre eventuais divergências entre a previsão e o resultado final do recenseamento.

No comunicado, a direção do órgão afirmou que “o Censo Demográfico 2022 foi executado com muita propriedade pelo IBGE, dentro dos mais elevados padrões de qualidade para produção de informações estatísticas e geocientíficas”.

No primeiro questionamento, Álvaro Pires perguntou sobre “Jovens que estudam, trabalham e moram em São Luís, contudo, ao final do ano, devido as férias e recessos retornam aos municípios vizinhos onde familiares residem”.

Sobre essa indagação, o IBGE informa que o censo brasileiro adota o conceito de população residente ou “de direito”, ou seja, a população é enumerada no seu local de residência habitual. Conta-se todos os moradores residentes em domicílios particulares e coletivos, na data de referência.

“Deste modo, a caracterização de morador é feita de acordo com um conceito metodológico padrão. Ou seja, o recenseador não estrutura a lista de moradores do domicílio considerando a presença física de momento, mas com base na aplicação do conceito de morador quando da aplicação do questionário”, diz trecho do documento.

O segundo questionamento versa sobre “Trabalhadores que moram em São Luís, exercem as suas atividades na Capital do Maranhão, mas ao final do ano retornam aos municípios onde passam recessos e férias com familiares nos municípios vizinhos à Capital”.

Em seu esclarecimento, o órgão informou que a resposta é a mesma aplicada para estudantes, ou seja, o recenseador aplica o conceito de morador para incluir na lista de moradores pessoas que fisicamente não estejam presentes no domicílio momento da entrevista, seja por viagem, férias, recesso ou outra situação, mas que se amoldam ao conceito de morador habitual.

No terceiro questionamento, o parlamentar perguntou sobre “O crescente conflito de espaços geográficos de condomínios situados na Região Metropolitana de São Luís”. Na resposta, o IBGE afirmou com plena certeza não ter nenhuma dificuldade sobre a espacialidade territorial na Região Metropolitana de São Luís, pois os mapas, as imagens de satélite e a geolocalização existente no DMC e o suporte da Coordenação de Base Territorial e da Coordenação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos garantiram pleno domínio sobre todo o espaço geográfico.

“Assim, o recenseador tinha plenas condições de localizar e aplicar os questionários em todos os domicílios, inclusive condomínios residenciais. O Censo Demográfico 2022 contou com modernos instrumentos de geoinformação e ferramentas de controle, alcance, cobertura e acompanhamento digital, em tempo real, com capturas de coordenadas geográficas, o que permitiu alto nível de precisão operacional. A captação foi realizada em três momentos: na confirmação do endereço; na chegada ao domicílio na primeira visita ou nos retornos, sempre que não se encontrava o morador na primeira vez; e no momento da entrevista”, esclareceu o órgão.

Por fim, em seu quarto questionamento, o parlamentar quis saber sobre “o difícil acesso a locais a condomínios fechados”. Sobre essa inquirição, conforme o IBGE, é possível, como já referido na resposta ao quesito anterior, afirmar que todas as localidades do município de São Luís foram visitadas. Na zona urbana e na zona rural.

Eventuais divergências

Em relação a eventuais divergências entre a previsão e o resultado final do recenseamento, a Superintendência Estadual do órgão afirmou que, apesar dos esforços e do auxílio da tecnologia, não foi possível concluir a coleta no prazo previsto inicialmente. Tal situação culminou com uma divulgação preliminar da população em 28 de dezembro de 2022. Com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro.

“A divulgação teve como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião o IBGE adotou modelo estatístico para gerar a prévia da população, pois o Censo Demográfico ainda se encontrava em campo”, garantiu.

Simultaneamente com essa divulgação preliminar, as equipes do IBGE se mantiveram em campo para cumprir a missão do IBGE de retratar a realidade. “Assim, a coleta do Censo Demográfico foi encerrada formalmente em 28 de maio de 2023 em todo o território nacional. Na ocasião, o IBGE anunciou a data de 28 de junho de 2023 para divulgação dos Primeiros Resultados do Censo 2022”, completou.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com