Catulé Júnior nem bem assumiu o mandato, mas já virou meme de si mesmo. Explico.
A conquista de Rildo Amaral em Imperatriz foi significativamente antecipada no município de Caxias. Na Princesa do Sertão, a proclamação dos resultados das urnas ocorreu antes mesmo do término da contagem dos votos, acompanhada de comemoração através de um flyer que dizia: “nunca foi sorte, sempre foi Deus”.
Não foi o prefeito eleito da Princesa do Tocantins que escreveu o post, mas o seu suplente que assumirá seu lugar na Assembleia Legislativa a partir de janeiro de 2025.
Meme de si mesmo
Após a contagem de 95% dos votos, Júnior não conseguiu conter a emoção e utilizou as redes sociais para celebrar não apenas a vitória de Rildo, mas também a sua chegada ao Palácio Manuel Beckman, com mensagens que falavam pra si mesmo.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Eclesiastes). Deus sabe o momento exato para que as coisas aconteçam em nossa vida”, declarou para, em seguida, o colega de partido pela eleição.
Os versículos bíblicos usados pelo suplente são verdadeiros ensinamentos ao futuro parlamentar que demonstra um nível muito elevado de ansiedade pelo mandato.
Catulezinho, mesmo sem aguardar o tempo de Deus, fez tudo ao seu alcance para antecipar sua posse. O objetivo era tomar o mandato de Hemetério Weba (PP), que vinha tentando há um ano. Inicialmente, buscou auxílio na Justiça Eleitoral e, posteriormente, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Contudo, seu objetivo não foi bem-sucedido.
TRE-MA extingue ação
Após sucessivos insucessos e em meio a conflitos internos com o grupo do prefeito Fabio Gentil, Catulezinho entrou com um pedido de justificação de desfiliação partidária, alegando, em resumo, que estava sendo vítima de discriminação no PP.
Na petição inicial, ele expressou a vontade de abandonar a legenda sem o risco de perder a posição de primeiro suplente para uma eventual vaga reservada ao partido no Legislativo maranhense.
Em dezembro do ano passado, o juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos, extinguiu o processo sem julgamento do mérito, por entender que normas do TSE não reconhecem a legitimidade ativa de suplente, detentor de mera expectativa de direito, para ajuizamento de ação.
Catulezinho apelou novamente, contudo, em março deste ano, os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) rejeitaram, de forma unânime, os embargos de declaração que ele apresentou.
A via crúcis do herdeiro da vaga de Rildo lembra a frase do poeta e jornalista Olavo Bilac que diz: “Quase sempre o que estraga a Esperança é a impaciência, que é a sua “asa negra”, o seu gênio mau”.
Helena quase herda
Por conta de sua impaciência, ele quase deixa as fileiras do partido. Essa atitude poderia levar a ex-deputada Helena Duailibe a herdar a cadeira de Rildo.
Espero que, no próximo ano, Caetulé Jr possa entender o real sentido da expressão “quem espera sempre alcança”, utilizada para nos lembrar que, frequentemente, é preciso paciência e persistência para atingir nossos objetivos. Isso implica que, mesmo que as coisas não se realizem de imediato, se persistirmos com fé e persistência, eventualmente alcançaremos o que almejamos.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com