“População necessita que Direito Penal funcione para que exista paz social”, diz Robson Mourão (Fotos: Divulgação)

O professor Robson Mourão, diretor do ICRIM – Instituto de Criminalística de São Luís, destacou, na noite desta sexta-feira (11), em entrevista exclusiva à Rádio Nova FM (93.1 MHz), a importância que a perícia criminal tem na solução de crimes violentos.

Mourão explicou que a condenação de um ou mais responsáveis pela ocorrência de crimes violentos ocorre depois de um longo processo, que envolve investigação policial e atuação do Poder Judiciário.

Segundo ele, toda essa trajetória começa na perícia criminal, um trabalho decisivo para a conclusão de qualquer inquérito, garantindo à sociedade uma resposta que se reflete no avanço da segurança pública. “A perícia criminal pode ser decisiva para absolver ou condenar”, declarou.

De acordo com Mourão, atualmente a população maranhense conta com sete órgãos que integram a Perícia Oficial: o Instituto de Criminalística – ICRIM, o Instituto Médico Legal – IML, o Instituto de Identificação – IDENT, o Instituto de Perícias para Criança e o Adolescente – IPCA, o Instituto de Genética Forense – IGF, o Instituto Laboratorial de Análises Forense – ILAF e a Central de Custódia do Vestígio Criminal – CECRIM.

“Cada um é responsável pela coleta dos vestígios que poderão ganhar o status de evidências ou provas, após a análise realizada pelos peritos criminais”, disse.

O diretor do ICRIM também comentou sobre o processo de modernização da Perícia Oficial, destacando que o governo do Estado vem investindo em equipamentos visando garantir respostas rápidas à sociedade.

Entrevistado no programa “Tá Na Pauta”, pelos apresentadores Flávio Chocolate, Thales Castro e Isaías Rocha, Mourão também esclareceu temas polêmicos da atualidade.

No bate-papo, ele ressaltou que a “população necessita que Direito Penal funcione para que exista paz social” e afirmou ainda que “quanto mais se busca na segurança, menos diminui na liberdade”.

Por fim, os apresentadores da atração radiofônica questionaram o especialista sobre a obrigatoriedade de vacinação contra covid-19 e perguntaram se quem recusa tomar os imunizantes estaria cometendo crime?

Ao responder os questionamentos, o entrevistado citou fontes das duas correntes tanto para os que defendem a obrigatoriedade, bem como aos que defendem a não obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19.

Para Robson Mourão, “quanto mais se busca na segurança, menos diminui na liberdade”.

Perfil do convidado

Robson Mourão Lopes é casado, pai orgulhoso e filho de Francisco de Assis e Ana Rosa que, por direcionamento e esforço dos pais, obteve, até o momento, os seguintes crescimentos acadêmicos:

Graduação em Licenciatura Plena em Física; Pós Graduação em Física Geral e Clássica; Pós Graduação em Física Moderna; Bacharel em Direito; Pós Graduação em Processo Civil; Pós Graduação em Direito Penal; Pós Graduação em Direito Processual Penal; Pós Graduação em Direito Constitucional; Doutorando em Direito com ênfase em penal e processo penal.

O conhecimento e formação acadêmica somam-se algumas experiências profissionais, como:

Perito Oficial de Natureza Criminal; Professor Universitário de Graduação e Pós graduação; Professor de Cursos Preparatórios para OAB e concursos; Professor da Academia de Polícia Civil do Estado do Maranhão Professor da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública); Ex Diretor do CPTCA (Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente); Atual Diretor do ICRIM (Instituto de Criminalística-São Luís/MA). Além disso, ele é palestrante e coautor de livros na área da criminalística, direito penal e processo penal.

Confira a entrevista na íntegra:

 

 

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.