Prefeita Belezinha lamenta constrangimento sofrido durante discurso do governador em Chapadinha

A prefeita de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes Cordeiro – a Belezinha (PL) se manifestou, em entrevista exclusiva à Rádio Nova FM (93.1 MHz), na noite desta segunda-feira (18), pela primeira vez depois do episódio no qual o governador Flávio Dino (PSB) teria submetido a gestora chapadinhense a constrangimento público em sua própria cidade.

“Olha, pra falar a verdade é a primeira vez que eu vou comentar sobre esse assunto. Hoje tem oito dias que isso aconteceu, esse episódio de Chapadinha. Eu deixei por conta, realmente, foi surpresa para mim, e isso partiu não foi nem dos nossos aliados, essa repercussão. Foi algo que não partiu da nossa comunicação e, sim, da comunicação deles mesmos, do governo, da oposição”, afirmou a prefeita.

Entrevistada no programa “Tá Na Pauta”, pelos apresentadores Flávio Chocolate, Thales Castro e Isaías Rocha, Belezinha que é aliada do deputado Josimar (PL), também destacou que o episódio ocorrido na última sexta-feira (15) durante ato público no município, quando o governador insinuou que ela seria mentirosa, é algo que não incentiva a presença das mulheres na política.

“A gente se sente realmente triste por isso, até como você mesmo falou, uma mulher no mês de outubro [rosa], mês que dedicado às mulheres [para prevenção do câncer de mama] e isso realmente não incentiva muito, né? A gente precisa muito da mulher na política, mas quando vê não é um caso desse termina aqui nos deixa até um pouco triste, mas no meu caso eu não fiquei não, pois só me dá mais é força para eu lutar e vencer sempre em busca do melhor para o nosso povo de Chapadinha”, concluiu.

Bate-bola

Como a senhora se sentiu sendo constrangida em sua cidade e justamente no mês da campanha outubro rosa que é dedicado às mulheres?

 

Maioria do eleitorado, minoria na politica

A declaração da gestora chapadinhense faz todo sentido. É que metade do eleitorado do Maranhão é feminino, mas só 21% dos prefeitos eleitos são mulheres, conforme panorama das estatísticas sobre eleitores e postulantes nas eleições 2020 obtido pelo blog junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o IBGE, no estado, 50,4% do eleitorado é composto por mulheres, e os outros 49,6% são homens. No entanto, de acordo com o TSE, apenas 21,6% dos prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições no estado deste ano são mulheres. Isso significa que, a cada 10 prefeitos eleitos, apenas dois foram do sexo feminino.

Início da confusão

O caso, segundo apurou o blog, foi originado a partir de um vídeo postado nas redes sociais, pela prefeita Belezinha, cujo conteúdo desagradou ao comunista. Na gravação, a gestora disse que o funcionamento da UPA de Chapadinha só está sendo possível graças às emendas parlamentares de deputados.

Repercussão

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, na última quarta-feira (13), o deputado Hildo Rocha (MDB) saiu em defesa da prefeita de Chapadinha, Belezinha, e ainda desafiou o governador Flávio Dino a provar que a gestora mentiu.

“Quando queremos chamar alguém de mentiroso, nós devemos provar a mentira. Então, eu lanço um desafio: Governador Flávio Dino, prove que você mandou algum centavo para o Município de Chapadinha, para manter em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento daquela cidade”, anunciou Hildo Rocha.

Assista a participação da prefeita e o comentário da bancada sobre o assunto:

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.