Na manhã desta terça-feira (15), centenas de produtores, demais empreendedores rurais e mais de 18 associações de diversas comunidades de Rosário participaram da análise dos alimentos e assinatura dos contratos para o PNAE – Programa Nacional de Alimentos Escolares, promovido pela Prefeitura Municipal de Rosário, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMED) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEAGRI).
Vale ressaltar que os gestores públicos são obrigados por força da lei 11.947/2009 a investir 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a compra de produtos da alimentação escolar na aquisição de produtos frescos e naturais cultivados por famílias agricultoras que vivem e produzem nas proximidades das escolas, porém o município de Rosário na gestão Calvet Filho superou a meta e repassa mais de 51%, ou seja, muito mais, por isso, já virou referência estadual.
O ato também marcou a primeira visita técnica do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para avaliação do município junto ao prêmio Prefeito Empreendedor do qual Rosário está concorrendo.
Além das famílias beneficiadas, estiveram presentes, o prefeito Calvet Filho, acompanhado da primeira-dama Estela Calvet; a secretária municipal de Educação, Lícia Calvet; o secretário municipal de Agricultura, Valter Costa; a gerente regional do SEBRAE, Ester Silva; o líder do Governo na Câmara, vereador Kiko, demais vereadores da base governistas; secretários, superintendentes e sociedade.
Para Luzenilma Oliveira, produtora rural e presidente da Associação do povoado Mato Grosso, a expectativa são as melhores possíveis. “Temos recebido boas notícias de que a Prefeitura está cada vez mais ampliando os investimentos locais, o que nos permite ampliar nossa produção e sonhar com dias ainda melhores, pois nunca se investiu tanto na agricultura familiar em Rosário como agora, com tantos programas e demais políticas públicas sendo aplicadas”, frisou.
Segundo o prefeito de Rosário, Calvet Filho, metas como essa são importantes para a segurança alimentar, melhorar a educação, avançar na agricultura familiar e fortalecer a economia local.
“Agora os alunos não assistem mais a aula com fome, elas chegam na escola contentes, pois sempre temos merenda de qualidade, o que é um grande incentivo para melhorar a nossa educação. Enquanto no campo os investimentos fazem Rosário entrar no mapa da agricultura familiar do Maranhão. E com todas ações que estão sendo feitas, hoje podemos afirmar que a Prefeitura de Rosário não é mais só compradora de alimentos, é fomentadora de empreendedorismo, pois estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades”, enfatizou o prefeito Calvet Filho.
A secretária de Educação, Lícia Calvet se mostrou satisfeita com a notícia de que mais agricultores de Rosário foram beneficiados e que mais alimentos oriundos da agricultura familiar serão comprados. “É gratificante contribuir cada vez mais para melhorar a merenda escolar, enquanto geramos emprego na zona rural e renda no município”, comemorou a secretária Lícia Calvet.
Já o secretário de Agricultura, Valter Costa, se diz contente como os investimentos do PNAE na agricultura familiar que favorecem não só os alunos, como toda a população rosariense, principalmente da zona rural. “Fazer parte deste relevante projeto e poder ajudar tanto os pequenos produtores rurais como os alunos valoriza muito nossos esforços, pois estamos viabilizando a comercialização de produtos de qualidade e fortalecendo a economia local. Assim todo mundo sai ganhando”, – destacou o secretário Valter Costa.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.