Com o sucesso da primeira fase de capacitação do Qualifica Feiras e Mercados, iniciou-se na última quarta-feira (02), outra etapa do programa: o Qualifica Produtor. O projeto visa a execução de um plano de formação continuada e a capacitação profissional dos produtores da Zona Rural de São Luís. E nesta etapa em especial, fornecerá qualificação técnica aos produtores de agricultura familiar. Com módulos inovadores, os cursos serão voltados para gestão de desenvolvimento da piscicultura, apicultura, técnicas de produção animal e vegetal, noções de custos na produção e empreendedorismo.
O projeto que é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), contará com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Maranhão), em todo processo de desenvolvimento das atividades. “Tivemos muito cuidado com a elaboração deste projeto de capacitação, principalmente por se tratar de processos que acompanhamos diariamente. Diagnosticar, acompanhar e sobretudo promover processos produtivos, por meio da inserção da ciência e tecnologia, tem um impacto extremamente positivo na geração de trabalho e renda e esse é o nosso maior objetivo!”, disse o titular da Semapa, Liviomar Macatrão.
O Qualifica Produtor que oferecerá uma lista generosa de cursos nas áreas de produção, com cerca 40 horas de duração, turmas de até 20 participantes, respeitando as medidas de combate à Covid-19, visa contemplar cerca de 1000 produtores. “Nossos cursos foram todos estrategicamente pensados para facilitar a vida do agricultor familiar, que urge em aprender, para rapidamente pôr o conhecimento em pratica e transformá-lo em renda”, enfatizou o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.
A grande estreia nessa nova etapa do projeto fica por conta do curso de Piscicultura, que orquestrado pelo plano de desenvolvimento e organização da cadeia do pescado, lançado no final do ano passado, tem como objetivo assistir e capacitar cerca de 30 piscicultores durante este mês. Tudo isso na intenção fortalecer a cadeia de produção e garantir a expectativa de cerca de 250 toneladas de peixes a serem produzidos este ano em São Luís.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.