O município da Raposa, localizado na Grande São Luís, voltou a sofrer com os impactos das chuvas. Os transtornos e estragos são visíveis em vários pontos da cidade. Registros feitos por moradores mostram ruas e avenidas cortadas, além dos alagamentos que se formaram rapidamente durante o pelo temporal.

Em contato com o blog do Isaías Rocha, moradores relataram os prejuízos que o município começa a viver com o início do período chuvoso. De acordo com eles, a chuva que atingiu a cidade turística e pesqueira, na tarde de terça-feira (16), seguindo por toda a noite, causou grandes tormentos às famílias raposenses.

Residências que firam localizadas na Travessa da Lavanderia, no Centro, foram invadidas pela água. O problema não é de hoje e reflete uma falta de infraestrutura que vem de décadas, conforme contam os populares. “A chuva estragou muito a cidade. Ela levou calçamentos, invadiu várias casas”, revelou um dos moradores da região.

Algumas obras de contenção realizadas pela Prefeitura de Raposa não foram suficientes para conter o grande volume de água em algumas regiões da cidade. Uma grande parte das ruas e avenidas ficaram completamente alagadas e intrafegáveis.

Em uma breve visita aos locais que acumularam maior volume de água, foi possível notar que a correnteza deixou crateras enormes em ruas asfaltadas e muita lama em ruas sem asfalto, impossibilitando, dessa forma, a passagem de veículos e de pedestres. Esse é o caso da Rua da Marinha, localizada no bairro Jardim das Oliveiras, que foi recentemente asfaltada, mas carece de obras estruturais que evitem o estrago causados pelas chuvas.

Preocupante, também, é a situação dos moradores de algumas ruas do bairro da Pirâmide, que ganharam asfalto, porém, não possuem a estrutura necessária para escoar a água. Dessa forma, ela se acumula com forte correnteza e causa alagamentos.

Além dessas áreas, diversos pontos na MA-203 que também ficaram comprometidos e acumularam muita lama na principal via de acesso ao município. Na descida para a região do Pucal o problema é crítico, pois abriu-se uma cratera na rua que não é asfaltada e as chuvas deixaram algumas árvores na pista.

Procurado pelo blog, o secretário Udes Cruz Filho, titular da Secretaria de Comunicação e Assuntos Metropolitanos do município, falou sobre algumas intervenções realizadas no município, ainda em 2021, que amenizaram a situação até o momento.

“Desde o ano passado o prefeito Eudes Barros tem trabalhado para conter os problemas causados pelas fortes chuvas que atingem a Raposa, inclusive, algumas intervenções realizadas no bairro Vila Laci, ainda em 2021, amenizaram a situação até o momento. Mas a forte e demorada chuva de ontem acendeu o sinal de alerta em diversos pontos da cidade e recebi um determinação do prefeito para realizar, de forma imediata, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, um levantamento das áreas mais atingidas”, disse.

Segundo o secretário, por se tratar de um problema que está atingindo inúmeras áreas no município, o prefeito Eudes Barros buscará apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado das Cidades do Maranhão (SECID) e também da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), no sentido de solucionar o problema que está afligindo a população.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.