Antes de se preocupar com os opositores, Fred Campos precisa encarar seu maior adversário: a rejeição galopante

Uma pesquisa do Instituto Prever a qual o blog do Isaías Rocha teve acesso põe em xeque o favoritismo do empresário Fred Campos no município de Paço do Lumiar, na sucessão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), no próximo ano.

O levantamento mostra que Campos enfrenta um grande obstáculo: sua rejeição – espécie de “fantasma” capaz de transformar seu sonho num verdadeiro pesadelo.

De acordo com os números, o pré-candidato ocupa a segunda colocação entre os mais rejeitados com 12,5%. O índice dele só não é maior que o de Gilberto Aroso com 34,7 %.

Medo do pódio

Enquanto se preocupa em saber quem será seu adversário na disputa do ano que vem, Fred ignora seu maior oponente: a própria rejeição galopante. A situação só não é pior graças ao ex-prefeito Gilberto Aroso que é o campeão entre os mais rejeitados.

O problema, entretanto, é que uma possível saída de Aroso da disputa poderia levar Campos ao indesejável pódio entre os prováveis postulantes mais rejeitados.

Bateu no teto

O estudo do Prever pode indicar que Fred ‘bateu no teto’: hoje ele lidera entre 10,6 % (na espontânea) e 43,9% (na estimulada), mas é um índice considerado pífio para alguém que diz que é pré-candidato desde 2020 ou que realiza projetos de calçamentos de ruas no município há quatro anos.

Por esse motivo, alguns analistas acreditam que Fred teria “batido no teto”: enquanto cresce na rejeição, ele cai na intenção.  Para tentar afastar esse fantasma de perto, a estratégia do empresário é uma só: atacar potenciais oponentes para diminuir sua rejeição e ganhar a eleição.

Por outro lado, a estratégia dos oponentes também é a mesma: atacar Fred para manter sua rejeição alta e transformar seu sonho em pesadelo usando, principalmente, seu maior fantasma: a indesejável execração.

Desespero e esperança

Se a rejeição virou desespero para uns, para outros ela é sinônimo de esperança. É que teoricamente, quanto mais elevada é a rejeição, mais difícil fica para um candidato ampliar o seu eleitorado. E os menos rejeitados apresentam maior potencial de crescimento. Por isso, quem tem menor rejeição em Paço do Lumiar teria uma ampla possibilidade de crescer e ganhar a disputa eleitoral.

Dados da pesquisa

A apuração foi realizada com 454 eleitores luminenses nos dias 9 a 12 de março de 2023. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Além disso, cabe esclarecer que a amostra foi feita no terceiro mês deste ano, período em que o cenário estava totalmente diferente do atual. Por isso, é provável que os números atuais estejam totalmente diferentes daqueles que foram apurados na época do levantamento.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com