Alianças garantiram a Roberto Rocha crescimento de quatro pontos percentuais em 40 dias

O crescimento de quatro pontos percentuais do senador Roberto Rocha (PTB) na pesquisa Exata/O Imparcial divulgada na noite desta segunda-feira (13) está sendo considerado mais um sintoma de que o desespero do ex-governador Flávio Dino (PSB) está saindo do controle.

Antes mesmo da divulgação do levantamento, o petebista já vinha sendo alvo de ataques dos aliados do socialista na imprensa. O episódio seria uma tentativa de conter a deterioração do ex-governador que vê o favoritismo ameaçado pelo avanço do principal adversário na disputa.

Conforme já destacamos, em meio ao aumento da pobreza no Maranhão nos últimos sete anos e com o caos no transporte de ferryboat que vem prejudicando usuários — inclusive com a possibilidade da abertura de uma barulhenta CPI para investigar a atabalhoada intervenção em uma das empresas que desde 1987 administrava o serviço —, Flávio Dino começou a cair nas pesquisas de opinião para senador no estado.

Em maio, a Exata divulgou um levantamento em que apontava a liderança de Flávio Dino (PSB) com extrema folga e alcançando 58% das intenções de votos, seguido de Roberto Rocha (PTB) com 22%.

Já na pesquisa divulgada ontem, o ex-governador socialista perdeu quase 10 pontos e aparece com 51%, enquanto o senador petebista subiu quatro pontos e agora aparece com 26%.

Focar campanha política em ataques ao principal adversário do socialista é uma espécie de derrota antecipada. Demonstra que aliados do ex-governador não têm qualidade para enfrentar uma eleição de forma propositiva, colocando em evidência o projeto de mudança que defendiam, para que o eleitor escolha o melhor.

É humilhante, para quem quer ser senador do Maranhão, baixar a cabeça diante do marqueteiro e aceitar que suas propostas não servem para catapultá-lo nas pesquisas, e sim as críticas ao segundo colocado. Somando a isso, por exemplo, temos ainda os conhecidos problemas do estado – que foram piorados nos últimos sete anos – provocando uma deterioração de quem prometeu mudar isso, mas acabou piorando ainda mais.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.