Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Inteligente Consultoria e Serviços sobre a corrida eleitoral em Santa Helena ganhou holofote na imprensa maranhense hoje. Os dados apontam ‘liderança’ do candidato Josinaldo Moraes (União Brasil) com uma ampla ‘vantagem’ em relação ao adversário Joãozinho Pavão (MDB).
Mas, afinal, pode-se ou não confiar no que os números dizem? Sim! Diferente das palavras, os números não mentem! No entanto, para compreendê-los são necessários conhecer a metodologia e a tal margem de erro.
Exatamente por isso, nem tudo é tão obscuro ou vago no mundo das estatísticas. A verdade é que elas são fundamentais para a compreensão da realidade. O problema é interpretá-las corretamente.
Mas o que dizem os números do Inteligente Consultoria sobre a corrida eleitoral helenense? Eles dizem tudo!
A quase 20 dias das eleições municipais, a verdade é que Josinaldo e Joãozinho estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Santa Helena no limite da margem de erro de 5 pontos percentuais, segundo a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 13.
No cenário da pergunta espontânea, Josinaldo aparece com 39,32% de intenção de votos, porém, com os 5 pontos percentuais para menos da margem de erro, fica com 34,32% de preferência. Joãozinho que aparece com 30,47% de preferência dos entrevistados, com a margem de erro para mais, sobe para 35,47% e acaba superando o adversário, quando se leva em consideração a estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório do levantamento. Os indecisos somam 25,52%, enquanto os votos em branco e nulos totalizam 4,69%.
Claro que pode ocorrer ao contrário em relação a Josinaldo, mas optei em usar a metodologia para menos a seu favor e para mais a favor de Joãozinho para que as pessoas possam compreender algo quase que inexplicável: o candidato do MDB-15 lidera dentro da margem de erro com quase cinco pontos de diferença numa pesquisa que não foi contratada por ele. Ou seja, nessa ótica, temos exatamente a visão do cenário da disputa naquele município.
Metodologia
Contratada pela Rádio e TV Difusora, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-00259/2024. O instituto ouviu 384 eleitores, entre os dias 7 e 8 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 5% para mais ou para menos, bem como o nível de confiança estimado é de 95%.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com