O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez declarações contundentes nesta sexta-feira (19), enfatizando que a soberania brasileira está sendo atacada por uma articulação entre mercantilistas estrangeiros ligados às redes sociais e políticos extremistas do país.
Moraes afirmou que a Justiça brasileira não será abalada por esses ataques, reiterando o compromisso em defender a vontade do eleitor contra a manipulação do poder econômico nas redes sociais.
Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Museu da Democracia, fruto de um acordo entre o TSE e a Prefeitura do Rio de Janeiro, Moraes destacou a importância de combater o abuso do poder político e econômico, ressaltando que a democracia não pode ser comprometida por tais práticas.
Ele também elogiou a definição de democracia apresentada em um vídeo institucional veiculado durante o evento, que enfatiza a liberdade com responsabilidade e o respeito às regras.
As declarações de Moraes surgem em meio a acusações do empresário norte-americano Elon Musk, proprietário da rede social X, que tem criticado a atuação do ministro e ameaçado desobedecer decisões judiciais.
Além disso, Moraes foi alvo de um relatório do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que sugere censura em relação à suspensão de contas na rede social X.
No entanto, o ministro não comentou especificamente sobre essas alegações durante seu discurso.
O Museu da Democracia será sediado no prédio do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no centro do Rio de Janeiro, embora ainda não haja uma data definida para a inauguração, pois o edifício passará por intervenções.
Moraes destacou que o museu contará a história do combate da Justiça Eleitoral contra o abuso do poder político e econômico, que ameaçou a democracia brasileira em diversas ocasiões.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com