Atendendo solicitação do vereador Pavão Filho (PDT), a Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã de quinta-feira, 16, sessão solene em homenagem aos 180 anos de criação da Polícia Militar do Maranhão. Na oportunidade foram entregues 13 diplomas de Honra ao Mérito Simão Estácio da Silveira aos principais dirigentes da instituição em reconhecimento ao serviço prestado pela corporação à população.

O vereador Pavão Filho fez um histórico da Polícia Militar desde sua criação em 17 de junho de 1836, através da Lei Provincial nº 21, como o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, até os dias atuais onde desenvolve, com destemor, a difícil missão de garantir segurança aos cidadãos maranhenses.

O autor do requerimento, observou que a Polícia Militar do Maranhão tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Maranhão. “Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão”, enfatizou Pavão.

“Em nome deste parlamento prestamos essa homenagem à PM, uma instituição que faz parte do patrimônio do povo do Maranhão, por isso precisa ter equipamentos moderno e um contingente policial compatível com a comunidade. E nós acreditamos que o governador Flávio Dino vai continuar elevando este efetivo”, ressaltou o vereador diante de um público composto basicamente por militares.

Segundo Pavão, não passa de meia verdade o ditado popular que diz: “Polícia é como criança, quando está perto incomoda e quando tá longe faz falta”. Para o vereador só se sente incomodado com a presença da polícia quem anda fora da lei. “Nós reconhecemos o papel da PM por isso merece esta homenagem através dos seus representantes”, ressaltou o vereador.

RECONHECIMENTO DO TRABALHO – O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Gomes Pereira, agradeceu a homenagem e disse que a corporação se sente muito honrada com o reconhecimento do trabalho realizado pela força policial na defesa da sociedade.

Além do autor do requerimento, participaram da Mesa que conduziu os trabalhos da sessão os vereadores Francisco Chaquinha e Paulo Roberto, o Carioca, que também parabenizaram a corporação por mais um aniversário e pelo desempenho no combate a criminalidade. Carioca deu um depoimento onde afirmou que agora pode ir aos bairros da periferia porque sempre ver a presença da força policial.

 

Homenageados

Cel PM – José Frederico Gomes Pereira – Comandante da geral da PMMA

Cel. PM – Jorge Allen Guerra Luongo – Subcomandante geral da PMMA

Cel. PM – Carlos Augusto Castro Lopes – Subchefe do Estado Maior da PMMA

Cel. PM – Ismael Sousa Fonseca – Coordenador do Centro Tático Aéreo

Cel. PM – Antonio José Pinto – Diretor de Programas e projetos

Cel. PM – Antonio Roberto dos Santos Silva – Diretor de Ensino

Cel. PM – José Ribamar Lisboa de Sá – Diretor de Pessoal

Cel. PM – Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis – Comandante do Policiamento de Área Metropolitana

Cel. PM – ANTONIO Vieira de Aquino – Comandante d Policiamento de Área Metropolitana II

Cel. PM – Egídio Augusto do Amaral – Comandante do Policiamento de Área Metropolitana III

Ten. Cel. PM – Luís Manoel da Silva – Assistente do Comandante Geral

Cel. PM – Heron Santos – Diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança

Cel. PM – Marco Antonio Alves da Silva – ex-Comandante Geral

Cel. PM – Gonçalo Alves Sousa – Comandante do Policiamento do Interior da Polícia Militar do Maranhão.